FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mini-estufa
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lucas___

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 6:42 pm    Assunto: Mini-estufa Responder com citação

Fiz duas mini-estufas com garrafas pet de 2 litros, com uma estaca cada uma (de uns 10 cm, com as folhas removidas). Estou preocupado porque as mini-estufas não acumulam gotículas na parte de cima, como deveria acontecer. Eu observei que ela não fica totalmente fechada (ao soprar pelo gargalo, sai um pouco de vento pela parte do encaixe). É assim mesmo ou fiz as estufas de maneira errada? E quanto as estacas, fiz bem em remover as folhas? E estou usando apenas areia lavada como substrato. Está certo?
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 8:53 pm    Assunto: estufa Responder com citação

Lucas,
você pode melhorar a vedação no encaixe com uma fita adesiva larga (daquelas de embrulho). Eu fiz também algumas estufas com estacas de jabuticaba e pitanga; umas eu deixei com algumas folhas e outras só a estaca "pelada". No substrato, usei apenas areia lavada...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 9:03 pm    Assunto: Responder com citação

Lobosque,

A estufa é feita para aumentar a temperatura e a umidade, condições ideais para o enraizamento. Não se preocupe se tiver alguns vazamentos de ar, mesmo assim, com certeza a temperatura interna estará mais elevada do que a exterior e a umidade também é maior e mesmo em menor grau, o efeito estufa está mantido.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lucas___

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 5:43 am    Assunto: Responder com citação

O.K. amigos, obrigado pela ajuda.
Edson, minhas estacas sao de pitanga e jabuticaba, pasme!

Abraço!
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Lucas,
eu tenho uma predileção especial pelas nativas brasileiras, sobretudo a jabuticaba. Independente do estilo que você vai adotar, o interessante é que uma muda de três anos já tem aspecto de árvore adulta. Alguém no fórum disse que obtém sucesso razoável com as estufas de garrafa PET, mas no caso das nossas estacas, a jabu e a pitanga devem demorar até 3 meses para enraizar. Vamos esperar e torcer...
Um abraço...
Edson.
Lucas___

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Tem alguma forma de saber se a estaca está pegando ou não?
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 12:36 am    Assunto: Responder com citação

Tem sim!!! Smile
Daqui alguns meses as raízes (se pegar) vão aparecer, tentando "sair" pela lateral e pelo fundo da garrafa!!!
Laughing Laughing
Entretanto, se logo aparecerem brotações, não quer dizer necessariamente que a planta pegou e está enraizando...
Abraço...
Edson.
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 10:50 am    Assunto: Responder com citação

Lucas, assim como você, estou aprendendo e também fiz algumas estufas, com pitanga, azaléa, pingo-de-ouro e outras com sementes de maçã e bergamota (aqui no RS, mexerica, etc em outros estados) e estou gostando bastante, até fiz menores, com garrafas de 600 ml, para mudas pequeninas de pitanga retiradas do meu terreno, achei que ficaram boas estou muito esperançoso pois minhas tentativas com estacas anteriores, sem estufa, foram literalmente por agua abaixo. O que mais posso te dizer, vamos ler muito e praticar, agora meu próximo passo é tentar a alporquia, vamos ver no que vai dar, um abraço e boa sorte...
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 1:17 pm    Assunto: Responder com citação

Quando a copa da estaca é maior que a garrafa pet, vc pode usar uma sacola plástica transparente, aquela de mercado usada para pegar frutas e legumes. e prender da mesma maneira no vaso.

Também funciona amarrar a sacola envolvendo somente a copa e dando um nó quando esta encontrar o tronco.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Nivorley
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Ola pessoal....
Tb estou tentando fazer mudar de ficus por esse metodo da estufa de garrafa pet... fiz algumas de ficus com galhos mais e menos grosso, com folhe e sem folha, .. ja tem mais de um mes, ainda nao vejo raizes, mas en dois deles apareceram brotacoes novas....
mas o que esta me intrigando é que apareceu como que um bolor em volta dos galhos, ai eu tive que abrir a garrafa por um dia até sair esse bolor.... isso prejudica a muda?? tem algum significado??
de seis que eu fiz acho que so duas vai dar certo.....
Lucas___

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

attilaokada escreveu:
Quando a copa da estaca é maior que a garrafa pet, vc pode usar uma sacola plástica transparente, aquela de mercado usada para pegar frutas e legumes. e prender da mesma maneira no vaso.

Também funciona amarrar a sacola envolvendo somente a copa e dando um nó quando esta encontrar o tronco.

eu costumo, de 3 em 3 dias, tirar o algodao da boca da garrafa e regar com um borrifador, no caso no saco plastico, como regaria? Ou esta rega eh desnecessaria?

Outra duvida: o algodao permite a troca de gases na estufa? Obrigado.
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 8:35 pm    Assunto: Responder com citação

pra borrifar agua é só retirar a sacola, borrifar e depois colocar a sacola de novo.

Não, acho que o algodão não possibilita trocas gasosas.
Não sei se trocas gasosas são tão importantes assim, pq praticamente todo o oxigênio que a planta filtra de dia é consumido a noite voltando a se tornar CO2...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
João Pedro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 4:12 pm    Assunto: Responder com citação

Eu utilizo garrafas PET para a estaqui há alguns anos. Sempre obtive excelentes resultados, até com espécies mais difíceis de enraizarem.

Utilizo uma mistura de chamote e casca de pinus, com a garafa completamente vedada, para isso corto ela ao meio, e na parte de cima faço 4 cortes em V e encaixo as duas partes, não sendo necessário vedar com fita, e mantenho a tampa.

Quando desejo fazer uma estaqui maior utilizo aquelas garrafas de 5 L de água, elas encaixam muito bem, mantendo a estfa bem vedada.

Alguns amigos já me disseram que tiveram problemas com fungo, mas nunca tive problema com eles...

Abraços
João Pedro Quintana
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alex Fabiano
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 25, 2008 9:49 am    Assunto: msg Responder com citação

Lucas, posta ai o resultado de suas estacas de Pitanga.....enraizaram ?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: