FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

DOIS BONSAIS: ROMÃ E JABUTICABA, DOIS PROBLEMAS.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Filipefinck

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 9:15 am    Assunto: DOIS BONSAIS: ROMÃ E JABUTICABA, DOIS PROBLEMAS. Responder com citação

Preciso de ajuda. Tenho três bonsais: dois de romã e um de Jabuticaba, Um de romã tem pouco tempo que tenho, o outro ganhei faz alguns meses, este bonsai está insfestado por uns bichinhos cinza-escuros bem pequeninos que ficam no início do fruto, eles são facilmente retirados com o dedo, ou até mesmo com um vento forte, porém sempre voltam. Necessito de um Inceticida que me ajude a eliminá-los.
Já o bonsai de Jabuticaba, tem dois anos que o tenho. Este por sua vez, caiu todas as folhas e se encontra aparentemente morto Sad , porém, ano passado aconteceu o mesmo, ele recuperou as folhas e seguiu normal, esse ano no final de julho, novamente, cairam-se as folhas. Isso é normal? ou posso desistir? Shocked
GRATO PELA ATENÇÃO.
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 9:26 am    Assunto: Responder com citação

Bom Felipe as minhas jabuticabeiras caem as folhas essa época sim, não todas mais a maioria, depois voltam com brotação intensa.
Quanto aos bichinhos que se referiu, eu uso sempre, água de fumo, coloque um pouco de fumo em um litro de água e um pouco de sabão de coco, misture bem e deixe descançar por 24 horas até a agua ficar escura, o sabão serve para fixar na planta, coloque em um purifador e aplique nas plantas, se não adiantar ai vc vai ter que descubrir que insetos são para poder comprar um inseticida adequado.
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 9:47 am    Assunto: Responder com citação

Caro amigo Filipe, estou com o mesmo problema que você nas minhas Romãs...

Postei um Tópico na seção "Pragas e seus Cuidados" e os amigos mais experientes disseram se tratar de pulgões. Tente usar a calda de Fumo recomendada pelo nosso amigo Patrik e se não resolver recorra a um Inseticida como o Combat ou Malathion. Só não se esqueça, se for usar algum inseticida, de seguir as recomendações do rótulo e proteger para que o mesmo não caia no substrato.

Um Abraço e espero poder ter ajudado um pouco!!!
adriano paes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 1:55 pm    Assunto: Responder com citação

Existe o pulgao mais comum que eh aquele branquinho lisinho e tem a colchonilha q parece um algodao.....
A dica do fumo eh boa....
Mas vc pode colocar em baixo da torneira tbm e tirar com uma escovinha....
cascao

MensagemEnviada: Sex Set 28, 2007 2:06 pm    Assunto: fumo Responder com citação

Com a pouca experiencia qe tenho
afirmo que a tecnica do fumo de rolo com sabão e agua da certo
jah apliquei essa tecnica na minha romã e deu certo

espero qe ajude vc
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: