|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 5:15 pm Assunto: Romã |
|
|
Essa tb é da nova leva de aquisições....
Eu particularmente gostei bastante do resultado final é só deixar brotar....
Frente
Trás
Tem 8 anos e já frutificou, tomara que dê mais frutos _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 5:48 pm Assunto: Romã |
|
|
FRK
Acho que esta bonita Romanzeira poderia ser melhor trabalhada, visando dar conicidade ao tronco e aproveitar a possibilidade de acentuar a curva, além de distribuir melhor os galhos.
Desculpe a porcalhice da ´"projeção", mas a idéia seria mais ou menos a seguinte:
Parabéns pela belíssima planta que você escolheu! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 6:02 pm Assunto: |
|
|
Bem, no bem da verdade minha ideai incial não era essa, o tronco é muito grosso, e a idéia é que ela fosse mais frondosa, com a copa mais cheia...mas de qualquer maneira, é uma ideia p/um proximo trabalho.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 5:56 am Assunto: bonsai |
|
|
Considerando a melhor frente a da segunda foto, e levando em conta que vc pretende uma copa "mais cheia", poderia estar eliminando o galho grosso que aparece junto ao galho fino na direita da foto.
Cortava tambem o segmento do caule principal, próximo do galho fino, fazendo deste o ápice. Isso implicaria em dar conicidade para toda a planta, vez que essa espécie rebrota muito e bem, propiciando, em pouco tempo, a densificação pretendida por voce.
Lembre-se apenas de um detalhe: a romanzeira tende a secar os galhos que florescem e frutificam no ano seguinte a essa ocorrência. Então, prepare-se para perder muitos galhos, mesmo com uma copa densa, e retirar os galhos secos e pontas secas, à medida que surgirem, para não extressar em demasia sua planta.
Periodicamente, preferencialmente no inverno, faça uma desfolha completa na planta, para ajudá-la a ficar sempre saudável.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 11:20 pm Assunto: |
|
|
Seguem umas fotos nao muito boas do atual estado da romã...ela tem se desnvolvido de maneira espetacular, com muita brotação, muita mesmo...
só o 1º patamar que está meio devagar...mas o resto tem crescido até demais...
Frente
Cima
 _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com
Editado pela última vez por FrK_leal em Ter Out 02, 2007 7:08 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 6:46 pm Assunto: |
|
|
Frk,
não está aparecendo seus links.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 02, 2007 7:09 pm Assunto: |
|
|
resolvido _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 12:46 pm Assunto: bonsai |
|
|
Parabens, a romanzeira tá com uma ótima brotação. Hora de adubar, para melhorar a densificação.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 03, 2007 2:10 pm Assunto: |
|
|
Estou adubando-a a uns dias já, com Fertilizante para Bonsai da Vitaplan
Citação: | FERTILIZANTE BONSAI
FERTILIZANTE MINERAL MISTO, ESPECIALMENTE ELABORADO PARA O CULTIVO DE BONSAIS, MANTENDO SUAS ÁRVORES SAUDÁVEIS, FORTES E BONITAS.
COMPOSIÇÃO: NITROGÊNIO 8%, FÓSFORO 9% E POTÁSSIO 9%
CONTÉM: CÁLCIO, ENXOFRE, MAGNÉSIO, BORO, COBALTO, COBRE, FERRO, MOLIBIDÊNIO E ZINCO.
EMBALAGEM COM 150G
|
Colocando um pouco mais que uma colher de café a cada 15 dias...
Até agora tem respondido mto bem, aliás todas as plantas que eu tenho adubado com esse fertilizante...alguem conhece? _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 04, 2007 10:45 pm Assunto: |
|
|
Depois da brotação abundante, tenho notado que os brotos novos tem se retorcido e secado....
Terá sido o fertilizante? Ou será o fato que eu a rego sempre na parte da noite, as folhas não chegam a murchar, mas o substrato fica bem seco na superfície...
Ela está plantada numa mistura de terra própria, vendida na niponbonsai, misturada com chamote...
Tem um pouco de terra preta, mas não mto...
Notei que meu acer tb tem apresentado, apesar de ser em apenas um dos galhos, a jabuticaba, adubada com o mesmo fertilizante tem apresentado tb iuma brotação intensa, mas alguns brotos secos...
As serissas não apresentaram os mesmos sintomas...
Será esse fertilizante como um cavalo paraguaio?? Só tem arrancada?
Vou suspender até segunda ordem...o triste é que pus a dose quinzenal no domingo...
Vou voltar para a mistura de TO+FM _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Out 05, 2007 11:38 am Assunto: |
|
|
FrK,
a rega acho que não é. Tenho três romãs plantadas em escorredor com areia grossa. Uma delas está com esse mesmo sintoma. Justamente a que não perdeu as folhas no inverno.
Já as outras duas, quase morro de susto!! voltei de uma viagem e me deparei com a folhagem seca nas duas. Achei que a minha mãe havia esquecido de regar; mas depois as duas rebrotaram que foi uma beleza, estão inclusive com flores e frutos...
Eu desconfio que seja alguma praga...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 05, 2007 11:43 am Assunto: |
|
|
Não achei nenhuma praga, pulgão, colchonilha ou qualquer outro tipo de inseto pelas imediações, formigas, nada...
Vamos ver q como ela reage a suspensão do adubo.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|