|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Set 20, 2007 11:34 pm Assunto: |
|
|
A especie eu não sei Gustavo , e conhecida aqui em SC tambem como Maricá
Joel |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Set 20, 2007 11:39 pm Assunto: |
|
|
Valeu Joel, vou dar uma pesquisada por esses nomes então pra ver o que acho. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 9:54 pm Assunto: |
|
|
Oi Joel,
concordo com a observação do Gustavo...
a "barriguinha" que forma no meio do tronco será sempre um incomôdo visual, contrariando o bom afunilamento que buscamos, não é mesmo!!!???
Eu acho que você deveria deixar o galho da esquerda, e fazer jin ou retirar o da direita, aliviando na parte mais grossa.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 21, 2007 10:39 pm Assunto: |
|
|
Alexandre,
foi essa "barriguinha" mesmo que me incomodou um pouco. Entre as duas linhas vermelhas, à direita. Será que não dá pra removê-la sem tirar os galhos que estão acima dela? Ou isso interromperia a distribuição de seiva para esses galhos?
Abraços. |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:22 am Assunto: |
|
|
Joel,
achei aqui na net o nome dessa espécie como sendo Mimosa bimucronata, embora não tenha achado fotos dela.
Abraços,
Gustavo. |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 6:13 pm Assunto: |
|
|
Joel,
Estava dando um tempo do trabalho e como o photoshop estava aberto resolvi fazer uma projeção dessa sua árvore. Desculpem-me pela qualidade da projeção, porque além de ter sido feita bem rápida, é a minha primeira, por isso acho que ficou tão tosca. Mas acredito que dê pra entender mesmo assim.
http://farm2.static.flickr.com/1433/1439776368_ee1a19cc15.jpg?v=0
O que fiz foi tirar aqueles galhos da direita, que criavam aquela "barriga" no tronco, naquele tronco acima deles, mais comprido, fiz um jin, e abaixo dele, pegando a área onde antes estavam os galhos retirados, um shari (é esse o nome?). Os galhos da esquerda e diretia deixei como estavam (embora agora vendo melhor o 1º galho me parece meio grosso). O galho central "deixei crescer" um pouco, puxando levemente p/ a esquerda. Essa folhagemq se vê mais à direita "deixei brotar" ali, na parte traseira do tronco e dei uma leve puxada para o lado direito, para dar mais equilíbrio ao conjunto.
Sei que devem ter problemas nesse projeto, mas resolvi postá-lo pois como sou iniciante, gostaria de saber quais são.
Abraços,
Gustavo Oliveira. |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 6:15 pm Assunto: |
|
|
Tentando de novo...
[img]http://www.flickr.com/photos/14094030@N05/1439776368/[/img] |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 6:16 pm Assunto: |
|
|
Não estou conseguindo pôr a imagem... Alguém pode me ajudar? |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 8:00 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Gustavo , ainda temos alguns anos para definir melhor esta planta , abraços
Joel
A tua projeção
Tem que copiar ate o .jpg |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 25, 2007 8:36 pm Assunto: |
|
|
Valeu Joel! |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 11:25 pm Assunto: |
|
|
GustavoO escreveu: | Alexandre,
foi essa "barriguinha" mesmo que me incomodou um pouco. Entre as duas linhas vermelhas, à direita. Será que não dá pra removê-la sem tirar os galhos que estão acima dela? Ou isso interromperia a distribuição de seiva para esses galhos? |
Gustavo,
seu projeto ficou bem parecido com minha sugestão... mas realmente deixar o galho da direita comprometeria a passagem de seiva, além de não ficar muito natural um galho saindo do meio de um shari, não é mesmo?
Pelo seu desenho, acredito que uma árvore um pouco mais alta poderia ficar melhor, posicionando novos galhos a direita (logo acima do shari).
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 11:35 am Assunto: |
|
|
Alexandre,
Depois que tinha terminado também achei que alguma coisa não estava muito legal ali, e realmente tomei o seu como base. Fiz a projeção meio que como um exercício e postei só para ouvir mesmo as correções e observações dos colegas mais experientes, pois acho que é assim que se aprende muita coisa, que se passa a ver coisas que passavam desapercebidas, por ainda não se ter o olho treinado para ver essas incorreções.
Quanto ao galho da direita, minha idéia na verdade seria ele sair por trás da galho, não do meio do shari. Você acha que ainda assim fica uma coisa muito "não natural"? E quanto à altura, concordo com você que a árvore poderia ser mais alta, embora eu goste de bonsais que tendam a ter a largura igual ou maior do que a altura. Acho que isso dá uma idéia maior de árvore velha.
Abraços a todos! |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 8:33 pm Assunto: |
|
|
Joel, darei uma opinião que nem sei será possível porque n temos muitas fotos no qual irei me referir, mas vc poderá tomar com uma opção diferente...
Se usasse como frente a parte de trás da planta, seguindo a frente proposta como esta de agora, eu podaria todos os galhos menos o principal que faz uma excelente curva para um moyogi de responsa, e o tronco que no caso seria o da esq. (o menor) fazendo daí um sokan, tronco duplo.
Os galhos grossos sairiam todos e desceria uma copa acima da última curva do galho maior, que faria um negativo até o tronco menor, que teria uma copa separada, será q estou sendo claro?
A parte que tem a barriga, afinilaria até embaixo, num enorme shari, sem jin, ajeitando assim a conicidade desejadae esperava uma brotação por trás deste shari, para fazer um galho na saída da curva que ficará muito vazia, fazendo daí o 2o negativo ou vazio, finalizando então em 3 copas distintas que se completam em triangulação.
Amigo, me perdoa mas n sei fazer projeções, se algum santo quiser tentar fazê-lo, eu agradeceria, tem uma fota da parte proposta como traseira no momento do yamadori.
Desculpe se radicalizei no "diferente", mas algo assim às vezes é bom para olharmos por outro ângulo e vermos as mais variadas formas que sua planta poderá tomar, que por sinal, excelente material, parabéns.
Caso n tenha entendido alguma coisa, n se acanhe em perguntar, até eu n sei se poderei te explicar...hehe
Vc já tem bastante idéias bacanas à serem postas em prática, só acho q em 1o lugar vc deve deixar acabar todas as sugestões para pôr a mão na massa, senão pode se arrepender de tirar um galho que levou muito tempo para se formar e depois notar q seria necessário.
Acho mesmo q vc deveria deixar ela se recompor para depois de um tempo mexer nesta planta, mas quem sou eu...é só minha opinião, mas stress do yamadori, mais todas estas podas radicais...ainda bem q ela é muito forte!
Grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|