Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 6:24 pm Assunto: Transplante x Adubação |
|
|
Prezados amigos Foristas, pelas matérias e artigos que venho lendo, creio que a razão pra não adubar as plantas após um transplante seria que o adubo poderia queimar as novas raízes... Não é isso???
Mas e se nós usássemos um Adubo Foliar como o BioFert Plus??? Haveria algum problema???
Abraços e desde já grato pelas respostas!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sex Set 21, 2007 8:27 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo após todo transplante que faço depois de deixar as
as raízes de imersas na água com Biofert Raíz molho todo o substrato
com o mesmo.
Agora estou testando borrifar ele nas plantas nas primeira semana depois
do transplante,faço a diluição na metade indicada no rótulo,minhas plantas estão reagindo até bem.
Grande abraço  _________________
 |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 21, 2007 8:50 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Alberto, amigos foristas...
Após os transplantes também tenho usado o BioFert Raiz regando o solo, borrifando as folhas e tenho obtido excelentes resultados, mas eu gostaria de saber se poderíamos logo após o Transplante usar o BioFert Plus (Adubo FOLIAR), tendo em vista que o produto não será regado no sustrato e sim pulverizado nas folhas.
Um Grande Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 7:11 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
após o transplante não se faz a adubação porque ele ode queimar o local onde foi feita a poda e não nascer outras ramificações, e como você mesmo colocou, para não queimar as novas que saírem. O risco do erro na dose é grande e por isso não recomendado.
Quanto ao foliar, em princípio não seria problema, mas também não tem grande necessidade. Nesse momento a planta irá diminuir seu crescimento por ter sofrido uma intervenção, se ela estará fazendo uma diminuição das atividades metabólicas não creio que o adubo faria efeito.
Ainda mais grave, caso faça efeito, pode até fazer uma força para a planta crescer no momento em que está debilitada e dividar a força que ela precisa para recuperar, podendo ser prejudicial. Mas estou apenas especulando nesse sentido.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
adriano paes 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 7:45 pm Assunto: |
|
|
Tenho minhas duvidas em relaçao ao adubo foliar....
Conversando com um agronomo q foi meu professor, ele disse q o estomatos das plantas sao muito pequenos e por isso os nutrientes nao entram....
Alem do que os estomatos nao foram feitos pra isso...... _________________ "Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar." |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 7:54 pm Assunto: |
|
|
Adriano,
também já ouvi isto, mas o uso do adubo continua, eu acho ser desnecessário também.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 9:36 pm Assunto: Estômatos |
|
|
Pessoal
Durante minhas aulas de botânica nunca vi nenhuma informação sobre absorção de nutrientes via estômatos. Mas o sucesso da adubação foliar me faz acreditar que ela funciona, embora eu pense que isso ocorra de outra forma: o adubo termina de alguma maneira caindo no substrato e sendo absorvido pelas raízes. Portanto, funciona! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 22, 2007 10:53 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelos esclarecimentos pessoal...
Então será que se usarmos um adubo Foliar regando o solo obteríamos bons resultados???
Um Grande Abraço a Todos!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Set 23, 2007 6:02 pm Assunto: |
|
|
Sem dúvida, Rodrigo! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Seg Set 24, 2007 9:19 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Eu também já ouvi falar que as folhas não absorvem, mas também tenho tido bons resultados, eu apliquei por muito tempo via raiz e não notei diferença no resultado. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 24, 2007 7:00 pm Assunto: |
|
|
Bom, então seguindo o conselho dos amigos vou esperar as plantas completarem o período de "resguardo" pois estava pensando apenas em acelerar o crescimento e esqueci que a mesma precisa de um período de regeneração.
Grato a todos pelas dicas e um Grande Abraço!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
|