|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Set 25, 2007 11:16 pm Assunto: mais um Ficus... |
|
|
Oi pessoal,
este Ficus retusa é bastante velho e já está comigo há muitos anos!
Desde sua coleta, por um grande amigo, foi sendo plantado em vasos rasos e, hoje, penso em tentar melhorar seu aspecto, principalmente nos troncos que me parecem muito retos, distoando do principal atrativo, as raízes expostas...
então venho pedir opiniões, críticas, projetos, etc.
Fotos:
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 12:01 am Assunto: |
|
|
Alexandre,
Quanto ao ficus, não sei dizer nada. Mas essa galeguinha parece ser endiabrada, não é não? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 12:12 am Assunto: |
|
|
...
realmente! Mas ainda bem que as duas já aprenderam, desde cedo, a não mexer nas plantas do papai...
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 8:07 am Assunto: |
|
|
parábens pelas garotas e pelo ficos vc tem um material em mãos. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 9:23 am Assunto: |
|
|
Se tentase encaixar uma pedra em baixa das raizes, .. será que nao seria interresante...
Nao tenho experiencia nenhuma, mas fiquei imaginando e acho que seria bem legal......
Mesmo aquela pedra altificial.. alguem ja postou aqui no forum como faze-las... _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 12:14 pm Assunto: |
|
|
Bom acho que encaixar pedras em raizes já prontas é uma tarefa dificílima. E eu também gostei bastante destas raizes aparentes. É uma planta muito interessante.
Tive algumas idéias, vou inalgurar as projeções então com um varrido pelo vento:
Jins e shari do lado esquerdo. Planta ligeiramente tombada pra direita.
O que acharam? |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 12:35 pm Assunto: |
|
|
Fiz mais estas também...
Um estilo vassoura e um tronco duplo...
 |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 2:01 pm Assunto: |
|
|
Se queres mudar de estilo eu particularmente fico com varrido pelo vento.
Mas te digo que tens um otimo bonsai eu nao mudaria nada.  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 2:58 pm Assunto: bonsai |
|
|
Considero a melhor frente a mostrada na terceira foto. Para melhorar sua planta, poderia aramar e dar movimentos ligeiramente mais sinuosos aos tres galhos, que apesar da grossura, ainda aceitam educação, devendo ficar atento apenas para o arame não marcar em demasia.
Para melhorar o nebari, pegue um vaso plastico preto, de tamanho médio, corte a lateral e o fundo, prendendo-o a seguir, acondicionando parte do caule e as raizes dentro. Adicione um substrato drenante: areia, caco de telha/tijolinho maciço, carvão vegetal, casca de pinus e terra granulada, até a borda do vaso. Regue, dentro da peridiciocidade costumeiramente usada por voce, adubando na sequencia com um organico.
O vaso plastico deverá ser "costurado" na lateral com arame, devendo ficar nessa posição pelos próximos ano e meio a dois anos. Isso irá estimular o desenvolvimento de novas raízes capilares, emitidas pelas raízes atuais, aumentando a massificação do nebari, dispensando uso de pedras ou outros acessórios negativos, que em nada contribuirão para a apresentação.
Outra boa opção, seria cortar esses tres galhos que partem da bifurcação do caule, aguardando novas brotações, com o que poderia vir a formar uma estrutura mais bonita, graças a educação via aramagem. A distribuição dos galhos acessórios a esses tres está fraca e em desarmonia com o restante da planta. Uma boa desfolha, agora, ajudaria a visualizar melhor as possibilidades de estilização, inclusive quanto à aramagem dos galhos grossos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 26, 2007 6:00 pm Assunto: Banho de loja |
|
|
Amigo Alexandre
Minha sugestão: leva o Ficus para nos apresentar no sábado na Aldeia Bonsai e daremos um banho de loja nele! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 8:46 pm Assunto: |
|
|
Amigo darei minha opinião:
Acho q a sugestão da pedra é de se pensar, n acho que tenha q ser descartada até pq se usar a técnica descrita pelo Nick de aumentar o volume de raízes aéreas, no qual concordo plenamente e é o q eu faria, pode ficar muito bom neste estilo, sendo que pode usar uma pedra grande e bem interessante.
Pode ainda usar a técnica do asfagno com filme pvc, para a formação de raízes aéreas. (No caso de optar fazer sobre rocha)
Não gosto das raízes que estão acima do 1o galho, se fosse minha, as tiraria, as duas.
E tbm acho q a 3a foto é a mais adequada para frente pelo fato do movimento ser mais interessante, embora vc saberia melhor somente após o uso das técnicas de formações de raízes aéreas para analizar onde formou melhor nebari (daqui 1 ou 2 anos), a não ser que haja uma segunda etapa para adequar o nebari ao lado pretendido como frente.
Bonita planta, lindas filhas, parabéns,
Grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Set 26, 2007 9:07 pm Assunto: |
|
|
naum gostei da ideia de por uma pedra,... naum,... essa arvore tá um belo negari... eu seguiria a sugetão do nick,... falando nisso eu tava justo pensando em usar cavão vegetal triturado como substrato,... rico em potássio ainda,... mas será que usar puro naum satura a planta naum?... e ela para de absorver outros nutrientes?... eu li que carvão até equilibra o ph(mas acho que só regula acidez...) do substrato,... pior que nem deve ser bom usar puro,...
...
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Set 27, 2007 3:43 pm Assunto: |
|
|
Junio, substratos puristas são um pouco complicados, geralmente usa-se o carvão na composição em complemento de matéria orgânica, pelo menos eu faço assim, quando o uso, vc tem q analisar o q é melhor para a planta em questão e pelo clima, ou seja, chuva demais ou de menos, secas duradouras ou não, depende de seu microclima e da espécie em questão para usar tal substrato que fuja dos padrões básicos...
A pedra é uma idéia, n foi minha, mas n a descartei, o dono do bonsai saberá com certeza analisar e tomar a decisão correta, mas a idéia do amigo tem fundamento, ainda mais q prefiro este estilo ao neagari...
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Sex Set 28, 2007 12:36 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre...
Minha proposta seria esta...
A inclinação para o lado esquerdo cria um movimento interessante entre as duas raízes centrais e o tronco, que tbem fica com uma curvatura harmoniosa, além de tirar a saída em alturas iguais das raízes laterais...
Ao considerar o galho direito como continuidade do tronco, o trabalho de uma copa mais baixa em proporção às raízes deixa elas em evidência, definindo o estilo...
Abração... Paulo Roberto |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 28, 2007 12:49 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
Flávio,
são todos grandes amores , obrigado
Nivorley,
como comentei antes, acho que a "marca" desta planta são as raízes expostas, então não tentaria "arrumar" uma pedra alí . Obrigado!
Fábio,
depois de tanto tempo sem fazer quase nada, a mão está "coçando" e acho que chegou a hora de mudar pelo menos um pouquinho . Muito obrigado! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|