FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda - azalea
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 10:54 pm    Assunto: Ajuda - azalea Responder com citação

Com meus humildes 10 anos de trabalhos na arte e mesmo tendo um diploma de eng. agronomo, tem uma especie que sempre conseguiume vencer...(como dis Hidaka sam: a planta não morre, é voce que mata ela.)
Acabei de comprar um maravilhoso exemplar do kadan... com muito receio mas não consegui, acabei comprando...
Gostaria de saber como prceder com esta especie para não perder mais uma...
Sempre as tratei como trato qualquer das minhas plantas, mas sempre mato... sempre.
Como fazer a poda e condução de galhos? Como fazer poda de raizes?
Sobre o substrato eu já aprendi com dona Junca Mizuno... mas o resto achei que tinha aprendido, até matar uma maravilhosa que tinha roubado da casa da minha mãe... "roubado mesmo", ela tinha uma branca que estava com um nebari que parecia uma casca de tartaruga...
Se alguem tiver experiencia com esta espécie gostaria de uma ajuda...

Muito obrigado desde já...

Ricardo Loriggio
PS: vou postar fotos dela logo...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 7:49 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Ricardo,

Pelo que escreveu, acredito que seu erro fundamental seja o de tratar a azalea como trata as demais plantas que possui. Não sei quais são elas, mas antes de mais nada, vc deverá cultivar a azalea de maneira diferente, para ter sucesso.

Não sei qual o tipo de substrato que vc usa. Isso é um fator preponderante, vez que a azalea não vai muito bem se o substrato for com pedrisco e caco de telha. Então, esses dois compostos devem ficar de fora. Mas ela aprecia casca de pinus fragmentada, carvão vegetal e solo ou composto para samambaia, como esfagno de xaxim.

A azalea prefere um cultivo em meia sombra, em que receba apenas os raios solares da parte da manhã, não muito fortes e intensos. No Japão, são cultivadas em grandes viveiros cobertos com sombrite claro, que filtram os raios solares e as protegem do calor do sol intenso, bem como de ventos fortes e neve.

Não precisamos de tanto, mas procure cultiva-las à meia sombra, de outras arvores ou sob a proteção de sombrite.

Aramagem: ao proceder a aramagem, vc deve antes podar os galhos de maneira a formar pares, evitando o crescimento muito alongado. Após a floração, recomendo tambem retirar a flor murcha, e o talinho que fica.
Com uma estrutura mais enxuta, graças a poda de limpeza (quando vc deve escolher os galhos mais bem posicionados para formar o estilo pretendido), use o arame de maneira firme, apertando sem forçar em demasia, para não marcar muito. Tampouco deixe o arame frouxo ou muito solto, isso irá atrapalhar e não permitirá que voce dê os movimentos necessários à estilização.

Os galhos da azalea são quebradiços. Isso vc deve ter percebido. Então, para movimenta-los com a aramagem, recomendo que primeiro force-os um pouco. Não queira dar-lhes o movimento definitivo logo na primeira vez. Tem que ser aos poucos. Para ajudar, evite regar a planta no dia em que for aramar. Depois que aramar, então, force levemente o galho até um terço da posição pretendida. Depois de um mes ou dois, force mais um pouco, e assim, gradativamente, até que o galho fique na posição final que vc pretende. Isso evita a quebra de um galho que, se perdido, pode não vir a nascer de novo no mesmo local.

Poda de raízes: a azalea permite que vc elimine apenas um terço de suas raízes de cada vez, dependendo, claro, do tamanho da planta. Raizes grossas podem ser cortadas, mas as capilares nem sempre. É recomendável mante-las umidas ou ao abrigo do calor do sol, ao proceder a sua redução. Quanto mais galhos tiver sua planta, maior será o volume das raízes. Se quer uma planta mais "enxuta", então poderá, primeiro, eliminar o excesso de galhos, para só depois, podar o excesso de raízes, lembrando que elas terão que ser, necessariamente, na primeira poda, em volume superior em termos de quantidade, em relação aos galhos que mantiver.

A cidade em que vc mora é muito mais adequada, quanto ao clima, que aqui no planalto central, para o cultivo de azaleas. Se eu consigo fazê-las ficarem como eu quero, considerando a baixa umidade da minha região, certamente voce terá muito mais sucesso, se seguir as orientações acima.

Rega: não encharque o solo. Deixe secar bem, entre uma rega e outra. Prefira podar galhos e aramar com o solo seco. O tronco, se não for muito grosso, poderá ser movimentado com arame, desde que vc siga a regrinha básica de fazê-lo gradativamente e não objetivando o movimento final de uma unica vez.

Mudas: vc pode fazer estaquia com os galhinhos podados. Eles pegam super bem. Faça um corte em cunha, retirando a casca na ponta que será enterrada. Mergulhe as estacas em solução enraizante por uns trinta e quarenta minutos, depois estaqueie em areia grossa ou substrato tipo plantax, usado por horticultores.

Reenvase: dependendo do tamanho da planta, a cada dois ou tres anos, é o ideal. Claro que, em caso de mame ou shohin, poderá ser até antes disso. Plantas maiores e mais velhas, com troncos mais grossos e nebari casco de tartaruga, poderão ser reenvasadas em até cinco ou sete anos. Very Happy

Dica: compre mudinhas baratas em viveiros, e treine aramagem nelas, antes de trabalhar com plantas maiores. A azalea aceita qualquer tipo de estilização, até mesmo raiz sobre rocha. Então, ao praticar com essas mudas, voce não corre o risco de estar perdendo plantas mais valiosas.

Podas: observe que deverá eliminar as brotações que saem na base do tronco, nas raizes, e no próprio caule principal, se não for usar alguma dessas para formar um novo tronco ou galho.

Adubagem: prefira adubo liquido. Eu uso o biofert plus, mas há cultivadores que usam ouro verde. A Regina Suzuki usa osmocote. Fica a seu critério. O adubo liquido ajuda na florada. Adubo orgânico faz as folhas ficarem muito grandes.

Prefira cultivar as azaleas que emitam flores unicas, não dobradas. São mais bonitas como bonsai. Very Happy

A titulo de esclarecimentos, principalmente quanto à formação dos galhos, recomendo o link abaixo, em que há dicas e mais dicas interessantissimas, e que servem tanto para outras plantas como para azalea:

http://www.bonsaiprimer.com/general/general.html#A

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Loriggio
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 1:50 pm    Assunto: Responder com citação

Como vai niky?
Sobre suas dicas eu faço quase tudo que vc falou...
Uso substrato que retiro do meu criador de minhocas misturado com 1/4 de areia grossa e esfagno...
Quanto a aramação eu já sabia sobre fazer com a planta um pouco desidratada...
O que não faço é a técnica de aramação... vou tentar fazer aos poucos, como vc falou...
A adubação eu faço de uma forma que eu mesmo criei a partir de aulas de adubação organica que tive na faculdade... Faço compostos misturando torta de mamona, farinha de osso, farinha de peixe, farinha de penas e sangue, mando analizar e tenho um para cada situação variando os teores de N,P,K,Ca,S e micros.
Hoje estou com mais de 60 plantas da minha coleção, além de prés e mudas que comercializo.
Não tenho nenhuma azaleia, esta é a minha nova tentativa... vamos ver no que dá...

Muito obrigado pelas suas dicas. Foram bastante produtivas...

Ricardo Loriggio
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 6:20 pm    Assunto: Responder com citação

Ricardo,
poste a foto dela pra nós!!!!gostariamos de ver este belo exemplar do Kadan.
http://pedique.blogspot.com.br/
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 6:30 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

depois de umas dicas dessas dadas pelo nicky podemos fechar o tópico, até eu vou mexer na minha azaléia com outros olhos, e mãos claro.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: