Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Set 28, 2007 4:03 pm Assunto: LIMÃO LITERATI? |
|
|
Ola! a todos! Esse limão estava no quintal da sogra, todo destruido, envasei ele e estava conduzindo para um Bunjin "lirerati", mas esse mês ele veio com essa brotação em duas semanas, oque acham corto os brotos e sigo com o literati, ou vcs tem outra opnião?
ERA ASSIM
AGORA ESTÁ ASSIM
 _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
cascao

|
Enviada: Sex Set 28, 2007 4:10 pm Assunto: |
|
|
na minha opinião vc devia continuar com o literati pois esse galho esta bom para modelar...todavia espera conselhos de amigos mais experientes.Pois sou um iniciante _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Set 28, 2007 4:20 pm Assunto: |
|
|
Patrick,
O estilo literati é mais usual em coníferas justamente por este motivo, é muito difícil manter a forma de certas plantas devido a seu crescimento rápido. Os citricos também não gostam de podas sucessivas, desta maneira acho muito difícil que consiga conduzi-lo neste estilo, pense nisto. Mas caso opte por este caminho, boa sorte. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Set 28, 2007 7:22 pm Assunto: |
|
|
ja que é pra opinar, eu tentaria um planta pq, cortaria acima do primeiro galho, concordo com o amigo acima _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Set 28, 2007 7:57 pm Assunto: |
|
|
Patrick,
como todos deram suas opiniões, vou dar a minha....
eu dexaria ela crescer livremente neste primeiro momento, para depois escolher o melho estilo, visto que estas brotações estão muito novas...deixe passar a primavera e depois vc vê o que melnor dá pra fazer neste limoeiro. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Set 28, 2007 10:23 pm Assunto: |
|
|
eu acho que eu tb aproveitaria as novas brotações,... mas o que me intriga é o seu substrato?... qual substrato vc tá usando,...?, eu acho que ví esse substrato na sua videira tb,...
que isso?,... que isso?... que isso?
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 12:44 am Assunto: |
|
|
Literati é muito mais do que um bonsai "pescoçudo".
O livro do Naka tem muitas coisas interessantes.
A história que pesquisei sobre este estilo diz que ele surgiu de um grupo de pessoas que estavam interessadas em manifestar sua arte sem padrões pré-definidos, manifestando a arte pela arte, a expressão artística em sua essência, não se importando se acontece eu não na natureza e se a árvore seguia regras ou padrões ou não.
Sendo assim, pra mim, o bonsai estilo literati deve expressar alguma situação, intenção ou significado para ser uma árvore de qualidade e não só mais um "pescoçudo".
Vc já planejou algo para seu literati?
Acho que nesta condução, a árvore parece um pouco desequilibrada, isso foi proposital? porquê?
Bom se vc já traçou um plano, tem uma idealização em mente e possui alguma coisa pra transmitir com seu literati, vá em frente! Para mim é o estilo mais interessante da arte bonsai.
Agora se vc não planejou nada, ainda é tempo pra transformá-lo num moyogi... |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 12:54 am Assunto: |
|
|
Amigo, tira algumas folhas e faz um chá, e olhando para essa planta toma-o calmamente e pensa... olha algumas fotos de literat, procura na internet dicas do estilo desejado (no próprio forum tem tópicos sobre esse assunto).
Desejo sinceramente que encontre o caminho certo para sua planta, quando encontrar esse caminho terás dado o primeiro passo.
abraços _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
juniosg
Registrado: 01/09/07 Mensagens: 62 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 1:03 am Assunto: |
|
|
hum,... chazinho de limão...(mas se for tirar mesmo eu naum tiraria dos brotos novos ,,, HHAHAHAH^^, tá decidido amanha eu vou colher folha do limão daqui de casa e vou tomar um chazinho de limão no dejejum^^)
valeu^^ _________________ Junio Salgado Gomes
-_- |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 8:35 pm Assunto: |
|
|
Patrick,
ainda dá para fazer um bom moyogi com ele. O literati não será muito interessante por conta do início que teve a planta. Tem os galhos necessários para o estilo. O pequeno broto da esquerda com primeiro galho e o segundo seria o galho que já está mais desnvolvido. Para continuar a copa tem o broto que cresce para cima. Teria que diminuir este arco que formou no galho baixo, deixando mais natural.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 9:33 am Assunto: |
|
|
Amigos, bom fiz uma chá, e pensei, hehehe, essa planta, como eu disse anteriormente, foi salva do quintal da minha sogra, não tive muita opção no inicio, era um toco quebrado e só um broto e ficou por muito tempo assim, por isso pensei no literati, mas nesse inicio de primavera ela veio com essa brotação me dando novas opções, vou seguir o conselho de vcs, vou deixar crescer livremente mais um pouco,e fazer uma analise melhor de estilo para ela (tomando um achá, heheh).
Juniosg, não é o substrato não, é só uma cobertura de pedras, para manter a umidade, aqui no MS ta muito quente e umidade do ar muito baixa e fico fora de casa o dia todo, se não faço isso minhas plantas sentem muito a baixa umidade. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 9:35 am Assunto: |
|
|
Darkaso, tbém acho que agora a melhor opção e o moyogi.
Obrigado a todos pelas criticas e sugestões!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 3:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Concordo com a colocação dos colegas Atila e Darkaso: não há uma possibilidade concreta para desenvolver e educar sua planta no estilo "Literati". Preferível, mesmo, reconduzir a um moyogi, principalmente considerando que um citrus irá responder melhor a isso. A outra boa opção, no caso, seria o hokidashi.
Condução inicial:
Distribuição de galhos:
Melhor densificação por galho:
Buscar nebari radial:
Veja que há um longo caminho a percorrer. Mas como tem um bom material em mãos, não há nada de tão dificultoso, afinal. Boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 03, 2007 9:34 pm Assunto: |
|
|
ARQPATRIK,
O que eu observo sempre no estilo Literati é aquela sensação de leveza de suavidade e até uma certa elegância informal. Normalmente a planta apresenta poucas folhas e de tamanho pequeno. Acho que sua planta não adequaria bem a este estilo. Talvez fosse melhor seguir outros estilos sugeridos pelos amigos.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 04, 2007 9:22 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas ponderações Geraldo, já soltei o arame, e agora vou aguardar mais um pouco!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
|