|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 5:31 pm Assunto: Buxinho aceita enxerto? |
|
|
Olá amigos, tenho frequentado este fórum há um bom tempo, e sempre achei as respostas que precisava por aqui, então este é meu primeiro tópico. Aí vai a dúvida:
Tenho um buxinho que tem um nebari estonteante, mas um belo problema de buraco na copa ... nem sinal de gema ou esperança de nascer galho neste ponto, exceto por intervenção minha. Pensei em exertar ali um galho de outro buxinho que vou fazer poda estrutural.
A dúvida então: só fiz enxerto em ficus até hoje, por transfixia se não me engano, mas e buxus, aceita enxerto? Qual o método mais recomendável, faço um buraco de fora a fora e ponho o galho "desencapado", ou faço um furo até a metade do tronco apenas, ou a incisão deve ser superficial e prendo com papel filme ...
Eu e meu buxinho agradecemos desde já.  _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 03, 2007 6:01 pm Assunto: Enxerto |
|
|
Andrea
Nunca fiz enxerto de galho em buxinho, mas acredito que deve funcionar. Mas não sei se funcionaria a inserção de um galho cortado de outra planta, pois o galho pode morrer antes do tempo necessário para se estabelecerem as conexões de seiva. O ideal seria usar uma muda pequena já enraizada, mantendo as raízes até a completa fusão.
Em Ficus tem também um problema a menos: o galho enxertado pode estar sem folhas, facilitando encaixar no furo de enxerto por transfixia (de um lado para o outro). Em buxinho galho sem folhas pode ser problemático, por isso eu recomendaria fazer a enxertia por encostia, removendo parte da casca de ambas as partes, tomando cuidado para que o câmbio de ambas fiquem bem ajustados. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Out 04, 2007 2:52 pm Assunto: |
|
|
Entendo. Então já que tenho facilidade de encontrá-las por aqui, acho que vou comprar uma muda da altura em que eu pretendo que o galho pegue, e vou tentar a encostia. Alguma idéia de quanto tempo deve demorar?
Desde já agradeço e prometo postar o resultado!
Andrea _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|