FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Árvore da felicidade marinha
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 9:30 pm    Assunto: Árvore da felicidade marinha Responder com citação

Pessoal,

Como já comentei em outro tópico, trabalho em alto mar numa plataforma de petróleo da Petrobras e como isso daqui é só ferro, gente e petróleo achamos melhor comprar umas plantas pra melhorar o ambiente. No entanto, nossa árvore da felicidade parece não estar se adaptando e por isso gostaria de pedir a ajuda de vocês, mesmo não se tratando de um bonsai. Acontece que não sei mais a quem recorrer.
Bom, o histórico é o seguinte. Compramos a planta e deixamos em nosso escritório em terra por uma semana, ou seja, a planta ficou dentro de uma sala com ar condicionado, o que já debilitou-a um pouquinho. Depois ela veio dentro de um container via barco pra plataforma e ficou mais ou menos uma semana lá dentro. Pra ser sincero nem acreditei que ela chegaria viva quando me disseram sobre as condições a que foi exposta.
Ela estava com folhas opacas e meio amareladas.
Chegando aqui, procurei um local onde a temperatura fosse mais alta para protegê-la do ar condicionado e coloquei-a debaixo de uma lâmpada para suprí-la de luminosidade.
Ela já está aqui há pouco mais de um mês e o que mudou foi que suas folhas estão mais verdinhas e brilhantes, porém iniciou um processo de perda de ramos que não consigo fazer parar.
A seguir coloquei umas fotos.

[img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_10.jpg [img]
Estrutura geral da planta com alguns pontos ressaltando a baixa densidade da copa em alguns pontos

[/img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_16.jpg [img]
Detalhe da quantidade de galhos que caem e se acumulam no solo. Alguns deles já foram retirados por razões estéticas.

[/img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_14.jpg [img]
Detalhe dos troncos

[/img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_13.jpg [img]
Detalhe da planta mais debilitada

[/img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_11.jpg [img]
Detalhe da copa mostrando um galho que chegou curvado (meio murcho) e não se recuperou mais.

[/img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_12.jpg [img]
Detalhe de galhos secando e caindo

[/img] http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4362_15.jpg [img]
Detalhe de um galho que já perdeu muitos ramos

Acho que já está bom de fotos né.
Peço perdão pela qualidade ruim das fotos.

A questão é: o que devo fazer para melhorar a saúde dessas plantas? Será que ainda poderei transformá-las em bonsai?

Abraços,

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 9:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Fábio !!!

Acho que ela está sentindo muito toda esse transporte e mudança de ambiente... na minha opinião, um dos caminhos é colocá-la num local que tenha luz solar, primordial para as plantas, de preferencia protegida do sol direto, pois está muito debilitada...
Não perca a esperança de transforma-la em bonsai !!!

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 23, 2005 11:34 pm    Assunto: Árvore da felicidade marinha Responder com citação

Alexandre,

Obrigado pela dica, mas aqui tem um outro porém: se deixar a planta no ambiente externo enfretarei o problema de ventos e maresia. Vou ver o que consigo. Vou dar uma pesquisada na área externa e ver o que consigo.

Abraço!

Fábio
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2005 1:48 pm    Assunto: Arvore da Felicidade Responder com citação

Oi Fábio !!!!!!!!!!!!!!! Wink Wink Wink
Bem, aqui no meu trabalho, em quase todos os andares existe pelo menos um vaso com Árvore da felicidade. No andar acima do meu, a árvore é uma coisa lindíssima, enorme, vigorosa, exiberante. Não pega um raio de sol e é direto no ar refrigerado.
Na minha sala coloquei uma pequenina, com mais ou menos 10 cm´s.
Há 2 meses minha secretária trocou-a de vaso, colocou num bem maior, ela está bem grandinha, se desenvolvendo divinamente. Sol.... nunca pegou....só ar refrigerado.
Como explicar ????
Beijocas
Cool Cool Cool Cool Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2005 8:58 pm    Assunto: Arvore da felicidade Responder com citação

Ângela,

É realmente interessante a resistência da árvore da felicidade.
Antes de fazer a escolha das plantas que iria comprar, fiz uma pesquisa leve acerca de quais seriam as melhores para o nosso ambiente e, pelo que observei, há diversos locais com iluminação deficiente e com ar condicionado que possuem árvores da felicidade muito bonitas. Porém, ficava a dúvida: será que eles levam a planta para tomar sol durante algum período e depois voltam com ela para o interior?
Depois da sua colocação, acredito que não seja mais tão necessária uma exposição direta ao sol com essa espécie.
Só queria sanar mais uma dúvida: a espécie que vocês têm lá é a mesma que possuo aqui? Pois existem dois tipos de árvore da felicidade: a macho e a fêmea. A daqui é a fêmea.
Um grande beijo e obrigado pela ajuda! Wink

Fábio
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 6:18 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Fábio!

Tenho um casal da Árvore da Felicidade (Polyscias sp.)que peguei mudas de uns 5 a 7cm!!! E já se passaram bons anos que cuido desse casal.
Para você ter uma idéia chegaram a mais de 2metros e tive que cortar até 1,2m, pois moro em apartameno e iriam bater no teto Laughing .
Infelizmente não vou postar uma foto, pois estão muito feias... Crying or Very sad Fiquei um ano fora e as plantas foram devoradas por pulgões (mas essa é outra história).
No local que elas ficam, tomam sol somente de manhã (quando as cortinas ficam abertas), ou seja, não são muito exigentes no quesito luz solar.
Água, molho uma vez por semana (duas) nesse inverno, não gostam de solo ensopado. Uso abudo 4 14 8 a cada duas regas no verão, a cada três regas no inverno (bem diluido como se fosse para Bonsai).
A foto que eu vi, onde mostra os galhos caidos, se bem vi, não são galhos, mas são folhas, pois a árvore da felicidade possue folhas compostas! Ou seja, eu acho que ela está perdendo as folhas devido ao "stress" sofrido no transporte. Por tanto, eu acho que não há muito o que fazer...
Em relação à maresia... Meu, eu acho muito arriscado! O sal irá desidratar as folhas e poderá queimar com o sol. Deixe-a no bom e velho ar condicionado.
É isso.
Qualquer coisa, estamos ai!

Abraço!
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:37 pm    Assunto: Gabriel Responder com citação

Muito obrigado por expor sua experiência com essa planta. Foi muito tranquilizante. Eu já estava pensando que eu é que não estava sabendo cuidar delas. Uffa!!! Wink
Vou comprar adubo 4-14-8 e trarei pra cá no próximo embarque. Vou tomar cuidado também para não deixar o solo encharcado.
Abraço!

Fábio
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 7:44 am    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal

Por isso que esse fórum é muito bom !!!
As experiënciias dos amigos nos ajudam em muiiiitooo!!!

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 9:07 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal,

Bastante interessante acompanhar o cultivo da Árvore-da-felicidade numa plataforma de petróleo.

Fiquei apenas com uma dúvida no que se refere à adubação: não seria o NPK 04-14-08 desnecessário para uma planta sempre verde, vez que essa formulação é rica em Fósforo, elemento que estimula a frutificação e floração? Nesse caso, um NPK 10-10-10 não seria mais viável?

Um abração,

Sergivaldo
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Sergivaldo!

Meu, ótima pergunta! E eu não sei respondê-la... Embarassed
As mudas foram retiradas de um casal de árvore da felicidade de minha avó e ela sempre usa (para todas as plantas) o 4-14-8 e eu mantive para as minhas árvores, só que utiliso com uma diluição um pouco maior que a especificada na embalagem.
É isso, força do hábito, nunca parei para pensar a respeito...

Abraço!
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 26, 2005 11:28 pm    Assunto: Árvore Responder com citação

Nesse caso vou comprar o NPK 10-10-10. Rolling Eyes
Não entendo nada de adubos, pois só resolvi começar a utilizá-los há uns meses atrás. Na verdade tinha medo de mexer com eles por falta de conhecimento.
Obrigado mais uma vez pelas dicas Exclamation Wink
Sobre o cultivo em alto mar, estamos apenas experimentando, mas já fiquei sabendo que existem jardins em outras plataformas de petróleo vizinhas da minha.
A minha intenção é expandir a idéia e um dia conseguir cultivar um bonsai aqui por estas bandas. Laughing
Mas primeiro preciso aprender a cultivar bonsai em terra. Laughing
Abraços!

Fábio
Gabriel Vanzella

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2005 9:44 am    Assunto: Responder com citação

Fala Fábio!

Meu, jardim em plataforma de petróleo?! Fantástico!
Depois nos conte mais a respeito! Muito interessante!

Abraço!
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 27, 2005 12:01 pm    Assunto: Árvore da Felicidade Responder com citação

E aí Fábio !!!!!!!!! Wink Wink Wink Wink
Como está a árvore da felicidade ???
Recuperou alguns galhos ???
Onde trabalho, minha planta é molhada apenas nas sextas-feiras e está lindíssima. O engraçado é que aqui em casa morre sempre que coloco alguma.
Esta semana ganhei num vasinho de plástico uma bem grossa, tem 25 cm´s +ou- de grossura está uma gracinha.... mas o medo impera e devo levá-la para o trabalho.
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 29, 2005 5:45 am    Assunto: Felicidade Responder com citação

Sobre os jardins de outras plataformas, só ouvi dizer que existem...

Angela,
Já desembarquei, mas no último dia dei uma olhadinha nela e estava na mesma situação que falei no início do tópico.

Abraço!

Fábio
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 19, 2005 4:35 am    Assunto: OI Responder com citação

Pessoal,

Embarquei novamente e vi que a coitadinha continua perdendo os ramos. Estou achando que se continuar no mesmo lugar vai acabar morrendo.
Acho estranho porque o ambiente em que se encontra não é escuro.
Será que está acontecendo algum outro problema?
Vou tentar trocá-la de lugar pra ver se melhora.
Abraços!

Fábio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: