Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fireenddark
Registrado: 25/08/07 Mensagens: 24 Localização: governador Valadares-MG
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 9:08 am Assunto: tamanho da muda |
|
|
como eu ja falei no topico "mudas na sacola" eu tenho uns ipes na sacola e ela tem uns 30 cm eu gostaria de saber se ela vai crescer muito ainda ou se ela só vai se desenvolver? quanto mais ou menos ela vai atingir quando se tornar um bonsai? _________________ Gustavo |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 3:08 pm Assunto: |
|
|
Na verdade a muda vai até onde você deixar com alguma limitação apenas pelo tamanho do vaso/sacola onde você a mantiver. Tenho um ipê num vaso bem grande, com mais de um metro e meio, porque a gente vai podando em cima porque se deixar ele vai embora. Chega a rachar o vaso se as raízes ficam muito grossas. _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 11, 2007 7:04 pm Assunto: Muda |
|
|
Gustavo
É muito importante providenciar as condições para sua planta se desenvolver (crescer e engrossar). Se ela não estiver em boas condições, poderá continuar como simples muda por muitas décadas, ou simplesmente morrer.
O controle do tamanho e da forma você poderá fazer por podas periódicas da copa e das raízes.
Sem este programa de controle, sua planta até pode crescer, mas não será um bonsai. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 8:02 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
para pdermos localizar melhor o que está colocando, sempre que postar algo relacinado um tópico que já tenha postado, coloque nele, assim todos poderão saber exatamente do que se trata.
Como já colocaram os colegas, depende do que você pretende para sua muda, qual tamanho de bonsai, qual estilo... portando seria bom já pensar nisto ou coloque fotos para podermos ajudar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
fireenddark
|
Enviada: Sáb Out 13, 2007 12:59 pm Assunto: |
|
|
mau intendido
voces nao intenderam o que eu perguntei! tambem eu me pronunciei erreado, eu estou querendo saber se tem como o ipe de 30 cm permanecer com os 30 cm e só engrosar o tronco e produzir novos galhos, sem ultrapaçar os 30cm ou caso almente só um pouquinho, mais ou menos uns 35cm? _________________ Gustavo |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sáb Out 13, 2007 1:19 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos...
Gustavo, você pode deixar ela crescer avontade e quando atingir a grossura que desejas faz uma poda drástica e começa ela do zero...
Um abraço... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Out 13, 2007 5:04 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
realmente nã tem nada a ver com o que você perguntou antes.
Como o Willian colocou, não é possível fazer isto. Se quer uma planta proporcional, equilibrada e dentro da estética exigida ao bonsai de qualidade terá que engrossar o tronco. Existem algumas etapas que pode tentar seguir para ter um controle melhor.
Fazer um bom nebari é bom começo para ter uma planta completa. Depois o tronco, sempre concordando com o estilo pretendido. Estas duas estapas podem ser trabalhadas ao mesmo tempo, sem perda ou atraso da outra. Cada vez que for reenvasar a planta, dá-se uma olhada nas raízes para composição do nebari.
Já os galhos devem ser a última coisa de dar importância, salvo em casos que se esteja trabalhando a planta desde nova, semente ou muda pequena. Os galhos exigem uma atenção que pode atrasar o engrossamento do tronco. Para alcaçar a densidade boa para a copa é necessário desfolhas e podas sucessivas, na época certa, que normalmente coincide com a fase de melhor crescimento da planta. Com isto acaba-se atrasando o engrossamento do tronco.
Então, mais uma vez, é como o Wiullian colocou, tem que refazer depois, os galhos são a etapa mais rápida.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 13, 2007 7:33 pm Assunto: Incompreensão |
|
|
Gustavo
Eu entedi perfeitamente sua dúvida e considero que dei a resposta correta. Pode não ter sido adequada, já que você não a compreendeu.
Eu faço a sugestão de que você leia bastante o material disponível aqui no Fórum. Isso lhe dará um bom conhecimento sobre as técnicas básicas de cultivo e manutenção das plantas. Com a experiência, você vai perceber que não existe a possibilidade de manter sua muda pequena e ao mesmo tempo engrossar o tronco. Para engrossar o tronco será necessário deixá-la crescer e, depois, reduzir a altura através de poda. Foi exatamente o que eu escrevi. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fireenddark
|
Enviada: Seg Out 15, 2007 8:42 am Assunto: |
|
|
pessoal obrigado pela dica! _________________ Gustavo |
|