Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gilbertofsa
Registrado: 02/07/07 Mensagens: 49 Localização: Feira de Santana-BA
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 2:14 pm Assunto: Fracasso e recomeço |
|
|
Ola a todos foristas. Tentei começar na arte do bonsai através da confecção de estacas de ficus. O resultado foi um desastre. Perdi quase todas, com excessão de uma que coloquei na terra, só por colocar e foi esta que esta viva até hoje. O motivo das outras estacas não darem certo, acredito que excesso de umidade. Vou dexiar a estaca que ficou na terra e ter paciência para ver no que vai dar. Não me desanimei e acabei coletando umas mudas ao lado da minha casa em construção. A árvore mãe ficava no terreno de uma escola e foi cortada e jogada neste terreno baldio. Peguei umas mudas nascidas de sementes, estas foram devoras pelas malditas formigas cortadeiras, sendo que já dei um jeito nelas:
E estas eu coletei ontem pensei que eram também de sementes e estavam bem exuberantes, mas eram de um toco ou pedaço da raiz:
Gostaria de saber se alguém consegue identificar a espécie. Agradeço aos companheiros
Gilberto |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 2:23 pm Assunto: |
|
|
caro amigo tambem tenho algumas mudas desa tal planta porem não sei seu nome mas tem bastante semelhança com um flanboian |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 6:15 pm Assunto: |
|
|
Vou dar umabusca para ver se é realmente um flamboian. Mas valeu pela luz. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 8:57 pm Assunto: |
|
|
a folha lembra o flamboyant mesmo, mas fechadas como estão não dá para ter certeza.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 58 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 9:24 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
pelo tamanho das folas parece que é mini-flamboyant. É muito parecida, inclusive as flores, mas o porte é bem menor...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 10:52 pm Assunto: |
|
|
Posso estar falando besteira, mas não pode ser uma caesalpinia qualquer? As folhas lembram as do pau-brasil, embora o caule com certeza não.
Bom, de qualquer forma, isso é muito mais uma dúvida de um iniciante achando que sabe alguma coisa (rs) do que uma afirmação...
Abraços! |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Sex Set 14, 2007 1:05 pm Assunto: |
|
|
Eu ainda vou ficar na escolha do flamboiant. Dei uma olhada e se encaixa mas para ele. |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 4:14 pm Assunto: |
|
|
Gilberto,
Acabei de ver umas mudas de flamboiant na rua. estão brotando num canteiro, embaixo de um flamboiant enorme. Provavelmente acabaram de nascer por alguma semente caída da tal árvore. Quase tirei da terra uma pra mim (rs), pena que não tenho mais espaço...
Bom, depois de ver as tais mudas, acho que as suas se parecem bastante com flamboiant mesmo.
Abraços. |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Sex Set 14, 2007 10:39 pm Assunto: |
|
|
Eu já tenho 5 mudas aqui. E tem mais umas 5 lá no terreno. E esta me dando um coceira danada para pega-las. |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 11:03 am Assunto: |
|
|
Gilberto, assim como você, comecei me dando mal, comprei dos bonsais de mercado que morreram, minha pressa acho que foi a causa, muita agua, muito sol sei lá....minhas primeiras experiências com estacas também foram desastrosas, perdi todas, nem na terra eu consegui, mas agora a coisa ta andando, li bastante, imprimi muita e meti a mão na massa(terra...hehehe), só sei que agora estou com um bonsai de jabuticaba comprado que to conseguindo manter bem, já quero até poda-lo, comprei um ficus e vou fazer a poda e transplante e tbm estou fazendo vários experimentos de estacas com estufa, de azaléa, pitanga, pingo-de-ouro e sementes de maçã e bergamota(mexerica, etc...), só sei que não dá para desanimar no início, não é muito fácil mas também não é impossível. Um abraço e boa sorte! _________________ Alexander |
|
|
 |
adriano paes 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Set 23, 2007 11:15 pm Assunto: |
|
|
é da familia das leguminosas, porem acho q nao seja um Flanboyant......
Tbm tenho 2 mudas coletadas parecidas com essa e uma caracteristica engraça é q suas folhas se fecham no entardecer.....
No lugar q colotei tinha outras arvores parecidas de uns 4 a 5 metros de altura.... _________________ "Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar." |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 12:27 pm Assunto: |
|
|
Adriano,
uma das árvores que é bastante utilizada para bonsai e que tem folhas que se fecham à noite é a caliandra. Acho que a espécie mais utilizada é a Caliandra selloi. O nome popular é Esponjinha. Ela tem flores rosas ou vermelhas, que parecem uns pompons e acho que florescem mais ou menos nessa época do ano. Pelo menos eu tenho visto bastante delas com flores por aqui.
Abraços,
Gustavo. |
|
|
 |
gilbertofsa
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 9:14 pm Assunto: |
|
|
Adriano acredito que seja flamboyant sim. e as minhas realmente fecham no entardecer, mas também durante o dia não observei ainda mas depende da temperatura. |
|
|
 |
|