FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

1ª Acerola - Me Ajudem
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
alandiniz

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 7:51 pm    Assunto: 1ª Acerola - Me Ajudem Responder com citação

Ola a todos pois bem sou iniciantem tenho 18 anos e moro em são paulo, o clima aqui aparenta ser normal.
COmeçei ontem 26 setembro meu primeiro bonsai de acerola
eu peguei uma mudinha bem pequenina aproximadamente 10cm de altura do meu quintal ela estava embaixo do pe de acerola de minha casa...

Eu peguei uma garrafa pet cortei fiz furos embaixo coloquei uns 2 dedos de pedras 3 de areia e completei com uns 5 dedos da propria terra que a minha mudinha estava enterrada eu fiz o possivel para não estragar as raizes mais como a terra de minha casa é bem arenosa(formam pequenos torroes) a terra se desmanchou e eu cheguei a ver a raiz mais eu logo coloquei no vaso coloquei agua e pronto aguei e coloquei no cantinho dela

hoje quando fui ver meu futuro grande bonsai pude observar q umas folhas haviam murchado dai fiquei com muito medo de meu bonsai morrer dai aguei denovo(não coloquei muita agua) e coloquei do sol e fui para academia quando voltei a folhinha não estava mais murcha mais sim durinha e para cima creio eu q esta tudo normal mais to com medo dela morrer...

Poderiam me dar umas dicas? sei la de quando eu deveria adubar?
acho q vou colocar um copo de agua todo dia de manhã pra quem sabe ela n morrer.

desde ja obrigado
alandiniz

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 7:56 pm    Assunto: Responder com citação

qria saber tambem quando eu deveria trocar a minha acerola de vaso
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 8:45 pm    Assunto: Candidata Responder com citação

Alan

Seja bem vindo ao Fórum do Atelier.

A mudinha de acerola se desenvolveria melhor e mais rápido no chão, para depois ser transformada em bonsai. Mas agora que ela está no vaso-pet, espere pelo menos 30 dias para começar a adubar. A terra de chão não é adequada para vaso, pois vai compactar e reter muita água, que pode matar as raízes.

Faça um bom passeio pelo Fórum, lendo as matérias e tópicos, que você encontrará muita informação de como conduzir a formação de um bonsai.

Aliás, a aceroleira grande não seria uma melhor candidata a bonsai?

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
alandiniz

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

a aceroleira grande não é uma boa opção porque é uma arvore mesmo com varios galhos e etc...
eu andei varios dias aki no forum até criar coragem para fazer minha acerola...
mais senti uma dificuldade nessas paradas de como começar pq são muitos topicos e retorna muitos resultados que na maioria das vezes não era oque eu queria....

no meu quintal tem mais mudinhas de acerola pequenininhas máximo de 10cm mesmo eu pensei em colocar somente areia no meu pet mais pensei q iria acabar matando minha acerola... seria uma boa opção?(caso morra minha acerolinha posso fazer dnovo)

quanto a terra do meu quintal ela não é normal não, ela forma varios torroeszinhos pequenos não compactando tomei cuidado para não compactar, isso pode favorecer o desenvolvimento da minha acerola?

um enraizador pode ajudar agora ou não posso mais aplica-lo?
pensei em fazer o processo da mamadeira q achei muito legal... é uma boa opção? quando eu poderia fazelo? quando a muda estiver melhor?
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 27, 2007 10:56 pm    Assunto: Opções Responder com citação

Alan

Eu iria esperar outros colegas se pronunciarem, mas como solicitou por MP, aqui vão mais alguns comentários:

1) Dependendo da estrutura, uma árvore de alguns metros pode ser transformada em um belo bonsai, em menos tempo do que se leva para cultivar a partir de muda ou semente;

2) Como você dispõe de espaço, o ideal seria cultivar as mudas no solo, pois o desenvolvimento seria favorecido. Somente depois de 2 ou 3 anos elas seriam coletadas para podas aérea e de raiz. Depois de repetir o processo, você teria ótimas plantas para iniciar a estilização como bonsai;

3) Respondendo suas dúvidas específicas:

a) Você pode transplantar as mudas para pet ou para escorredor/mamadeira, mas o desenvolvimento será mais demorado do que no solo;
b) Se você não fez poda de raiz é desnecessário colocar enraizador;
c) A compactação da terra vai ocorrer sozinha, à medida que você for fazendo as regas diárias, por isso o substrato no vaso deve ser mais drenante e não conter material que facilite a compactação.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Alan,

como o Ferreira já te deu muitas dicas a única coisa que vou fazer é recomendar o que ele postou. Se tem espaço, teste plantar no solo. Uma cova com bastante esterco e areia, meio a meio, seria bom para ajudar a crescer e manter um pouco as raízes mais finas, que são as mais importantes, mais próximo do tronco. Em outra coloque no escorredor apenas com areia. Faça experiência e aproveite para aprender.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: