FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

cotoneaster 1
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 22, 2007 9:52 pm    Assunto: cotoneaster 1 Responder com citação

Amigos foristas,

este eu comprei umas três semanas atrás. não tive dúvida ao vê-lo e já imaginei o futuro han-kengai que dará.
Bruto ainda

lavagem das raízes para tirar o subsrato péssimo que vem

Poda de raízes para cabe no escorredor

No escoredor

Aramado após a poda para dar algum movimento, bem pouco foi coseguido

Plantei no escorredor com areia apenas para recuperação rápida das raízes. Depois de duas semanas já começaram os brotos. Como saíram apenas na parte mais grossa coloquei o escorredor em uma bacia/mamadeira com uma inclinação em que a ponta fica para cima. Com isso após uma semana já iniciou brotação na parte fina.

Ainda não dicidi a frente, vou tirar fotos com mais detalhes depois e posto.

T+
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 12:48 am    Assunto: Responder com citação

Por favor, me explica melhor este negócio de inclinação que eu ainda não entendi. Quer dizer que se a ponta ficar virada para baixo ela terá dificuldade de brotação?

Vc põe o escorredor em cima da mamadeira ou enterra ele um pouco?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 6:00 pm    Assunto: Solução Responder com citação

Darkaso

Eu achei excelente o Cotoneaster 2, mas a menos que eu esteja enganado, este Cotoneaster 1 me parece ter dois problemas para resolver antes de modelar: a conicidade invertida da base e o grande alargamento na curva. Os dois podem ser resolvidos com uma alporquia na base da parte mais larga, que permitiria inclusive manter o estilo han-kengai escolhido.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 6:48 pm    Assunto: Bela aquisição Responder com citação

Parabens Dark pela planta certamente ´será uma lindo bonsai. O que mais me deixou feliz foi ver voce usar fio encapado para aramação, pensei que somente nos iniciantes fazia isto, tinha ate vergonha de mostrar minha plantas aramadas assim.

Caro Attila, acho que posso te ajudar, quando o Dark falou que plantou inclinada, ele disse que colocou sua planta com a ponta dela pra o alto, criando assim uma ápuce. Assim, "enganou" a natureza que tem tendencia de soltar os brotos mais no alto d arvore. Acho que foi isto.

Dark, caso realize o Bonsai 2008, seria um imenso prazer contar com sua presença aqui em Ribeirão.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 7:52 pm    Assunto: Responder com citação

Attila,

é bem como o Edmílson colocou. Tem que fazer os hormônios chegarem à ponta baixa que tende a secar se ficar pra baixo sempre. Para ilustrar a foto que eu tirei na hora que fiz a incilicação. A brotação já está bem adiantada em relação ao que está na foto, que era nenhuma.

Sempre que preciso desenvolver ápice em estilo kengai ou han-kengai e melhorar a direção dos galhos em varrido pelo vento inclino o vaso.

T+
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

estou pensando em manter a inclinação como na foto abaixo. Não plantei inclinado de cara por conta das ra[izes não ficarem bem acomodadas no escorredor. Só isto já ajuda a disfarçar um pouco o joelho que forma ali. O negóicio é que esta curva foi um atrativo para comprá-la. mas em ângulo com o ápice baixo para a direita fica agressivo, mas para o lado esquerdo fica bem menos.

Como ainda está tudo na fase inicial, acho que a sua colocação foi muito pertinente. Valeu pelo auxílio que me mostra outra visão.

T+
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

a possibilidade que eu tinha imaginado antes das sugestões.

Ainda tenho que decidir muita coisa aí. Vai dar trabalho. Mas o resultado vai compensar.

Edmílson,

obrigado pelos comentários e elogio, já não é de hoje que gostaria de ir ao bonsai, desde o 2006. Seria um prazer maior ainda para mim.

T+
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 5:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dark, meu chapa, vc encontrou um filão de cotoneaster, foi? Laughing Laughing

Ótima planta, essa. Quero crer que o melhor teria sido não eliminar todas as raízes mostradas na primeira foto, mas antes, com um arame fino, prende-las, fazendo como mestre Hidaka faz com os pinus ou a Regina Suzuki com as piracantas. Mas como pelo visto vc já cortou, então não tem volta, né? Sad

Bem, vamos à sua estilização. Eu teria preferido usar um vaso plastico alto, ou mesmo um maior, de ceramica, para ir condicionando as raizes já no estilo kengai ou han, como voce pretender. O cotoneaster é igual serissa: brota bem, rápido e em todos os lugares, inclusive nas raízes. Então, não se preocupe. Sua planta irá responder satisfatoriamente a qualquer estilo que queira, emitindo forte brotação, o que proporciona escolha de galhos melhor situados que esses que deixou. Very Happy

Igualmente a serissa, o cotoneaster exige que vc o conduza quase que só na base da tesoura, depois de escolhidos os galhos mais bem posicionados, indicadores do estilo pretendido. Very Happy Aceita bem a aramagem, e eu teria preferido usar um arame mais grosso, de cobre mesmo, sem esse plastico horrivel, para dar um movimento mais sinuoso e quebrado para esse galho. A estrutura sugerida, formando uma parte frondosa superior, deve ser descartada, para dar mais enfase e relevancia ao estilo pretendido, que redundará em algo mais harmonico. Very Happy

Aliás, Dark, eu teria preferido estilizar esse cotoneaster no estilo moyogi, ao inves do kengai. Ficaria mais de acordo com a formação desse calo, dando para a planta um visual mais radical e diferente, um atrativo forte, eu diria. Mas gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Então, meu chapa, boa sorte com sua planta. Very Happy

Aos que não conhecem a planta, eis um exemplar, do amigo bonsaista Francisco Lustosa, associado do clube de bonsai de Brasilia:

http://farm1.static.flickr.com/151/354160921_b0740e92c2.jpg?v=0

Com uma frutinha, para dar um charme a mais. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 11:01 pm    Assunto: Dark Responder com citação

Boa noite!!

Dark, conversando com o Sr. Mário, ainda não está decidido sobre o Bonsai 2008, provalvelmente iserá resolvido em outubro, e caso afirmativo, gostaria muito de contar com sua presença. Tenho acompanhado suas sugetões e estas estão auxiliando em muito. Será um enorme prazer receber você em Ribeirão.
Nick, linda planta, pelo visto um lindo shoshin do Lustosa. Parabens mesmo.

Abraço fraterno a todos
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi dark,

certamente, com seus cuidados, será um belo bonsai!!!

Também acredito que poderia retirar esses galhos mais grossos e tentar dar mais movimento ao galho aramado Wink

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 8:36 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

realmente tem muitas possibildades para tentar trabalhar. Todas as informações que colocou são verdade e ele mostra força grande para brotação.
Ela tem um nebari meio ruim, depois terei que resolver isto. Cortei as que tinham mais antigas e algum entrave para colocar no escorredor, nem foi um número grande, mas deu aquela diminuída.

Os galhos são bem flexíveis, me pareceram bem tranquilo para aramar mesmo. Mas responde bem à poda e com isto uma boa opção.

Ele tem um cotovelo bem estranho, um lado mais grosso e depois afina. Vou tirar umas fotos para poder ver.

O arame é o mais comum mesmo. Infelizmente não invisto muito em arames. Uma falha minha, deveria usar os melhores, traria mais qualidade para as plantas. Vou tentar tomar vergonha na cara.

A sugestão da copa é uma boa, vou seguí-la e tentar deixar mais natural.

Valeu pelas dicas, abraço.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 8:41 pm    Assunto: Responder com citação

Edmílson,

seria um prazer, para o ano que vem acredito que tudo estará mais tranquilo para poder viajar e fazer alguns cursos para trocar idéia e aprender mais.

Alexandre,

Valeu as dicas, quanto aos galhos grossos devo poder retirar rapidamente. Ele respndeu com uma brotação muito boa por todo lado, com isto vou poder escolher quais deixar. A aramagem ficou muito sinuosa por conta da grande rigidez da base, vou fazer aos poucos para não arriscar muito.

Abraços
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

depois de algum tempo eles estão respondendo bem. Fiz uma poda ontem para iniciar a ramificação dos galhos e depois densificar. Vou esperar até o meio do ano para nova poda. Vou adubar na semana que vem, então acho que o resultado será muito bom.

Vamos ver o que acham.

T+
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

oi Darkso,

bonita planta

esse "cotovelo" ou "joelho", mais largo que a base, tu vai deixar assim?

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 9:25 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

achei um atrativo neste "joelho". Acredito que se bom trabalhada a copa será bom deixar ele.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: