Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 6:00 pm Assunto: Ficus benjamina |
|
|
Bom galera,
adquiri esse Ficus benjamina no início deste ano numa floricultura e com o tempo fui adquirindo conhecimento e percebi q a mesma possui muitos erros.
Como podem observar nas fotos abaixo, no lado direito do tronco (foto 1), a planta possui uma cicatriz muito feia, com a medeira meio podre, queria saber se posso raspar essa parte, visando formar uma concavidade?
Na foto 2, observem o que fizeram com a raiz de trás da plantinha para enfiá-la dentro vaso. Provavelmente não devia caber no vaso e simplesmente cortaram. Deixo assim como está, ou faço alguma coisa??
Outro problema, é que todos os galhos da minha planta partem do mesmo ponto. O q eu tinha pensado, era o estilo Hokidachi, visando um adensamento da copa para mascarar esse problema, tomando o galho do meio como principal, orientando-o para cima, visando uma triangulação e reduzindo os galhos laterais, aramando-os dando mais movimento. Não sei o que faço com os galhos de trás.
Espero a opinião de todos, qualquer sugestão e críticas serão bem vindas, assim como uma projeção dos artistas de plantão.
foto 1:
foto 2:
foto 3: lateral
foto 4: visão de cima
Valeu pessoal!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 2:53 pm Assunto: |
|
|
Sugestões!!! |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Set 14, 2007 3:03 pm Assunto: |
|
|
Usando a foto 2 como frente poderias fazer um alporque bem acima do calo e fazer um mame no estilo hokidashi(vassourinha) de copa bem compacta.
Assim esperaria sair nova brotacao na parte d baixo e pensaria dpois em outro estilo para a segunda arvore.
abs |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 8:06 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
a foto três tinha um ângulo melhor para a projeção, mas pode ser o contrário também.
Os galhos já estão aí, por isso não poderia ser difícil de fazer. Depois seria apenas trabalhar a profundidade e seguir com a planta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 16, 2007 2:52 pm Assunto: |
|
|
Ipzin,
obrigado pela sugestão, mas eu não estava pensando em fazer isso nela, mesmo assim valeu pelo toque!
Darkaso,
eu só não entendi uma coisa, os galhos q vc marcou em vermelho são os da projeção ou seria para eliminá-los??
E valeu pela idéia!!
abraços |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Set 16, 2007 6:56 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
são os usados na projeção. Basta aramar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 7:25 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
bom essa planta ficou sem cuidados por um loooongo tempo, e de lá pra cá não sofreu nenhuma intervenção, tampouco evoluiu como deveria ao passar mais de 4 anos.
No último final de semana resolvi intervir e mudei drasticamente a planta. No início ela estava sendo conduzida para um hokidashi e agora pretendo um moyogi sobre a pedra.
A planta antes de trabalhada:
By futricorsz at 2011-08-30
Após ser desfolhada e podada:
Plantada sobre a pedra:
Já com a terra, e ancorada:
Por favor opinem a vontade!!
Abraços |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 8:44 pm Assunto: |
|
|
isso ae, agora é sor ter paciencia com ela!!! Essa pedra, e algum tipo de pedra vulcânica? Pq tenho umas aki em casa e e meio parecida |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 9:31 pm Assunto: |
|
|
Fala Renan, como anda a capital secreta???
Essa pedra é um Laterito ferruginoso proveniente aqui da nossa região na zona costeira!! Bem abundante por sinal... |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Ago 30, 2011 9:49 pm Assunto: |
|
|
iaew rodrigo...
ficou SHOW composição, não sei se eu to chovendo no molhado mas, atenta pra planta não consumir a pedra toda, o legal é que fique facilmente notavel que tem uma pedra por baixo das raizes...
me esclare uma divida aew brother, é couraça lateritica ou Laterito ferruginoso
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
|