FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia - qual o erro?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 6:43 pm    Assunto: Alporquia - qual o erro? Responder com citação

Fracassa minha segunda tentativa em ficus de uns 2 metros plantado em um vaso enorme.

Ao invés de surgirem raízes, brotam minúsculos galhos com folhas, na parte descascada.

Qual a minha falha?
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Hummnn
Nunca vi isso,teria como vc postar uma foto ai pra gente...
Fiquei curioso... Rolling Eyes
Grande abraço
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Também gostaria de ver a foto...

E se possível, descreva pra nós, passo a passo, como você fez o alporque e qual o material utilizado.

Abração!!!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Coisa mais estranha essa, também acho que é melhor só com foto.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 8:45 am    Assunto: Balanço Responder com citação

Pessoal

Eu também não sei exatamente porque nesta alporquia ocorreu a emissão de brotos ao invés de raízes. Também acho que uma descrição mais detalhada do processo executado e fotos do procedimento ajudariam a esclarecer.

Mas a explicação teórica para o fato é relativamente simples: a emissão de brotos e raízes é induzida exatamente pelo mesmo hormônio, a auxina. Mas a decisão de formar raiz ou broto a partir do calo inicial de células na alporquia depende do balanço hormonal de auxina e citocinina. Se tem auxina demais, tende a formar brotos, ao invés de raiz.

Quem sabe, não havia uma quantidade exagerada do hormônio "enraizador" auxina nesta alporquia? A auxina nem precisaria ter sido colocada pelo nosso colega, poderia ser natural do próprio galho!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho a impressão de que ele está falando de brotos abaixo do anel, o que é normal em período de brotação. Por isso só sabendo todo o processo que foi realizado e o que ocorreu com detalhes para dizer algo.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 12, 2007 1:01 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Eis as fotos. Aliás preciso da dica sobre como colocá-las em tamanho maior , sem que seja preciso clicar em cada uma.

Rodrigo: os procedimentos seguiram aqueles indicados em matéria específica aqui do forum e utilizei mistura 50/50 de humus/areia.

Ferreira: utilizei Biofert Raiz diluído na proporção 40 gotas p/ 1 litro de água. Como a proporção está de acordo com a orientação, restaria a possibilidade de haver umedecido além da conta.

Élio: exatamente. São brotos que surgiram na base do anel descascado.

Adicionalmente, o que posso dizer é que, embora nas fotos o galho esteja na vertical, mantive-o, durante todo o tempo tracionado na horizontal.

A se confirmarem as suspeitas do Ferreira -- excesso de hormônio -- pretendo fazer outra tentativa umedecendo apenas com água. O que acham?
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 12, 2007 6:49 pm    Assunto: Alporque com brotos Responder com citação

Sambarilove

A concentração indicada de 40 gotas de enraizante por litro é para estacas de madeira dura, por apenas 30 minutos. Esta concentração pode mesmo ter inibido o desenvolvimento de raízes no alporque.
Estacas de ramos mais jovens ou de brotos necessitam de muito menos (p. ex., 10 vezes menos). Como na alporquia o contato com o hormônio será por muito mais tempo, a concentração deve também ser bem mais baixa.

Combinado com isso, talvez você não tenha raspado o suficiente da casca do anel, de maneira que houve apenas cicatrização rápida.

Eu não consegui visualizar em suas fotos o local do anel de alporquia, mas se os ramos nasceram na base dele é perfeitamente normal, com ou sem hormônio.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andrezou

MensagemEnviada: Sex Out 12, 2007 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove, se for oque eu estou pensando basta Tirar o ".th" do URL.
exemplo.

ERRADO!
""
http://img230.imageshack.us/img230/9778/alporq5mi1.th.jpg

CERTO
""
http://img230.imageshack.us/img230/9778/alporq5mi1.jpg

Note o ".th" antes do ".jpg", basta tira-lo e a foto fica em tamanho original.

antes estava como thumbnail.

espero ter ajudado.

abraço
andrezou

MensagemEnviada: Sex Out 12, 2007 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove,
Para facilitar sua vida vou posta-las em tamanho Original, caso você não consiga.
qualquer coisa só copiar o url delas assim, já grandes que da certo.

Abraço Very Happy
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Sambarilove,
Se a visualização das fotos não estão "mentindo" aos meus olhos esta planta é uma pitangueira e não um ficus. Ou outra mirtácea.
Nesse caso, vale dizer que boa parte das mirtáceas (pitangueira, jaboticaba, cambuí, guabijú, etc) são extremamente difíceis de enraizar em alporques. Pode estar aí a sua dificuldade em obter resultados.

abraços
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 15, 2007 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, você é f... !!!

Essa planta está aqui em casa há séculos, totalmente largada (minha mulher adora ter plantas para a Natureza cuidar...). Há cerca de 1 ano, resolvi alimentar o interesse latente que sempre tive por "bonsai" e, não sei porque, cismei que era um ficus.

Assim que li sua mensagem, fui perguntar a ela.

Resposta: "É uma planta que ganhei não sei de quem. Costuma dar uma frutinha pequena mas aqui em casa nunca deu. Acho que é pitanga."

Quem sabe, sabe...
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 8:09 am    Assunto: Responder com citação

Então amigo, seu alporque está certinho. Não tem nada de errado. Se fosse outra planta teria enraizado com certeza. Agora estas que falei são quase impossíveis de enraizar.
abraços
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 16, 2007 9:36 pm    Assunto: Responder com citação

andrezou,

Esqueci de agradecê-lo pela dica. Perfeita!

E obrigado também por haver corrigido a postagem.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 1:24 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Embora a pitangueira seja uma planta "dificil", quanto se trata de obter mudas a partir de alporquia, é possível sim fazê-lo com sucesso. A melhor época, para isso, é a primavera. Very Happy

Tão logo seja visualizada alguma raíz, por minima que seja, deve-se retirar o plastico que envolve o alporque e colocar um vaso plastico preto, desses comuns, cortado no sentido do comprimento e com um furo grande no fundo, de maneira a poder passa-lo por sobre o alporque, prendendo-o. Em seguida, acrescente um substrato drenante, em que o principal componente seja uma terra especial, conhecida por PLANTAX ou similar, usualmente empregada por horticultores para produzir mudas de hortaliças. Very Happy

Dessa forma, terá uma maior chance de obter sua muda via alporque. A pitangueira leva quase o mesmo tempo que a jabuticabeira: entre 8 meses a um ano, para surtir um bom efeito. Com o vasinho, garante-se melhor o resultado, pois voce pode deixá-lo no lugar por até um ano ou mais. Lembre-se de irrigar todos os dias, mantendo-o umido, sem encharcamento. Very Happy

Voltando a seu alporque, uma das razões por que pode não ter resultado bem, é que ao fazermos o corte da casca, deveremos eliminar bem todo e qualquer resquicio dela que ficar no caule. Isso implica a retirar finas casquinhas do caule descascado, desbastando bem, antes de dar por findo esse trabalho. Isso serve para qualquer alporque. Fazendo isso, elimina-se a possibilidade de perda do alporque, pela ocorrencia de brotação abaixo da linha, como aconteceu com seu trabalho. Very Happy

Veja um exemplo do que escrevi, numa jabuticabeira com alporque, trabalho feito pelo bonsaista Paulo Ventura, associado do clube de bonsai de Brasilia:

http://farm2.static.flickr.com/1423/1485291784_ca9685a2f0.jpg?v=0

http://farm2.static.flickr.com/1026/1485269818_abf75da97f.jpg?v=0

Não há dificuldade em fazer alporquia, seja qual for a espécie. O que temos que ter, sim, é muita paciencia ao executar o trabalho, e mais paciência ainda em aguardar que a planta responda ao estímulo, aportando raízes no local pretendido. Para isso, não devemos, após colocar o alporque, ficar "mexendo", tentando "ver" se deu certo nosso trabalho. Se fizermos de maneira correta é certo que irá redundar em sucesso a nossa empreitada. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: