|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 4:04 pm Assunto: Chamote ou caco cerâmico |
|
|
Pessoal
Faz vários meses houve uma excelente discussão sobre cerâmica aqui no Fórum do Atelier, com a participação dos nossos grandes ceramistas, mas eu não consegui mais localizar o tópico. Encontrei vários tópicos sobre cerâmica, mas não aquele específico, que talvez tenha sido um dos que se perderam na última revisão.
Por isso, peço perdão se eu estiver sendo impertinente, mas gostaria de retomar a discussão.
Eu tenho muito respeito pelos nossos artistas ceramistas que fabricam as belezas de vasos que compõem nossos bonsai. Eles têm amplo conhecimento teórico e sólida experiência prática na arte da cerâmica. Mas eu não fiquei convencido de que seria impróprio ou inadequado identificar como “chamote” o material de cerâmica triturada que usamos para compor o substrato.
Pelo menos o documento deste endereço http://www.scielo.br/pdf/ce/v43n281-282/4841.pdf , de uma revista de Cerâmica, define que “Chamote é o rejeito de elementos cerâmicos moídos”. Existem pelo menos o tipo derivado de cerâmica vermelha e o tipo derivado de cerâmica refratária, em ambos os casos em várias diferentes granulometrias.
A utilização em produção cerâmica é obviamente diferente do uso em substrato de bonsai, mas o processo de obtenção é o mesmo: cerâmica triturada. Portanto, eu estou convencido de que é plenamente apropriado chamar o nosso “caco cerâmico” de chamote, pois a matéria prima é a mesma (rejeito cerâmico) e o processo de obtenção é o mesmo (cerâmica triturada).
Portanto, parece-me que não importa se a trituração é manual (a marteladas) ou industrial, pois o resultado é similar, de maneira que não encontro um motivo técnico para não usar na descrição da composição do substrato de bonsai o nome técnico do material: chamote.
Desta maneira, eu gostaria de saber se os nossos prezados ceramistas têm conhecimento de um motivo técnico para chamar de forma diferente o material usado em produção cerâmica e em substrato de bonsai. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 4:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira,
Pelo que eu entendi, depois de ler a descrição do estudo detalhadissimo no site que vc menciona, parece que a intenção de quem elaborou tal matéria é relevar a importancia do uso do chamote para a ceramica vermelha (que dá origem às telhas, tijolos e outros), confeccionados por um sem-numero de olarias espalhadas pelo país, de norte a sul, e que hoje, sem essa adição, resultam num material de baixa qualidade.
Termos uma palavra para designar um tipo de substrato para bonsai é algo interessante, a meu ver, independente de que a mesma palavra sirva para designar um subproduto proveniente de rejeitos de material ceramico ou não.
O pessoal de BH, particularmente o Fernando Magalhães, da Bonsai Morro Velho chama de "caqueira", aos fragmentos obtidos a partir da quebra/trituração de telhas vermelhas ou tijolos maciços. Outros, como eu mesmo, chamamos de "caco de telha", independente se é originado de telhas vermelhas ou de tijolos maciços.
Chamar a isso de Chamote, a meu ver, parece ser legal, pois designaria algo que estamos usando há bastante tempo, e que, dessa forma, tornaria facilmente compreensível para todos, quando qualquer forista fizesse referencia a isso, usando essa palavra. De imediato nossa mente associaria a palavra ao material, e dispensaria outras explicações.
Se é para votar, eu voto a favor de usar a palavra CHAMOTE, doravante, para designar, tambem, a "caqueira" ou o "caco de telha ou de tijolinho maciço", além da definição atualmente em uso, citada no estudo referido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 7:04 pm Assunto: Chamote |
|
|
O chamote é utilizado em cerâmica para aumentar a absorção e reduzir a perda de volume durante a secagem e queima. Isso confere as seguintes vantagens:
1) Facilita a secagem da peça (com menor redução de volume), diminuindo os riscos de rachaduras durante a secagem;
2) Permite queima a temperaturas mais altas, também com menor risco de rachaduras;
3) A queima a temperaturas mais altas aumenta a resistência da peça. O chamote refratário (branco) permite queima a uma temperatura ainda mais alta, de maneira que a peça se torna mais forte;
4) Diminui o peso da peça pronta, facilitando o manuseio;
5) Outras possíveis razões, que eu gostaria de conhecer.
Tudo isso é importantíssimo para produzir cerâmica de qualidade, como as que os nossos amigos ceramistas de vasos de bonsai produzem, para nossa alegria. Reconheço tudo isso (e muito mais), mas não encontrei nenhum motivo técnico para diferenciar o chamote vermelho, usado em cerâmica, do material produzido com a mesma matéria prima e pelo mesmo processo, mas para ser utilizado em substrato de bonsai. Inclusive, verifiquei que este mesmo material produzido com cacos de tijolos e telhas (devidamente peneirado) pode ser utilizado como chamote vermelho para produção de cerâmica vermelha de boa qualidade (com queima em temperatura inferior e resistência inferior à da cerâmica refratária).
Portanto, até o momento não encontrei motivo técnico para não usar o nome chamote para o mesmo material (cerâmica vermelha triturada), somente porque teria um uso diferente, no substrato de bonsai. Por isso, se não houver uma razão técnica, acho que o nome chamote pode e deve ser utilizado para o componente do substrato. Um nome identifica melhor o produto do que qualquer descrição, por melhor que ela seja.
Aguardemos que outros colegas, principalmente os ceramistas, possam emitir suas opiniões técnicas, para que a confusão de nomenclatura seja resolvida. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 21, 2007 4:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira,
Para ter a opinião dos ceramistas, creio que vc terá que enviar um email para eles. O Sami, se não me engano, mudou-se há algum tempo, e creio que onde está atualmente não possui PC, talvez nem esteja mais acessando os foruns, pois desde o evento no Dom Mario não vi mais nada dele.
O Sergio Onodera, só via email mesmo. Encontramos com ele no Atelier, e ele à época disse que estaria meio desligado do forum, então tem que correr atras desse amigo por fora.
O Jorge Ribas tá ativo na ceramica, vez ou outra troco umas fichas com ele via MSN. Melhor tambem enviar email, ou então fazer uma ligação telefonica convocando o dito, para dar uns pitacos por aqui. Talvez possamos contata-lo via forum da Nipon, pois ele fechou com essa empresa, e pode estar participando do forum lá, não sei.
Creio que haja outros ceramistas que possam vir a contribuir com seus conhecimentos, mas não me recordo de nenhum, no momento, que estejam cadastrados aqui.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:17 pm Assunto: Paciência |
|
|
Nicky
Vamos esperar que nossos colegas ceramistas possam opinar.
Por enquanto posso lembrar que a palavra chamote consta no dicionário se referindo apenas ao pó de cerâmica refratária de alta temperatura, constituído de silicatos e alumina.
Mas a palavra não é utilizada somente neste sentido do dicionário. Também é utilizada para se referir à cerâmica vermelha triturada, usada para fazer mais cerâmica vermelha, como descrito no trabalho científico que eu citei no post.
Em ambos os casos, branca ou vermelha, existem diferentes gramaturas, desde um pó muito fino até uma bem granulada. Portanto, isso não é importante para diferenciar.
Eu mesmo já peneirei um pouco de chamote vermelho e utilizei a parte fina na cerâmica vermelha e a parte grossa separei para usar no substrato de bonsai.
Portanto, eu não vejo problema nenhum em usar o mesmo nome, já que se trata do mesmo produto. Só temos que manter em mente que existe mais de um tipo de chamote, o branco (refratário de alta temperatura) e o vermelho (de baixa temperatura).
Mas vamos esperar pacientemente, para ver se apenas eu e você concordarmos em utilizar a palavra chamote com este sentido, ou se mais colegas concordam com nosso raciocínio. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 6:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bem, Ferreira, acordes eu e voce, ou não, o negócio é começarmos a rotular o substrato usado em bonsai, obtido da quebra de telha ou tijolo, com o nome de chamote, doravante.
Creio que a discussão é oportuna e válida. Como outra, essa iniciada há tempos pelo Fabio Antakly: o uso correto da palavra aramagem, ao invés da palavra aramação, pois esta última não costa em nenhum dicionário da lingua portuguesa brasileira.
Mesmo que muitos saibam disso, continuamos a grafar erroneamente a esse trabalho. Ao invés de escrever ou dizer aramagem, dizemos aramação. Vamos, ao lado do nome chamote, insistir no uso correto e vernacular do termo apropriado, quer para um, quer para outro. É uma forma de irmos padronizando os termos brasileiros, que futuramente irão compor um dicionário de bonsai brasileiro.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Jorge Ribas
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 8:05 pm Assunto: |
|
|
Caro Ferreira
Realmente se denomina chamote o resultado da trituração de resíduos cerâmicos. A diferença entre o material industrial e o utilizado como substrato seria a porosidade e a granulação. O chamote usado em cerâmica, principalmente em pisos e peças sanitárias, é feito de cerâmica queimada a temperatura mais alta que a peça a ser fabricada, sendo assim estável até o pico de temperatura. Por isso é muito pouco poroso e retém pouca água e adubos.
Sobre a granulometria, o chamote industrial é bem fino. Mesmo o de grão maior tem a aparência de areia (malha 30 a 50), mas normalmente se usa malha 100 a 200, que parece com talco de neném. Se usado dessa forma como componente de substrato iria dificultar a drenagem.
Mas seriam basicamente a mesma coisa. Usar o mesmo termo seria, a meu ver uma questão de o nome "pegar" ! _________________ Jorge Ribas
http://www.jorgeribas.com |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 8:24 pm Assunto: Chamote |
|
|
Caro Ribas
Obrigado por sua mensagem, muito esclarecedora e encorajadora. Talvez depois de sua mensagem outros colegas sintam-se mais à vontade para opinar.
Caro Nicky
Agora, como sugeriu o Ribas, é questão de que nós resolvamos adotar o nome chamote e torná-lo comum.
Para encorajar, afirmo que faz mais de 2 anos que eu uso 50% de chamote com granulometria de 2 - 5 mm no substrato e por todo este tempo ele continua intacto, sem sofrer degradação nem compactar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 12:36 am Assunto: |
|
|
Amigo Ferreira,
eu sempre fiquei com dúvidas em usar a palavra chamote...
mas agora, com tudo que foi relatado, não vejo por que não designar assim nosso composto cerâmico do substrato!
Eu também uso + ou - 50% de CHAMOTE com granulometria de 2 - 5 mm no substrato
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|