FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Criação de estilo raiz na rocha.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Werlei Purgatto
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 7:49 am    Assunto: Responder com citação

Darkaso o musgo esfagmo, por baixo da borracha, tem a mesma função do barbante, que é de manter a umidade, e ele também entra em decomposição, acho que o barbante funciona mas apenas tenho receio dele perder a pressão sobre as raizes.
Idéias novas estão aí para serem testadas, a próxima árvore neste estilo vou fazer a experiência do barbante.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 9:46 am    Assunto: metodo Responder com citação

AMIGOS, Ou eu estou trabalhando de maneira errada, ou desenvolvi uma tecnica diferente da de voces! Eu so uso plantas obtidas a partir do condicionamento em garrafas PET.. Isto e de 25 a 30 cms., de sistema radicular! Desnudo toda raiz, uso a camara de ar e nao me preocupo em preservar a raiz com asfagno ou outro retentor de umidade! Uso esta tecnica em SERRISA, ULMUS,CARMONA, SAGERETIA, NERIFOLIA, CALIANDRA, ZELKOVAS e etc... . Isto sem falar das pedras artificiais!!! Segundo o biologo CLAUDIO RATTO, a borracha de camara de ar, por ser preta concentra e potencializa o calor do sol. Provocando o acumulo de agua no lugar encoberto provocando o engrossamento das raizes encobertas, e seu devido acoplamento a rocha! ATT. LUCIANO.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 10:19 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Luciano, a sua maneira de fazer esse trabalho é, de longe, a melhor. Quanto a isso não há dúvida nenhuma. Very Happy

Mas considerando que, às vezes, voce pega uma planta qualquer, num vaso plastico comum, baixo, e quer fazer esse estilo a partir daquele momento, então não terá as raízes alongadas como as obtidas através do cultivo em garrafas pet. Nesse caso, é que suscita a controvérsia sobre a melhor maneira de prender essas raízes: se com barbante ou com camara de ar ou fita de autoplessão. Shocked

Quero crer que, ao prender essas frageis raízes, visando formar a estrutura inicial, vez que todo o conjunto será enterrado, o uso do barbante é, de longe, a melhor opção, vez que não agride as raízes, causando pressão excessiva, e o barbante irá, gradativamente, se decompor, permitindo que durante seu processo de decomposição, as raízes possam ir adquirindo a necessária aderencia ao material (pedra natural ou artificial).
Além disso, considere tambem que tal trabalho ficará mais fácil para o iniicante que desejar fazê-lo, com o uso do barbante, em vez da borracha, quando o uso desta ultima poderá prender em demasia as raízes, causando seu sufocamento e morte, comprometendo todo o trabalho. Rolling Eyes

Agora, se for para fazer um BOM trabalho, o melhor é plantar a muda numa garrafa pet, ou como sugeriu o colega Geraldo Inocencio, fazer uso de um tubo de pvc, visando primeiro formar a estrutura radicular necessária, para só depois agregar a pedra e formar a estrutura aerea. Very Happy

Mas nem todos temos a paciencia necessária e na maioria das vezes queremos tudo para ontem, não é mesmo? Sad

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Seg Fev 12, 2007 9:07 pm    Assunto: tecnica Responder com citação

NICKY, Estou usando isto a mais de 10 anos! Se houvessem perdas , ja teria parado. Quanto a pedra artificial, voce amolda o sistema de raizes a teu gosto. Sem nescessidade de pressao. Nao falo da confecçao de uma ou duas, mas de centenas! Tanto das pedras naturais , quanto das artificiais. Devo estar errado! Mas tenho que admitir, minha pressa e averssao a teorias . ATT. LUCIANO.
mariomdv

MensagemEnviada: Sex Mar 02, 2007 9:02 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Cláudio,

Peguei algumas pedras na praia de Camboriú SC, gostaria de saber como lavá-las. Obrigado.

mariomdv Cool
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 02, 2007 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

Mariomdv,

as pedras coletadas em praias dependendo da composição, podem absorver o sal, ficando impróprias para o bonsai. A possibilidade pode ser colocá-las em uma bacia com água e trocar essa água a cada semana por pelo menos umas quatro vezes. lave com sabão e escova em cada troca. Assim estará assegurando a diminuição do sal.

T+
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Eu normalmente quando recolho ou compro alguma pedra coloco de molho por alguns dias, acho que o procedimento em relação às pedras encontradas em praias poderia ser o mesmo, sendo que poderia ser usado alguns dias a mais para garantir a retirada de resíduos de sal.

Abraços,

Cláudio.
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 3:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos,

Trago de volta este assunto para saber como andam os trabalhos dos amigos, tenho realizado vários testes e algumas considerações devem ser mensionadas.

Em relação ao agarre nas rochas, sabemos que este deve ser perfeito sem partes das raízes lançadas para fora da pedra. Por experiência pude comprovar que mesmo tomando muito cuidado na hora da execução, seja com barbantes ou outros materiais algumas raízes não formam um bom agarre. Tenho usado escoras, arames e até mesmo o substrato sob pressão para resolver este problema, muitas vezes com sucesso, outras não. Quando as raízes adquirem um certo calibre tenho optado pelo ganho de espessura da mesma para que ela naturalmente encoste na rocha, é um processo lento, porém parece que soluciona o problema. No caso das variedades de ficus, tenho utilizado o encaminhamento de raízes aéreas para vedar eventuais falhas no agarre.

Algum colega tem tido os mesmos problemas? As soluções diferam das que apresentei acima?

Abraços,

Cláudio.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 9:21 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Cláudio,

voltar com certos tópicos é sempre bom. Esta discussão é muito boa e ajuda a dar boa noção aos novatos e na troca de informações entre os experientes.

tenho apenas duas espécies em rocha. Uma serissa que teima em não engrossar, mesmo na mamadeira, mas solta galhos longos que é uma beleza. Essa vai demorar ainda.
A outra é um ipê amarelo, as raízes estão engrossando bem. Usei uma ráfia plástica, daquelas que se usava antigamente para amarrar embrulhos em quitandas e feiras. Ela ajudou a poder fazer força para dar uma prensada nas raízes na pedra, mas também tive sorte com a pedar, parecia ser para ela. A ráfia, assim como o barbante, deu liberdade de apertar onde precisava mais. Não vi problemas em ser sintética, pois o substrato está metade caco cerâmico, metade brita zero.

T+
ADAC

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Eis dois exemplares que fiz com base nas informações desse tópico, agradeço muito o compartilhamento das técnicas. São tópicos assim que animam a gente a ousar nas nossas criações!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Adac,

não está muito legal. Veja que as pedras estão parecendo que encostam nas plantas e não que as plantas cresceram na rocha. É
necessário fazer o agarre das raízes em um vaso fundo para que as raízes estejam completamente cobertas e desenvolvam por completo, com mais velocidade inclusive.

Nesta foto abaixo fiz a limpeza das raízes e depois a separação para visualizar melhor o que fazer.

agora coloquei na pedra para ver o melhor posicionamento das raízes.

Agora com as raízes amarradas e bem presas para que não forcem a saída, se afastando da pedra e não ficando natural o agarre.

Esta é a planta que citei acima. Veja como fiz uma grande quantidade de voltas para que isto seja assegurado, bem diferente das voltas que você deu. Nada contra e não estou te repreendendo, apenas estou te dando as dicas que acho pertinente para que consiga melhorar sua planta.

T+
ADAC

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

De forma alguma, agradeço demais cada sugestão tua! É que eu não coloquei as raízes sobre a planta, na verdade eram plantas muito pescoçudas que passei pelos buracos já existentes na rocha e plantei as raízes no substrato mesmo. De fato você chamou a minha atenção para um detalhe: se eu transformasse essas duas em estilo cascata, como se pendessem de uma encosta, ficaria bem mais interessante, não acha?

Abraços,
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Adac,

pelas fotos não deu pra ter uma idéia boa de como estão. Essa possibilidade pode ser boa, mas, para dar um ar natural seria importante que as raízes apareçam na rocha.

T+
Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Olá Darkaso,

Neste aspécto as serissas são um problema, realmente demoram muito para engrossar, o que retarda muito o andamento do trabalho. Pela minha experiência as variedades de ficus nos dão resultados muito mais rápidos, seguidos depois pelos ulmeiros e pitecos. Já o Ipê, nunca cultivei, como é a resposta dessa espécie?

Abraços,

Cláudio.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio,

os ipês tem um crescimento bom, não tão rápido como pitecos e fícus, mas não tão lentos como serissa. O cresciemento de tronco e galhos é bom, mas os galhos crescem mais longitudinalmente do que engrossam. Parece que vai dar trabalho para manter a copa ordenada e a proporção. Mas se der certo a floração seria uma recompensa.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 4 de 5

Ir para: