|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 7:26 pm Assunto: Manacá no escorredor - busco opiniões |
|
|
É a primeira vez que tento um procedimento para engorda de caule de bonsai plantando-o em escorredor. No último sábado, fui visitar a floricultura ao lado da igreja matriz no centro de Friburgo e me deparei com este manacá com um nebari fantástico já bem desenvolvido.
Não dá para ver na foto (me esqueci de tirar uma antes), mas a planta já tinha uns 1,2 metros. Normalmente essas mudas são feitas para reflorestamento, paisagismo, etc. Por isso é importante que tenham folhas grandes e um excelente desenvolvimento apical, para formar árvores frondosas e robustas. Para o bonsai é o contrário: queremos ter folhas pequenas e brotação baixa. E essa tinha os dois, como dá para ver na foto. Provavelmente seria descartada por paisagistas… Além da brotação baixa, excelente formação de raízes e folhas pequenas, ainda tinha um broto muito bem localizado um pouco mais alto que poderia ser transformado no novo ápice!!! É demais e custei a acreditar na minha sorte. Custou apenas R$ 15,00. O único senãozinho era o caule um pouco fino para a altura desejada. Por isso decidi plantar em escorredor de macarrão para acelerar seu desenvolvimento e também deixei os raminhos baixos para ajudar no processo.
Detalhe do nebari:
Antes de plantá-lo, seria preciso podar a raiz pivot e usar um calço para deixar as raízes bem no formato de estrela. Ontem eu encomendei uma pizza e onde compro a caixa tem um calço de plástico com pezinhos (veja na foto) que é fantástico para isso.
Detalhe da poda de raízes:
Detalhe do calço utilizado e depois colocado:
Depois disso bastava prender bem a planta para forçar um desenvolvimento lateral das raízes e depois cobrir com substrato (inclusive o nebari). O substrato utilizado é composto de 20% terra vegetal, 15% de pedriscos e 65% de areia para gato (marca absorsol), que continuo experimentando (se isso der errado, vou perder, pelo menos dois bonsai…
Detalhe da amarração do Manacá no escorredor:
E o resultado final:
É isso aí… Espero que dê tudo certo. Aprendi rapidamente quer a arte do bonsai evolui com tentativas e erros, buscando sempre aprender. Se der certo, teremos um belo bonsai. Se der errado, aprendemos com os erros e assim evitaremos perder novas plantas.
Por tudo que pude perceber nos vídeos e materiais que pesquisei, parece que no Japão é assim que os mestres passam o conhecimento: sem dar os passo-a-passos, mas estimulando a criatividade, a sensibilidade e a evolução do aprendiz, deixando-o aprender com seus próprios passos. Uma filosofia e tanto!
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o procedimento e quaisquer informações interessantes sobre a planta.
Abraços,
Pedro Bessa - http://pedrobonsai.wordpress.com
Editado pela última vez por pedrotv em Qua Out 10, 2007 1:31 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 7:47 pm Assunto: Mame e moyogi |
|
|
Pedro
Excelente escolha. Eu teria sido ainda mais radical: cortaria logo acima do 2o. broto baixo, para fazer um mame, por enquanto. Depois, com o crescimento, transformaria em um moyogi com ótima conicidade e lindo nebari! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 8:00 pm Assunto: |
|
|
Ferreira, obrigado pela sugestão de fazer um mame. No início havia pensado nisso. A espessura do tronco permitiria um belo desenvolvimento, mas não sabia como seria um mame de manacá. Acho que as folhas são grandes demais para isso... Além do mais, tinha muita vontade de experimentar o escorredor, é o meu primeiro, eheheh... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
também tenho um manacá-de-cheiro; é uma muda que comprei num viveiro mas ainda não decidi o que fazer com ele.
Quanto ao mame, acho que as folhas não são tão grandes; na minha muda pelo menos não...
Muito bem ilustrado o teu trabalho; só tenho uma ressalva a fazer: se estes pedriscos são de mármore, pode ser que altere o PH do solo, não fazendo bem para a planta, porém os mais experientes podem dar melhor opinião...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 09, 2007 8:50 pm Assunto: |
|
|
Edson,
Não é mármore não... Não me lembro o nome do minério, mas tem ph neutro e me ajuda bastante na manutenção da temperatura... Atualmente tem feito muito calor, e essas pedrinhas brancas refletem a luz do sol, mantendo uma temperatura mais agradável para a planta. No mais, tem também um minério da areia de gato, da marca absorsol, feita na Argentina. Estou experimentando com isso depois de ver um post num forum britânico de bonsai. Segundo o fabricante, trata-se de uma argila montmorillonita de origem vulcânica (alguém lembrou do akadama?). Também tem ph neutro. É interessante, faz um barulhinho como o de gaz de refrigerante quando rego... mas é bem drenante e retém apenas umidade... Vamos ver no que dá... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Out 09, 2007 9:21 pm Assunto: |
|
|
Bela escolha...
Agora é só deixar engordar...
Num é que me lembrei do akadama ]
grande abraço _________________
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 12:07 am Assunto: |
|
|
Pedro,
beleza esse lance das pedrinhas brancas refletirem a luz solar...
Vou pensar nisso para o futuro...
Até mais...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 7:52 am Assunto: |
|
|
parábens pela nova aquisição , o seu manacá tem um nebari muito bom.
deixe-o na sombra por uns 30 dias e logo começara uma forte brotaçaõ
esse manacá tem futuro. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 9:39 am Assunto: |
|
|
Achei o esse calço uma grande sacada, vou tentar acha-lo aqui em casas de embalagem, pq nas pizzas daqui não vem, hehhe!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 10:49 am Assunto: |
|
|
Flávio, foi esperando que brote bem que resolvi deixar o galho guia lá em cima... Assim ele talvez puxe a seiva causando brotação nas áreas intermediárias. E aí eu terei muito mais opção para estilizá-lo no futuro...
Patrik, o calço é bem bacana... eu vinha guardando vários para uma possível utilização (no início pensava em pintar e usar como base para exposição de mames...) e acabei percebendo que faria um excelente calço para o nebari. Sorte... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|