|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 1:52 pm Assunto: |
|
|
Oi Ferreira... tudo bem?
Agradeço seus comentários... muito legais...
O estilo fukinagashi chegou a me ocorrer, mas este é um estilo que uso quase como "ultimo recurso"... ... não é extamente minha predileção...
Mantive a inclinação original do tronco e busquei um estilo bunjing+shidarê, mas também gostei muito da proposta do Paulo Roberto, que seria algo como bunjing+moiyogi... ...
Não descarto a mudança....
Sobre as condições naturais que propiciam a formação de jins e sharis, pessoalmente também não recomendo forçar a sua ocorrência!... Só tive a sorte de encontrar o "trabalho feito" ...... e a planta viva!...
Oi Darkso, tudo bem?
Gentis seus comentários amigo... motivadores!.... valeu muito!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 6:17 pm Assunto: Solução |
|
|
Charles
Não defini ainda se não gosto do estilo fukinagashi ou se apenas não gostei dos que já vi. Mesmo em foto, é muito raro encontrar um que pareça "natural". Por isso mesmo gostei muito da solução que você encontrou. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Out 13, 2007 9:44 pm Assunto: |
|
|
Grande Charles!!!
Um trabalho muito bem feito este PARABÉNS
Eu acho que não precisa muito pra terminar este belo exemplar...
sou favorável com uma copa mais tradicional e talves uma inclinação para direita também possa "equilibrar" desequilibrando (será que inventei demais )
Vou usar um pouco da bela projeção do amigo Paulo:
O que acham?
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 15, 2007 1:34 pm Assunto: Re: Solução |
|
|
Oi Ferreira...
Eu já vi alguns fukinagashi lindíssimos, e me recordo de alguns feitos por um bonsaísta chinês que não me recordo o nome... mas foram até postados aqui no fórum alguns de seus trabalhos...
Ainda assim, pessoalmente, não é meu estilo predileto... gosto de ver o dos outros...
Alexandre...
Com sua contribuição já temos 3 possibilidades para minha planta!...
1. meu trabalho como apresentei...
2. a sugestão do Paulo, com o tronco mais vertical e a copa tradicional...
3. a sua sugestão, com a copa tradicional, mantendo o tronco inclinado......
Agradeço muito sua sugestão... e reafirmo a importância deste fórum no intercâmbio entre os colegas... sem dúvida contribuindo muito para o aprimoramento de nossas plantas!....
Um grande abraço,
Charles |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Jan 01, 2008 9:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo Charles
Já há novidades desta beleza ou ainda não?
Estamos a aguardar
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 58 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qui Jan 03, 2008 8:07 pm Assunto: |
|
|
Belissimo trabalho . Charles , não sei como não o vi na epoca em que tu postou.
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 04, 2008 7:04 pm Assunto: |
|
|
nossa, mas que beleza de planta, muito boa mesmo,
deve estar ficando ótima
gosto muito de coniferas, pena que nao tenho muito jeito com elas  _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
MarcOntonho

Registrado: 13/09/06 Mensagens: 25 Localização: Recife - Pernambuco
|
Enviada: Sáb Jan 05, 2008 1:27 am Assunto: |
|
|
charles
o que dizer? bravo!..
linda árvore. ela passa muita experiência...
visão maravilhosa, parabéns. _________________ ---------------------------------------------------------------
marco antônio
olhe e veja, é a hora?
observe, deixe que ela te ensine. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 16, 2008 8:28 pm Assunto: |
|
|
Então ainda não há nada!
...nem uma fotozinha
[ ]s
 |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 52 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 9:50 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal....
Peço desculpas pela demora em responder!...
Tenho entrado muito pouco no fórum e, com ceretza, estou perdendo muitas das postagens que recebo....
Joel, Marcos, MarcOntonho... agradeço muito seus comentários... são estimulantes!...
Castro, Fabiano... Apenas duas pequenas novidades após aquelas fotos:
1- eu fiz o replantio num escorredor, apenas para trocar todo o substrato, uma vez que o torrão original era totalmente argiloso.... Não quis replantar direto num vaso porque percebi que seria necessária uma poda mais intensa de raízes. Assim, vou esperar novas raízes surgirem no escorredor para, então, poder podar um local com uma raiz importante e que não caberia no vaso definitivo...
2- a nova brotação está bonita, já melhorando um pouco a pouca massa verde que deixei após o trabalho inicial...
Assim que possível atualizo as fotos e apresento aqui, ok?
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 40 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 10:48 am Assunto: |
|
|
Olá Charles,
Também estou ansioso para ver o trabalho, umas vez que não cheguei a acompanhar muito oa mesmo na epoca em questao, pois estava com alguns problemas. Eu concordo com a idéia do Nicky, acredito que isso iria ressaltar a posição do tronco, e melhorar a visibilidade do trabalho particular e personalizado na copa, e concordo com você Charles com as retiradas dos galhos, agora é esperar para ver. T+ amigo e parabens pelo trabalho que pelo jeito ta seguindo muito bem.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 17, 2008 8:17 pm Assunto: |
|
|
| Charles escreveu: |
Castro, Fabiano... Apenas duas pequenas novidades após aquelas fotos:
1- eu fiz o replantio num escorredor, apenas para trocar todo o substrato, uma vez que o torrão original era totalmente argiloso.... Não quis replantar direto num vaso porque percebi que seria necessária uma poda mais intensa de raízes. Assim, vou esperar novas raízes surgirem no escorredor para, então, poder podar um local com uma raiz importante e que não caberia no vaso definitivo... |
Olá Charles
Eu sei bem como isso é...o meu tive-o 2 anos num vaso grande "Qb", bom para crescimento, mas infelizmente era daqueles mais baratos o que depressa se veio a verificar ter sido um erro (logo no primeiro ano ), mesmo com um "solo aberto", pela irregularidade do fundo e suas caracteristicas, o vaso fazia muita retenção de água,...em tempo útil não lhe abri mais buracos e depois tive receio de o fazer para não quebrar.
Este ano por ver que algo de errado se estaria a passar com ele, e pelo tempo quente que se fez sentir no mês de Janeiro (ao ponto das árvores começarem todas a dar indicios de querer rebentar), resolvi proceder ao transplante um pouco mais cedo do que seria normal...resultado, as raizes estava efectivamente a passar um mau bocado, por isso cortei o minimo possivel e mudei-lhe o substrato.
Já passou o periodo de pós-transplante e ainda está mal ...por motivos profissionais, tenho tido pouco tempo para me dedicar a eles, e para não correr mais riscos do que os necessários, este fim de semana resolvi levá-lo para o Bonsai Center que frequento, para ficar aos cuidados deles durante uns tempos...irá ter os cuidados que eu agora não lhe posso dispensar, e sei que será bem tratado , coisa que não posso exigir á minha Esposa, que é quem tem tratado deles ultimamente .
Bom quanto ao seu junipero, pelo que refere, também me parece ter sido a melhor solução...ficamos então a aguardar, pelas evoluções que com certeza valerão a pena
[ ]s e tudo de bom
 |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 6:24 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal....
Conforme prometido... aí vai uma foto do meu junípero, depois de replantado e com novas brotações...
No replantio, já adotei uma sugestão do amigo Nick, inclinando a planta um pouco para a esquerda (acho que poderia inclinar mais um pouquinho até.. )...
Agora aguardo um melhor enraizamento para poder dar sequência aos novos trabalhos de aramação, e penso sériamente em adotar a sugestão do colega Paulo, definindo uma copa com triangulação mais tradicional...
Talvez elimine 1 ou 2 galhos mais baixos... como pensei desde a primeira aramação...
Castro.... lembrei do seu receio com a grande eliminação de massa verde que fiz no início, mas felizmente as novas brotações vieram sem problemas!...
Também correu tudo bem na troca total de substrato, pois o original estava péssimo!...
Agora tenho mais uns meses de espera até o novo trabalho...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Mar 18, 2008 7:27 pm Assunto: |
|
|
Charles,
na condição de iniciante não sei o que faria se uma planta dessas cair em minhas mãos.Mas uma coisa é certa: os grandes navios só navegam em águas profundas!
Parabéns!
Ivanil |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|