FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Seria um pré-mame? - opiniões
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcos menino

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 12:30 pm    Assunto: Seria um pré-mame? - opiniões Responder com citação

Olá a todos, primeiramente quero pedir desculpas pela qualidade das fotos, minha máquina "pifou" e fotografei com celular e com a minha ansiedade não fotografei o "antes" da planta, para terem uma idéia ela tinha dois galhos maiores para lados opostos e uma copa circular bem cheia, eliminei o galho mais grosso e trabalhei o mais fino dando movimento e elininado os "galhinhos" a mais, é a primeira dessa espécie que trabalho e a primeira desse tamanho, tem mais ou menos 16 cm de altura. Abçs´

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 12:43 pm    Assunto: Shohin Responder com citação

Marcos

Com 16 cm de altura o seu Junipero é um pré-shohin bonsai. Gostei da sua estilização inicial, pois ficou bastante harmônica. Futuramente, pode dar mais movimento também aos galhos.

O 2o. galho da direita (mais grosso e aramado), tem ou não tem folhagem?

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marcos menino

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira, o galho mencionado foi o que eliminei e deixei uma parte e fiz um jin (descasquei a parte que ficou, é esse o nome?).
Obrigado pela mensagem. Abç

Editado pela última vez por marcos menino em Ter Set 18, 2007 3:51 pm; num total de 2 vezes
BAIORS
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos uma bela planta comseu desenvolvimento logo tera um exemplar unico e exelente o que me entriga e qual substrato vc usou na su planta?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
marcos menino

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Fabio, obrigado pela mensagem, o substrato utilizado comprei pronto na Bonsai Okuda/Clube do Bonsai (SP-Capital), aparentemente composto por pedrisco, terra granulada e carvão vegetal triturado, não sei as proporções. Abçs
marcos menino

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 4:02 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira vc havia me perguntado sobre o 2º galho a direita e em mensagem anterior respondi, erroneamente, que nele foi feito "shohin" o que eu queria ter dito era "jin".
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 18, 2007 5:10 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Uma boa planta e um bom trabalho. Para ficar ainda melhor, deveria aramar adequadamente os galhos, todos os que manteve, mudando sua posição. Eles estão mostrando as aciculas lateralmente, quando deveriam estar mostrando como se fossem palmas da sua mão. Shocked

Não entendi a razão desse arame fino subindo desde a base pelo caule, nem o motivo desse mesmo arame ter ficado tão solto nesse galho da direita, que não tem movimento sinuoso nenhum. Ao trabalharmos uma planta, se dermos um movimento sinuoso ao caule, os galhos deverão acompanhar esse mesmo movimento, para harmonizar toda a planta. Shocked

Como a sua planta, aparentemente, está com a altura definitiva, poderia vc tê-la plantado em um vasinho de treinamento, menor que o recipiente em que está. A próxima fase, agora, é de educação dos galhos então isso não iria atrapalhar, além de dar mais brilho para seu trabalho. Very Happy

Mantenha, então, esse arame grosso, retire os outros e faça uma nova aramagem, conduzindo os galhos da maneira correta, harmonizando seus movimentos com o do caule, e aí sim, vc terá em mãos um trabalho bem mais relevante que o atual. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marcos menino

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 4:13 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, obrigado pelas dicas. Aramei alguns galhos, trazeiro e os da direita, não fiz nada nos outros pois acho que estão muito finos e fiquei com medo de quebrá-los. Me desculpe mas não sei o que são aciculas, poderia me dizer? Poderia ser mais específico quanto "deveriam estar mostrando como se fossem palmas da sua mão"?

Não tenho muita intimidade, ainda, com os arames, estou no constante aprendizado, o arame que sobe no caule é o mesmo que está meio solto no 1º galho da direita, foi uma forma de fixá-lo melhor (está errado?), esse mesmo galho era bem para frente então tive que virá-lo para o lado e quase o perdi e como ele já estava um pouco enfraquecido achei melhor não mexer mais nele por enquanto, assim que tiver em situação melhor vou tentar melhora-lo e, também, os outros.

Pretendo deixá-lo nesse recipiente para ganhar mais corpo e assim obter uma melhora no visual, acho que com um pouco de paciência terei um bom exemplar, o que vc acha?

Mais uma vez obrigado pelas suas considerações. Abçs
marcos menino

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

Apenas uma correção nas informações passadas anteriormente, essa planta tem + ou - 12 cm de altura e não 16 cm como informei anteriormente. Abçs
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: