FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cerejeira e Tuia
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daelin

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2005 10:41 pm    Assunto: Cerejeira e Tuia Responder com citação

Ola a todos,

Sempre quis ter um bonsai mas morria de medo de ser enganada e de levar gato por lebre, ou seja, comprar um galho plantado na terra achando que era um bonsai.

Quando viajei para Sao Paulo fiz a loucura. Comprei um bonsai no meio da rua, no bairro Liberdade.

Fiquei dias achando que tinha sido enganada. O vaso é de plastico, a plantinha veio cercada de pedrinhas brancas, e é uma tuia. Pelo que eu li depois essas seriam as caracteristicas basicas de um falso bonsai.

Nao resisti e resolvi futucar a pobre da planta e acabei descobrindo que era um bonsai de verdade, com um monte de raizinha.

Fiquei tao feliz com a descoberta que resolvi comprar outro bonsai. Dessa vez procurei na minha cidade, Brasilia.

Foi uma busca longa, mas acabei achando um viveiro onde um rapaz prepara bonsai. Resolvi comprar uma muda de alguma planta e pedir a ele pra transformar em bolsai, podando a raiz e envazando.

A muda foi de cerejeira, e a planta esta muito bem, junto com a tuia.

Agora estou procurando por um bonsai mais velho, mas fico preocupada porque posso nao saber cuidar. Ficaria muito chateada se comprasse um bonsai que demorou anos para chegar ao ponto em que esta hoje, so para ve-lo morrer, ou perder o estilo que tinha sido imaginado para ele.

Segundo voces, posso me arriscar com um Ficus? É um bonsai de trato facil?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 24, 2005 11:55 pm    Assunto: Ficus Responder com citação

Oi!

Acho que ficus é uma boa espécie para se trabalhar, pelo menos eu gosto muito. Cool
Você mencionou que tem medo de cuidar por não saber sobre as técnicas, mas acho que se você procurar pela internet logo logo vai aprender uma porção de coisas. Aqui no fórum mesmo tem uma porção dicas.
O caminho é começar a procurar informações e botar a mão na massa. Só tentando mesmo que você conseguirá.
Um abraço e boa sorte! Wink

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 3:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá Daelin, como vai?

Olha só, esse negócio de enganação é bastante subjetivo...
Se você se dispuser a ler uma boa parte das mensagens deste fórum (um pouquinho por dia), realmente gostar do assunto e se dedicar, depois dos 3 primeiros meses, você vai fazer a primeira constatação:

- Não tem tantos segredos como você imaginava e que aquela planta que você comprou não era um galho plantado na terra, mas de repente não se distanciava muito disso...

Depois de 6 meses, lendo bastante, participando ativamente de alguns fóruns e principalmente praticando, você vai fazer a segunda constatação:

- O começo valeu muito pouco, visto que agora você já tem algum domínio e perdeu a maior parte do medo e percebeu que a maior parte das coisas que você achava corretas no começo, agora você vê o quanto são diferentes...

No oitavo mês, depois de já ter algumas revistas, livros, continuar participando dos fóruns e ter praticado bastante, você vai achar que já sabe alguma coisa e se por um acaso perder alguma planta você fará a terceira constatação:

- Você não sabe tanto quanto pensava saber, ou entendeu tudo errado, além do que vai achar que as plantas demoram demais para crescer...

Tendo em vista que apesar de não parecer é uma arte/ciência um pouco complexa, mas sem grandes mistérios. Lógico que existem técnicas, regras, procedimentos específicos, etc. de forma que a simples rega em excesso ou a falta dela podem matar a sua planta te fazer desistir em menos de 1 mês... e é aí que mora o fascínio da coisa... a dedicação, o gosto e o aprendizado vão fazer toda a diferença... e você vai perceber que o verdadeiro começo é em média depois do primeiro ano. É aí que você descobre que:

Ter perdido uma(s) planta por falta de conhecimento/prática é muito mais comum do que você pensava...

Que aquelas mudas que logo no começo você achava se tratar de Bonsai, na verdade eram Pré-Bonsai, ou apenas mudas, mas que algumas delas podem render um bom trabalho no futuro...

Que cada bonsaísta tem seu jeito de ver a planta, suas técnicas, enfim, suas particularidades...

Que algumas espécies que você cultiva, não se encaixam(estéticamente) de fato no cultivo em bandeja, e você começa a se desfazer delas... por outro lado, você se arrepende daquelas mudas que você descartou logo no começo, por não ter a visão aprimorada...

Que por mais que você aprecie determinada espécie, essa não se desenvolve bem no seu clima, entretanto, aquela nativa da sua região, serve e muito para esse cultivo...

Que quanto mais fotos e plantas você vê, o seu senso estético mais aguçado fica...

E por aí vai...

Citando alguns colegas que reunem alguns anos de estudo e que você vai conhecer se resolver embarcar nesse navio:

Um Bonsaísta chamado Fábio Antlaky, tem uma frase muito interessante (não lembro exatamente), mais ou menos algo como: "Bonsai é Jardinagem avançada"

Outro, chamado Eduardo Mizuno costuma dizer o seguinte:

"enquanto não matar umas plantas, não começou a aprender"

Certa vez em um tópico ele me disse algo, que só hoje consegui entender (eu era louco com as cicatrizes deixadas pelas podas):
"Uma das coisas mais importantes é parar e observar bastante uma planta ou foto, e só depois que você fizer isso algumas centenas de vezes é que você vai começar a ter uma vaga idéia de estética de Bonsai"

Outro que se chama Mário Leal e é o administrador que mantém esse fórum costuma enfatizar o seguinte:

"No Bonsai existem 3 regras básicas: 1° Paciência, 2° Paciência e 3° Paciência"

Aqui pela Net (nos fóruns), você vai conhecer pessoas fantásticas, que participam ativamente dos fóruns e já carregam alguns anos de estudo nas costas, e que, com toda certeza, vão saber lhe responder a maior parte de suas dúvidas, como o Olavo Pastorte, o Sergivaldo, o Mago, o Ratto, o Charles, O Antônio Castro, o Bergson, e tantos outros que seria injusto continuar citando, pois com certeza iria esquecer alguns nomes.

Bom, acho que falei muito e sempre se corre o risco de ser prolixo nesses casos... mas tudo isso foi só para te dizer, que tome cuidado, pois depois que se apaixonar pelas pequenas árvores... é difícil lde largar... Very Happy
e também que de maneira dinâmica, este e outros fóruns, estão aí para te ajudar a dar os primeiros passos.

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 3:07 am    Assunto: Responder com citação

Complementando...

O Ficus é uma espécie bem resistente, e com certeza uma das mais indicadas para iniciantes como nós.

Abração
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 4:19 am    Assunto: Texto Responder com citação

Felipe,

Achei fantástico o seu texto! Sugiro que faça algumas pequenas adaptações e o coloque no fórum MATÉRIAS. Seria muito interessante para os iniciantes (também me incluo nesse grupo). Laughing
Abraço!

Fábio
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 6:12 am    Assunto: Responder com citação

Fala Fábio, sem sono ou trabalhando?? Very Happy

Acho que é mais um ponto de vista, não chega a ser um texto propriamente dito... fui escrevendo o que estava pensando no momento, não editei, revisei ou alterei. Mas, de qualquer maneira, é bom ver que a gente se identifica aqui nesse mundo de forma parecida.
Valeu.

Abração
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:22 am    Assunto: Sono Responder com citação

Felipe,

Eu trabalho de 19h às 07h e, quando dá, entro pra ver o que está acontecendo no fórum. Cool
Sobre o texto, quero dizer que gostei muito da sua forma de pensar e realmente acredito que poderia se tornar uma matéria. Wink
Agora vou dormir porque volto a trabalhar hoje de noite. Confused
Abraço!

Fábio
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 8:24 am    Assunto: Sono Responder com citação

Felipe,

Agora eu fiquei curioso também. Você não dorme não? Laughing
Gosta tanto de bonsai que fica o tempo todo entrando no fórum? Shocked
Brincadeirinha...
Abraço!

Fábio
daelin

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Felipe, tudo o que voce falou me deu mais animo pra continuar e menos medo.

Claro que a frase "enquanto não matar umas plantas, não começou a aprender" é meio aterrorizante Smile

O engracado é que eu nunca gostei de nenhuma planta, justamente por medo de mata-las. E agora to totalmente viciada em bonsai e nao acho que o vicio va acabar.

Se uma morrer vou continuar com a outra e ainda arrumo outra pra compensar Smile

Quanto ao Ficus, vou ver se encontro um aqui na minha cidade, o que é super complicado. Achei tuias, juniperos e ate um pinheiro negro (lindo, mas muito grande), mas nada de ficus.

Andei lendo bastante o forum ontem a noite, e adorei o jeito com que os iniciantes sao tratados. Sempre com respeito e boa vontade.

Acho que vou ficar viciada no forum tb Smile
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 9:47 am    Assunto: daelin Responder com citação

Daelin,

Infelizmente a perda de plantas faz parte da vida de um bonsaísta, talvez haja algumas raras pessoas que fujam da regra.
Com o tempo você vai melhorando na sua técnica e aí vc consegue mantê-las vivas. Very Happy
Até hoje lamento a perda da minha primeira planta, uma Bougainvillea, mas isso foi importante para que eu pudesse cuidar melhor das outras. Wink
Boa sorte!

Fábio
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Olá Daelin,

Seja bem vinda ao fórum!!!

Olha, o Felipe já disse tudo. É exatamente como ele falou: não tem mistérios, basta querer (querer de verdade!!) aprender.

Felipe, meu velho, seu texto está perfeito. Também acho que deva ser colocado num tópico à parte, para ser lido sempre, não apenas por iniciantes mas também por quem já está há um bom tempo nessa caminhada.

Parabéns!!!

Um Abração,

Sergivaldo
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 10:17 am    Assunto: Texto Responder com citação

Viu só? Não sou só eu que acho. Laughing
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 10:21 am    Assunto: Re: Cerejeira e Tuia Responder com citação

Oi Daelin, tudo bem?

Seu receio é perfeitamente compreensível e esteja certa que todos nós passamos um dia por isso... Very Happy

Uma saída muito interessante seria comprar a planta, por exemplo o ficus, e voce mesma transformá-la em bonsai. Assim voce só tem a ganhar, e só como exemplo, eu citaria:

- voce vai gastar muito pouco prá comprar o ficus e o vaso, comparando-se com um bonsai pronto e mais velho,
- voce já começa a praticar alguns ensinamentos passados por colegas ou leituras,
- o prazer de ter uma planta trabalhada por voce é imenso!
- o ficus é muito resistente aos trabalhos necessários,

Seu texto deixa claro que voce vai cuidar muito bem de seus bonsai mas, ainda que ocorra algum problema e um deles venha a morrer, acredite, isto faz parte do aprendizado.....

Continue trocando idéias aqui e conte seus próximos passos....

Boa sorte,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Daelin !!!!!!!!!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing
Que bom vc estar entrando neste mundo fascinante que é a ARTE DO BONSAI !!!
Felipe, parabéns pelo texto, coloque-o sim em Matérias, vale a pena.
Fábio.... você virou coruja mesmo ????
Muito bom ter lido o que Fábio, Felipe, Charles e Sergivaldo(miguinho) escreveram.
Com meus parcos conhecimentos, tomo a liberdade de dizer que o ficus talvez seja a melhor planta para iniciarmos, o que não quer dizer que OS FICUS VIVERÃO PARA SEMPRE. Às vezes acontece, ou pode acontecer de se perder um deles.... são coisas da vida.
Experimente adquirir uma planta bem bruta e comece a mexer, a sentir o que a planta quer que você faça.
Abraços à todos, para você... DAELIN, um abraço super especial para a nova amiga. Very Happy Very Happy Very Happy
Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
daelin

MensagemEnviada: Qua Maio 25, 2005 2:16 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada pelas boas vindas Smile

Hoje descobri que existe um viveiro de bonsai em Brasilia. Se chama Casa Bonsai e estou me mudando pra bem pertinho dele.

Pelo jeito vou aprender muito sobre bonsai. Eles tem workshops todo sabado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: