|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sandroguchilo
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 2:40 pm Assunto: uso de micro retifica |
|
|
caros colegas foristas adquiri uma micro retifica da black & decker com o objetivo de utiliza-lá para cavar troncos e fazer uros etc... o que ocorre é que a única ferramenta que veio junto com a mesma que dá para fazer algo é uma tupia extremamente pequena ( até que é boa) mas , acredito que existam pontas mais adequadas para trabalhar na madeira , posntas arredondadas etc.. bem resumindo PRECISO DE AJUDA PARA SABER QUAIS PONTEIRAS USAR E ONDE ENCONTRAR!!! abrigado
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 4:56 pm Assunto: bonsai |
|
|
As pontas que o amigo irá precisar para trabalhar chamam-se "fresas". Possuem formados e tamanhos variados, permitindo um sem-número de recursos de escavação, entalhe, entre outras possibilidades. Aconselho aprender a usar essas fresas num segmento de madeira roliça (um pedaço de eucalipto, goiabeira ou qualquer outra), antes de aplicar numa planta viva, para evitar "detonar" uma planta sem querer.
As fresas mais usadas são as vendidas em lojas especializadas, ou hipermercados, como Carrefour e Extra, e são geralmente da marca DREMEL. Algumas são baratas, mas há outras mais caras, chegando até 80 reais ou mais, dependendo da fresa.
No site abaixo voce poderá visualizar as maravilhosas fresas e ferramentas da DREMEL:
http://www.thetotalsite.it/articoli/showarticle.aspx?id=36
Óbvio que nem todas terão aplicação num trabalho em bonsai. Há que saber então, escolher quais serão mais adequadas, e testar, para aprender a melhor maneira de usar, em um segmento de madeira (seco ou verde), antes de aplicar em uma planta sua.
Uma ressalva: evite "forçar" demais sua mini-retifica, pois queima o induzido com facilidade, e essa peça custa quase o mesmo tanto que a máquina nova.
Para trabalhos em troncos mais robustos ou de madeira dura (ligustro, goiabeira), é aconselhável usar uma outra retificadeira. Eu adquiri a GGS 27, da Bosch:
Aguenta mais o tranco, e as fresas são bem maiores e mais robustas. Há conjuntos de seis fresas, vendidas a um preço razoável num estojo (96 reais) ou pode-se comprar uma caixa em madeira, contendo 24. Produto do Paraguai, mas que rende bem (em torno de 70 ou 80 reais). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
sandroguchilo
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 8:42 pm Assunto: tks! ou obrigado |
|
|
obrigado pelas informações, vou procurar imediatamente as fresas, já que não veio nehnuma , agora mais uma dúvida que peça é essa que vc comentou (induzido) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 03, 2007 9:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
O induzido é o "motor" da mini retifica. Se queimar, adeus. Por isso, evite trabalhar apenas com a rotação em alta, durante muito tempo. Se perceber que sua maquina começa a esquentar, desligue, pare o trabalho por algum tempo, ao menos até que sentir que a maquina deu uma esfriada. Fique atento a cheiro de queimado. Pode ser um indicio negativo de que algo não vai bem.
Nós bonsaistas somos uns apressados. Queremos tudo para ontem. Mas é preciso aprender a sermos pacientes, se queremos que nossas ferramentas, elétricas ou não, tenham uma boa durabilidade. No caso, queimar o induzido pode ser um complicador, principalmente se não houver autorizada em sua cidade, ou se a peça em questão não tiver para reposição imediata.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 10:25 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho uma que comprei no carrefour e sempre uso ela, isso já a tres anos... nunca me deu um probleminha, só o carvãozinho que já tive de trocar... É da marca exeed.
Quando comprei me atentaram para a rotação da máquina que deveria ser alta. A melhor do mercado e que aguenta mais o tranco é a dremel mesmo... só que o preço acompanha a qualidade...
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 04, 2007 9:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Verdade, concordo que a DREMEL é de longe a melhor mini retifica do mercado. Mas eu queimei uma, o Lustosa queimou duas, o Glauco queimou uma tambem.
Agora, ao manusear, tomo um cuidado extremo para não superaquecer, mantendo-a em baixa rotação, e apenas para trabalhos em plantas pequenas, de madeira de dureza relativa (ligustrão, nem pensar), para prolongar a vida útil da maquininha, e evitar o gasto extra. Uma nova tá custando uma nota!!  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Out 04, 2007 7:40 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Verdade, concordo que a DREMEL é de longe a melhor mini retifica do mercado. Mas eu queimei uma, o Lustosa queimou duas, o Glauco queimou uma tambem. |
Como em tudo na vida, temos que ver para que fim precisamos de tal ferramenta, para além de outros factores, existe a proporção do Bonsai a ter em consideração.
A Dremel está preparada para trabalhos de precisão e como tal não convém dar grande uso, ou em trabalhos de grandes extensões, tal como não se recomenda/exige a uma makita ou algo similar que faça o trabalho da mesma...são a meu ver duas coisas distintas...e que a meu ver se podem&devem complementar.
Válidas serão todas aquelas cujo seu preço/qualidade for equilbrado e que cumpram todos os requisitos que nos levaram a adquiri-las.
Eu tenho uma de linha branca (marca "pistola" como se diz por cá ) custou menos de 1/3 da Dremel e até à data nada de contrário a assinalar, também verdade seja dita ainda nem puxei por ela.
Tem a particularidade de se poder comprar acessórios da dremel, caros, mas bons...afinal não é boa ideia colocar-se qualquer coisa na ponteira, principalmente quando nos pode facilmente provocar danos pela rotação a que é submetida.
Todo o cuidado é pouco e infelizmente, aquilo que mais se vê, a julgar pelas fotos...por isso nada de facilitismos...óculos ou máscara de protecção não é bobagem nenhuma, é para usar mesmo...bobagem é ficar um "Scarface" ou ter de recorrer a uma plástica por ter usado uma ponteira caseira (por alguém que não perceba/curioso) ou made "in China" por uma questão de custo...
Por saber que são para pequenos trabalhos, como é obvio não me vou por a fazer sharis em árvores de 1m, ela não foi fabricada para isso, nem as outras para o que ela faz...para esse tipo de trabalho parece-me mais adequado a Makita mesmo, sem dúvida alguma.
A propósito do que ela faz...ela tem outras utilidades, desde o simples afiar de ferramentas à limpeza das mesmas (Polir) até pequenos furos para colocação de arames para fixação das arvores aquando do transplante ...basta puxarmos pela imaginação...entre tantos, tal como por exemplo dar acabamentos num "Dai" para um "Suiseki"
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
sandroguchilo
|
Enviada: Sex Out 05, 2007 1:47 pm Assunto: |
|
|
bem já realizei uns pequenos trabalhos em 4 plantas 2 azaleias 1 ficus e uma piracanta, e até agora não cheguei a passar da rotação da posição 2 , só que o trabalho é demorado,, e na verdade eu acho que isso é o atrativo e objetivo da arte bonsai, ( dedicação/ ampor / paciencia / espera e contentamento) --- só me falta achar as fresas mais adequadas e maiores , abvraços a todos e sucesso!!!! |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Out 05, 2007 5:53 pm Assunto: |
|
|
Sandro, posso dizer que sou um adepto das maquinas, temos um amigo aqui na comunidade , Nelmar, que consegue uma fresa fantastica!!!!! Só que ele só pode mandar fazer com um grupo de 10 pessoas, mande uma MP para ele por que eu ja estou aguardando _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
ghazal
|
Enviada: Sex Out 05, 2007 7:16 pm Assunto: |
|
|
Eu adquiri uma, da marca Megaforth (rotomagic)
na Multicoisas por R$ 69,00
inclui 60 peças
nada de extraordinário mas tá quebrando bem o galho (literalmente)
abs
Ghazal _________________ Marcelo Ghazal |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|