FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O quanto aguenta um junipero?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ADAC

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 4:24 pm    Assunto: O quanto aguenta um junipero? Responder com citação

Amigos, adquiri um junípero bem grandinho, composto de dois troncos. Um deles, é comprido o suficiente para fazer minha tão sonhada cascata, há tempos procurava por um candidato com potencial. Só que o outro tronco também está muito bacana, e estou morrendo de dó de simplesmente cortar e me livrar dessa parte.

Tenho um buxinho que comprei bem grandinho, e literalmente dividi em dois, parti a massa de raízes ao meio e plantei as duas metades, e ele se recuperou que foi uma beleza, gerou duas árvores lindas.

Será que o junípero aguenta algo tão drástico? Ou talvez pegar essa segunda parte, botar no enraizador e plantar na areia? Melhor desistir e jogar a segunda parte fora?

Abraços,
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Pq vc não tenta uma alporquia?
Essa de dividir eu fico meio assim pq dependendo de como é a junçao dos dois podem ficar cicatrizes nas duas plantas...
posta uma foto p/gente ver...

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

ADAC.
Tbém acho que devia postar uma foto para vermos as possibilidades, quem sabe apareçam novas idéias para sua planta.
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Adac,

a foto é o ideal, mas existem muitos trabalhos em juníperos feitos na china e japão que nem dá para acreditar no que fizeram, é resistente, mas também é delicado em outros aspectos. Poste a foto, assim daria para dar idéia do que tem seu junípero.

T+
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 10:22 am    Assunto: Re: O quanto aguenta um junipero? Responder com citação

Oi Andrea, tudo bem?

Sem foto fica mais dificil palpitar mas, em princípio, é possivel fazer uma bela cascata, mantendo os 2 troncos... Rolling Eyes Wink
Voce fala que com o maior deles faria a cascata... e eu imagino o seguinte:
- Arame o galho maior e faça os movimentos para a "cascata descer"..
- Arame o galho menor e faça um movimento ao mesmo tempo inclinado no sentido da cascata, porém, de forma a definir uma pequena copa, acima da primeira curvatura do galho da cascata!....
Ou seja, o galho maior desce.... e o galho maior sobe, se inclinando no sentido do primeiro

Se ficou muito complicado (e talvez impossivel para sua planta), colocando uma foto ficaria mais facil visualizar a ideia... Rolling Eyes Wink

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ADAC

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Aqui está, devidamente dividido. Aparentemente, estão levando numa boa. Achei que ficaram dois exemplares interessantes, o que acham? O de tronco sinuoso ficou bem exótico, e o cascata já era um desejo antigo meu.

em tempo: esse substrato vermelho do sinuoso era terra de cupim. Só que não levou duas regas para desfazer os torrões, e virou um barreiro só. Aparentemente, fica péssimo se comparado com o outro substrato, porque não é drenante, fica como barro, e demora uma eternidade para secar e precisar de rega de novo, coisa de uma semana. Entretanto a cor do solo combina perfeitamente com o coral que arrumei para apoiar o tronco. E aí, o que faço? Replanto e uso caco de telha e areia grossa, ou deixo assim e vejo no que dá?
GustavoO
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 6:03 pm    Assunto: Responder com citação

Andrea,
Acho melhor replantar para evitar que acumule muita umidade e leve ao apodrecimento de raízes, mas vamos ver o que os mais experientes dizem e aí teremos mais certeza.
Abraços,
Gustavo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Adac,

devia ter colocado as fotos antes de separar. Agora não tem mais jeito. Acho que a primeira ficou um pouco forçada. Está encostada na pedra, não está natural. A segunda está sem visualização do tronco e de onde foi feita a separação. Retire essa terra de cupim. VAi matar sua planta. É um péssimo substrato pra bonsai, sempre acontece esta compactação, por isso está caindo em desuso e sendo maravilhosamente substituído por caco cerâmico. infelizmente você só saberá se eles não acharam ruim após um tempo longo, os juníperos e pinheiros demostram estarem em difilculdades após estrem mortos, então todo cuidado é pouco.

T+
ADAC

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

A primeira está exatamente isso: encostada apenas. Não mexi em nada, queria exatamente alguma sugestão sobre o que fazer com ela tendo em vista esse tronco retorcido dela. Mas vou replantar em caco e tirar a pedra, para dar uma visão mais clean.

A separação foi feita nas raízes, devidamente selada, os troncos não ficaram com marca alguma. Na verdade a árvore original era essas duas cascatas apontando para cima e o retorcido à direita, não vi muito o que fazer alem de separar os dois e tentar duas composições diferentes.

Então eu engrosso o coro dos que tentaram terra de cupim e acharam ruim. Agradeço por salvar a planta antes que ela se debilite demais.

Abraços,
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Adac,

veja esta foto que pode ajudar. Este é um estilo que se chama bankan. O tronco é todo junto, como uma sanfona fechada. Ele fica assim até certa altura, não muito, depois segue alto pra formar copa.

Acho que para a primeira deve ser uma saída. Para a segunda não dá muito pra ter a idéia real de como ficou, a foto apensa deste ângulo não ajuda. Tire outras, de outros lados e de cima.

T+
ADAC

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 10:13 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, adorei! Esse estilo é novidade prá mim! Está bem salvo aqui no meu micro e com certeza será o guia pro futuro desse exemplar. Novas fotos do cascata amanhã sem falta.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: