FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

S.O.S. Ajdem-me por favor, to com 2 bonsais cando as folhas
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
cascao

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 2:43 pm    Assunto: S.O.S. Ajdem-me por favor, to com 2 bonsais cando as folhas Responder com citação

Crying or Very sad tenho um bonsai e romã e outro de kaizuka
os dois estaum amarelando as folhas e caindo em seguida
qe devo fazer?

vou trabferilos para o escorredor hj com esterco e areia.
estou fazendo certo?

Qnd eu tiver a oportunidade mando fotos para voces avaliarem?
certo?

brigado Sad
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 3:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Kaizuka? caindo a folha? pode esquecer, está morta. Sad

A romanzeira pode ainda ser que se salve. Nada de acrescentar adubo ou esterco na areia. Use apenas areia grossa, de rio, sem peneirar. Replante a romanzeira apenas na areia, molhe bem e deixe na sombra pelas próximas tres semanas. Se nesse período não ocorrer nova brotação, então meu chapa, vai ter que arrumar outras plantas. Sad

Planta, bonsai ou não, estando em vaso, é preciso cuidar de manter uma rega diária, sem encharcamento. Manter na sombra, caso tenha vindo de outra região do país, até que a planta se aclimate em sua região. Expor a planta ao sol, sem demasia, não regar em excesso, manter a planta em local bem ventilado e não dentro de casa. E nunca colocar pratinhos plasticos embaixo do vaso, pois ali acumula agua que irá causar o apodrecimento das raízes. Shocked

Ao comprar os chamados "mausais" que são falsos bonsai envasados em bacias plasticas que imitam vasos de bonsai, ou mesmo envasados em vasos de bonsai tipo petropolis (todo salpicado), cuide antes de tirar a planta desse recipiente, lavar bem o recipiente, preparar uma mistura adequada de caco de telha, pedrisco e terra granulada, e replantar a muda, podando ligeiramente para retirar excesso de galhos. Shocked

Ao replantar, não usar, em hipotese alguma, a terra que estará agregada nas raízes. Fazer isso apenas quando a terra da planta estiver seca e não encharcada.
Após o reenvase, colocar o vaso com a planta em local sombreado, mas que receba luz solar e regar, ao menos uma vez ao dia, evitando, sempre, encharcar o solo com excesso de agua. Very Happy
Adubação somente após 45 dias transcorridos do envase. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 11:39 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Thiago,

tudo dito pelo amigo nicky é bem verdade... poderia ser também a reação das plantas com as mudanças climáticas que estamos passando, saindo das "chuvas" para estiagem...

Pra facilitar, poderia nos dizer a situação geral das plantas? Onde comprou, exposição ao sol, regas, adubação, tipo do solo... Question

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
cascao

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 3:07 pm    Assunto: ESclarecimento Responder com citação

Eu comprei ela pronta jah.. Rolling Eyes
Parece que elas vinheram de São Paulo e eu resido em Recife. Confused
Eu resolvi plantar ela em escorredor com esterco e um pouco de areia, ela fica na varanda da minha casa pega sol das 5h da manha e o resto do dia eh sombra.

vou enviar fotos
num sei como ew vou colocar mas ew vou procurar saber aqui.

Razz
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 3:16 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Plantar muda no chão, usando esterco, é um antigo costume brasileiro, principalmente no interior. Mas não devemos fazer isso, quando se tratar de uma muda ou pré bonsai que queremos colocar em um vaso de bonsai ou similar. Sad

O esterco irá "queimar" as raízes, asfixiando-as e impedindo que alimentem a planta. Consequentemente, sua planta irá, aos poucos, morrer. Sad

Ocorre o mesmo se houver excesso de rega, com o constante encharcamento do solo, ou excassez de agua, advindo o ressecamento do solo. Em ambos os casos, haverá morte das raízes e em seguida do restante da planta. Very Happy

Use, então, apenas areia grossa de rio, sem peneirar, se quiser. Ou então, algum tipo de substrato comprado pronto, tipo o usado em horticultura vendido com nomes igual a PLANTAX, por exemplo. Serve, tambem, terra granulada (eu uso de cupinzeiro, fragmentada e queimada), caco de telha ou de tijolinho maciço, etc. São elementos drenantes, que favorecem o desenvolvimento das raízes, não retendo agua mais que o suficiente para manter uma boa umidade nas raízes, e propiciando uma boa areação para as raízes capilares, que são as que alimentam sua planta.

Adubação, com esterco, ou outro qualquer, somente depois de 45 dias de reenvase, se sua planta estiver com aparencia saudável. Senão, esqueça o adubo, pois ele não irá ajudar em nada, apenas irá acelerar o processo de desgaste e morte das raízes. Shocked

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
cascao

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olha ai aphoto da kaizuka e mais atras dele ta um bonsai de romã meinho dificilde identificar
uahauhuhauah..

Sera que tem alguma esperança?

oq vcs acham..
Obrigado pela atenção
cascao

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 3:25 pm    Assunto: olha ai Responder com citação

cascao

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 3:44 pm    Assunto: Posso fazer mais umas perguntas Responder com citação

Onde ew encontro essa areia grossa de rio ? Confused
Enquanto eu num arrumar essa tal areia oq devo fazer com o meu bonsai?
obrigado masi uma vezz..
Seu eu conseguirmos salver eles ficarei muito feliz

obrigado mais uma vez
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 5:41 pm    Assunto: Diagnóstico Responder com citação

Thiago

Não é o motivo dos seus problemas atuais, mas você deve sempre completar o escorredor ou o vaso com o substrato, para impedir o ressecamento das raízes finas próximas ao tronco.

Em qualquer bairro que você resida em Recife tem armazéns de construção, onde você poderá comprar areia grossa. Uma lata de 20 litros custará próximo de R$1,00 e servirá para muitos transplantes.

Eu não costumo usar areia, pois uso na maioria das plantas uma mistura de 50% de chamote, 30% de pedriscos de aquário e 20% de compostagem. O mais difícil de encontrar é o chamote, mas você pode adquirir também o substrato pronto na Aldeia Bonsai (Estrada de Aldeia, Km 8, Camaragibe, Fone 34591869 - Não sou sócio!).

Sua foto foi tirada contra a luz, de maneira que não se pode observar a coloração. No próximo sábado pela manhã vários colegas da Associação de Bonsai de Pernambuco e eu estaremos na Aldeia Bonsai. Se puder levar suas plantas, poderemos lhe fazer um diagnóstico melhor e ajudar com o transplante.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 5:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Ferreira!!!

Gostei da "compostagem". Dá uma palhinha aí, e me esclarece o que é, por gentileza. Shocked

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 6:24 pm    Assunto: Compostagem Responder com citação

Caro Nicky

É muito simples:

Compostagem é o resultado da decomposição parcial de folhas e restos vegetais por microrganismos. Depois de pronta, basta peneirar e dispensar o pó fino. Caso deseje produzir em seu sítio, pode acessar o site da EMBRAPA e pegar algumas sugestões de técnicas.

"Recife (PE)"
cascao

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 9:14 pm    Assunto: Mais duvidas Responder com citação

Pessoal eu devo retirar todo o esterco e completar o escorredor com essa areia? Meu avô disse qe tem essas areias em meiofil e acostamentos, posso usas essas? Confused
Tenho que fazer isso o mais rapido possivel neh?
e a minha kaizuca vai morrer mesmo? Crying or Very sad
Desculpa tar dando esse aperreio a todos vocês

To grato pelas ajudas
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 26, 2007 11:35 pm    Assunto: Ola Thiago!! Responder com citação

Seja bem vindo ao forum. Sem duvida alguma é muito mais fácil comprar a areia no deposito de construção do que pegar em acostamento ou meio fio.
Sua Kaizuza precisa de cuidados rápidos, esta especies aprecia muito este tipo de substrato.
"tudo vale a pena se a alma não é pequena." caso aconteça o pior com sua planta, tire como lição todo conhecimento que voce adquiriu e poderá utilizar em outra planta, mas não desista nunca, cuide de sua planta

Abraço fraterno

Edmilson
cascao

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 9:39 am    Assunto: Aldeia do bonsai Responder com citação

Caro Ferreira

Vou ver sa da pra ew passar la na aldeia do bonsai
, sendo qe ew num sei chegar la naum, vou com minha tia qe ela qe sabe andar por aldeia.
Se possivel passe mais informações sobre o local e a data. eh esse sabado agora ou é o proximo?

Vou tentar replantar a kaizuka e a romã ainda hj.

Como faço pra lhe achar lah?

E com certeza irei adquirindo conhecimentos e experiencias sobre o assunto, estou tentando faer u7m bonsai a partir de uma muda de pingo de ouro alguem conhece? Ela eh muito comum em jardins de predios..

Mais uma vez obrigado pelas atenções

Vcs estaum me ajudando bastante
cascao

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 3:19 pm    Assunto: Recuperação Responder com citação

Quanto ao procedimento de recuperação dos bonsais eu já coloquei a areia grosasa de rio Very Happy
Preciso acrescentar mais alguma coisa nela?

Depois mando foto pra vcs verem melhor
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: