FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ipê amarelo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anselmo Dutra

MensagemEnviada: Dom Set 26, 2004 10:17 pm    Assunto: Ipê amarelo Responder com citação

Nesta época na região onde moro, os ipês começam a soltar as sementes. Possuo muitas sementes de ipê amarelo. Quem quiser essa semente mande uma mensagem para mim, pois veremos a possibilidade de enviar para você, pois o ipê além de ser a árvore símbolo do Brasil, é muito linda e difícil de fazer um bonsai (quando é difícil ficamos com mais vontade de fazer, Existem várias dicas para tentar criar um bonsai.
Vamos criar um forum sobre o ipê. Aqueles que tiverem mais experiência nessa planta mande algumas sugestões.
Um abraço
Anselmo Dutra
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 30, 2004 12:24 am    Assunto: Ipê Responder com citação

Anselmo, tenho um ipê amarelo que floriu em 1997 se não me engano depois, acredito que por falta de uma adubação mais adequada parou. Estou trabalhando, efetivamente, na adubação e vou aguardar o rsultado. Realmente é uma árvore bonita na Natureza e uma das mais bonitas de nosso País.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 3:49 pm    Assunto: IPÊ. Responder com citação

olá Anselmo!

Gostaria muito de receber as sementes de ipê pois acho uma arvore maravilhosa.Existe um serviço dos correios chamado sedex a cobrar em que voçê posta pagando e quando eu retiro a encomenda na minha cidade a taxa que você pagou lhe é devolvida em alguns dias pois tenho que paga-lá para retirar a encomenda.É um serviço mais seguro que a postagem comum.

Me comunique se der que mando o meu endereço.

Muito obrigado!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2005 7:50 pm    Assunto: manda ver Responder com citação

Tudo bem gente, Mário td belezinha me diz uma coisinha qual a idade do seu ipê e qual adubo vc ta usando??? Eu tinha problemas com flores em algumas espécies e comecei a usar um fertilizante tipo (super bloom) como os americanos dizem, eu tinha visto no sitehttp://www.stonelantern.com/bonsaifertilizer.html e um amigo me trouxe um galão de 3-12-6 realmente eu notei diferença em meus bonsai e no momento estou usando um nacional 0-30-60 bem diluido e mesmo no inverno frio deste ano tive bom resultado!Vale lembrar que o ipê é heliófito ou seja depende de muito sol 8 horas é o ideal e só da flores como recurso de sobrevivência da espécie ou seja tem que regar o minimo o meu só toma agua uma vez por semana mas o vaso é bem grande 70x40x20cm
Eu estou afim de fazer um yamadori de um ipê amarelo que esta dando sopa aqui na cidade e no local esta sendo construido um condominio de luxo, o ipê tem uns dois metros e meio sera que ele aguenta uma poda na altura e uma retirada do solo?
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 15, 2005 11:19 pm    Assunto: Ipê amarelo Responder com citação

Smile Mago eu acho que se vc tirar a planta com um torrão razoável ela suporta sim. É uma planta fantástica e deveria ser mais explorada pelos bonsaístas daqui. No momento estou com 2 exemplares em casa e 1 " sangrado" no campo pra ser coletado no final de agosto. Eles rebentam com muita força depois das podas e também enraízam com facilidae. Se vc ou alguém tiver mais informações sobre esta espécie,(principalmente a "tabebuia crisotricha", mais compácta e ramificada) como; momento certo p/ poda, dersfolha, transplante, solo, adubação, etc. Por favor nos informe. Apesar de muitos dizerem o contrário, acho que essa espécie tem potencial para ser como as bougainvileas, uma planta genuínamente brasileira conhecida no mundo todo por sua qualidade e beleza! Ou será que estou errado?? :roll

Atila
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 7:41 pm    Assunto: Fala Átila Responder com citação

Fala gente belezinha,olha Átila eu sou meio tradicional em plantas a maioria é japonesa mas, posso pesquisar com um tiuzinho japones bem velho que tem uma loja proximo de minha casa pois ele tem alguns bonsai de ipê que sempre dão flores no final do inverno fica tudo no estacionamento coisa muito bela de se ver, no momento eu tenho um ipê amarelo com 5 cm de base e 15 d altura mas ainda só consegui uma florzinha no ano passado, eu sei que as desfolhas devem ser feitas em agosto para estimular a floração com redução das regas e tambem em janeiro para aumentar a quantidade e reduzir o tamanho das folhas o meu ipê é tabebuia alba pretendo deixar com tamanho de 50cm.
Solo é o mais parecido com o nativo que é o saibro eu uso saibro e pedrisco sem adição de matéria organica alguma.
Transplante normalmente em julho nos dias frios de preferencia, podar as raizes mais grossas cerca de 1/3.
Rega regar em abundância mas nunca manter enxarcado, normalmente se deixa secar levemente a camada superficial antes de outra rega.
Adubo eu uso esterco de ave bem curtido de 3 em 3 meses, no decorrer do ano usar quimico de 30 em dias bem diluido 4-14-8 em março- abril- maio-setembro -outubro e novembro, em dezembro e fevereiro não adubar,em junho julho e agosto usar 0-30-60 ou 0-10-10.
Espero que funcione tão bem em seus exemplrares como tem funcionado no meu, e pode deixar que talvez amanhã eu me sinta meio tatu e va conversar com o araki.
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 16, 2005 7:56 pm    Assunto: Tinha me esquecido Responder com citação

Atila tinha esquecido de dizer que a sua espécie odeia solo enxarcado e tem que ficar a pleno sol, senão vai pro vinagre.
Tem tambem o ipê branco (tabebuia rose-alba) que fica show no chão imagina então como bonsai Very Happy
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2005 10:42 am    Assunto: Ipê amarelo Responder com citação

Very Happy Very Happy Mago, valeu muito pelas suas dicas, acho que tou no caminho certo. minhas plantas estão recebendo de 7 a 8 horas de sol diário e uma delas está no solo de cultivo com um pouco de matéria orgânica, pois sofreu uma poda total de copa pra formar uma nova estrutura. Estou também com uma outra variedade, que talvez vc posssa me ajudar a identificar, resultado de um yamadori. o pessolal por aqui a chama de "ipê mandioca" têm frutos grandes, verdes e com riscas verticais, e folhas verde escuro. esta semana tentarei postar fotos dela no tópico "Minha árvore e sua opinião" então vc poderá ver melhor.
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 17, 2005 9:42 pm    Assunto: Com certeza eu sei Responder com citação

Átila o dito cujo que vc se refere é a espécie do meu exemplar (Tabebuia Alba), se tiver duvidas pode perguntar. Idea
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2005 11:15 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos querido !!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing
Adoro tudo que é planta, mas IPÊ tem um lugar super especial porque ao vê-lo florido na natureza, fico embevecida !!! Razz Razz Razz
Aqui em Niterói, tem um amigo que possui um exemplar como bonsai, super velho - a planta, claro - ele fez um trabalho de redução das folhas e está fantástico. As folhas são super pequeninas, mas nunca floriu !!!
Tenho duas "mudinhas", super finas, são de sementes, com troncos lindinhos e uma outra que já está no vaso, é um pouco maior também. Vou estudar as dicas que vocês deram aqui no forum.
Tenho a promessa de ganhar um exemplar bruto no próximo final de semana. Se não furar a promessa, posto aqui semana que vem.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 7:29 pm    Assunto: td bem angela Responder com citação

Angela td bem queria saber de seu ipê branco aquele que as folhas são trifolidas, como anda o cidadão tem foto mais recente dele, pois eu acho o mais belo de todos, não sei se pelo motivo de abrir a janela do quarto e ver muitos rosa -roxo e amarelo e ter que andar um pouco para ver o unico ipê branco da cidade florido. Sei que não devia perguntar mas ta afin de vender o seu branco??? Wink Wink Wink se quiser manda uma mp valeu Exclamation
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 7:45 pm    Assunto: Ipê amarelo Responder com citação

Sabe Angela, talvez eu tenha exagerado em dizer que os ipes possam ser como as bougainvileas. Quero dizer: Em termos de beleza elas se equiparam, como vc disse ver um ipê amarelo florido, pra mim é quase uma experiência religioisa, uma planta sem igual, mas daí vc cultivar ela em um pequeno vaso e querer que ela floresça como na natureza...
Se as bougaivilleas florescem por quê não os ipes??? São questões como essa que nos intrigam e estimulam a nos dedicarmos mais ainda.
Não parece ser um cultivo muito fácil, mas é desafiador e mesmo se depois de muito tempo ela nos brindar com apenas uma flor.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: