|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 2:26 pm Assunto: Outono ou...algo mais |
|
|
Olá a todos
Aconteceu-me um facto estranho esta semana...
Em 3 dias aproximadamente, os Carvalhos brancos e vermelhos secaram as folhas todas (parecia Palha ), repetindo-se o mesmo quadro na Macieira,...o Ulmeiro não secaram as folhas da mesma forma, mas no mesmo periodo amarelou bastante, como se do Outono se tratasse...nunca me aconteceu tão rápido, aliás todos eles se vão modificando cromáticamente ao longo do Outono e não num curto espaço de tempo.
Como foi uma semana de grandes trovadas por aqui, será que de alguma forma este quadro, que se me apresenta poderá por estas...talvez valores mais elevados de electricidade estática no ar... poderá?
É esquisito, porque tenho mais caducas, entre eles os Aceres que costumam ser os primeiros a descartar a folhagem...
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 2:31 pm Assunto: |
|
|
Oi Castro, que coisa incrível amigo?? Nem imagino o q possa ser, se fosse em alguma especificamente, eu até poderia tentar, mas em todas juntas, pode ser algum tipo de greve!
grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 3:17 pm Assunto: |
|
|
pode ser algum tipo de greve
Realmente estranho amigo Castro em todas juntas desse jeito...
Grande abraço  _________________
 |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 7:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Fabiano e Alberto
É verdade...é uma coisa esquisita,
No mesmo escorredor existem 3 ou 4 espécies diferentes de Quercus e apenas nestas duas espécies isto aconteceu... por isso, me parece tão estranho...depois tem a macieira e o ulmeiro com um comportamento anormal, em relação aos anos anteriores.
Já coloquei no forum da Luso, para saber se foi um caso isolado..pode haver pessoal que lhes tenha acontecido algo semelhante.
Ou então é Greve, felizmente esta, não tem grande percentagem de adesão
Vou aguardar
Abraços
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:22 pm Assunto: Evolução |
|
|
Castro
Eu não voto em estática, nem em greve. Eu voto em bons relógios biológicos, selecionados durante milhões de anos para responder ao sinais ambientais corretos da mudança de tempo das estações. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 11:13 am Assunto: |
|
|
Fala Ferreira, rapaz vc me enrolou todo, o q vc quer dizer com isto? Que as mudanças climáticas são responsáveis por este tipo de acontecimento? O que eu n entendo é q tem várias plantas e este ataque parece ser seletivo, n importando espécie, pois ataca algumas de várias de mesma espécie...complicado, realmente acho que chegará uma época em que não entenderemos mais nada pelo fato das bases no qual estudamos estão se transformando, e mudando a estrutura, no que nos afirmaremos??
Tomara que seja realmente greve de pouca adesão!
Grande abraço meus amigos,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 8:13 pm Assunto: |
|
|
Fabiano
Desculpe-me, mas talvez eu tenha feito confusão. Eu havia entendido da mensagem do Castro que se tratava de mudança outonal, por isso dei aquela resposta.
Temos muito aqui em Recife a castanheira Terminalia catapa, inclusive em frente ao meu trabalho. Algumas estão totalmente sem folhas, como se estivessem no outono, enquanto outras estão cheias de folhas bem verdes, como no inverno. É a algo desse tipo que eu me refiro como "diferenças de relógio biológico", já que a única coisa diferente é a genética de cada exemplar.
Mas agora, depois de sua pergunta, e revendo as mensagens, talvez o Castro não estivesse falando de estações, mas de um ataque letal de alguma praga. Seria isso? _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 8:25 pm Assunto: |
|
|
Oi amigão, na verdade acho que este é o ponto!
É uma certa dúvida pelo fato da coisa ter acontecido parcial e com plantas diferentes, é estranho não? Mas a particularidade entre plantas de mesma espécie pode ser a culpada do fato, o que intriga é quem outras espécies acontecendo o mesmo...complicado mas o tempo há de mostrar e resolver, se Deus quiser...hehe
Grande abraço, e assim vou aprendendo, obrigado,
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|