|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 2:13 pm Assunto: Perguntas |
|
|
1) Vale a tentativa de fazer um bonsai de pitombeira?
2) Plantas como pau-brasil e pitombeira crescem , mas não engrossam fácil. Vale a pena botar elas duas no escorredor, deixando elas crescerem muito alto?
3) Eu quero fazer uma floresta com 4 ficus. É melhor botar os 4 juntos no escorredor ou cada um no seu? |
|
|
 |
ADAC

Registrado: 06/09/07 Mensagens: 57 Localização: São Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 3:04 pm Assunto: |
|
|
Só vou opinar quanto aos ficus, o resto deixo para os mais experientes: se vc colocar vários no mesmo escorredor, as raízes podem se emaranhar, dificultando separá-los e posicioná-los como você gostaria quando for replantar no vaso ou suiban definitivo da floresta. Além do que se eles ficarem encostados, pode acontecer de se fundirem numa planta só, como acontece com plantas que inicialmente foram entrelaçadas, depois de muuito tempo (anos) a "trança" tende a virar um tronco só. _________________ ANDREA D. A. CAMARGO |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 11, 2007 6:52 pm Assunto: Pitombeira |
|
|
Paulo
Concordo com a Andrea em relação aos Ficus. Além do que ela apontou, se plantar as 4 mudas juntas elas vão competir por espaço e nutrientes, de maneira que o desenvolvimento será mais lento do que se forem plantadas em separado.
Quanto à pitombeira, vale sim a pena investir. Ela tem folhas pequenas e bonitas, mas acho difícil de cultivar em vaso. Todas as minhas tentativas de cultivar pequenas mudas em vaso foram fracassadas. Talvez cultivar no chão e transplantar somente depois da planta estar mais forte seja uma estratégia melhor, se você dispuser de espaço. Não sei se esta espécie aceita poda drástica, mas de qualquer maneira, pode-se planejar fazer transplantes anuais ou bianuais com podas para redução de altura.
O pau-brasil pode ser plantado da mesma maneira, pois terá desenvolvimento muito mais rápido no chão, e aceita poda drástica para reduzir a altura.
Boa sorte com todas as plantas! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 9:49 pm Assunto: |
|
|
Eu pergunto sobre o escorredor porque apesar de a minha casa ter um jardim enorme, o solo é péssimo. É muito melhor pras plantas que eu bote num vaso ou num escorredor, porque eu posso escolher o solo de uma forma que ele alimente bem. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 12, 2007 7:00 pm Assunto: Cama de bonsai |
|
|
Paulo
Você pode optar por cultivar em vaso, principalmente se o seu solo é mesmo tão ruim. Mas mesmo com o substrato melhor, no cultivo em vaso (bacia, mamadeira, etc), o desenvolvimento provavelmente será mais lento que no solo.
Eu sou pesquisador e gosto de fazer experiências. Por isso, sugeriria a você experimentar os dois métodos, para verificar qual o melhor em suas condições. No caso de resolver fazer o experimento no chão, você deve cavar um buraco bem maior e mais profundo que o necessário para as raízes da muda, prencher parcialmente com substrato de boa qualidade, plantar e completar com o substrato. O buraco pode ser para mudas individuais ou para várias plantas, chamado de "cama de bonsai".
Principalmente se for plantar no chão, cuide bem da disposição das raízes, para ter futuramente um nebari melhor. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Out 17, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
só queria fazer uma observação.
Ouvi dizer q os japoneses acham mais harmonioso o número ímpar, ou seja, ao invés de fazer uma floresta com 4, você poderia fazer com 3 ou 5.
Não é regra, mas apenas queria comentar... _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 17, 2007 8:36 pm Assunto: Regra |
|
|
Cleriston
Só agora prestei a devida atenção a este ponto levantado pelo Paulo.
Além de ficar mais harmonioso um conjunto ímpar, o som do número 4 em japonês é parecido com a pronúncia de "morte", daí que o 4 é o número do "azar" deles. Por isso é "regra" não usar esta composição. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Out 18, 2007 8:15 am Assunto: Re: Regra |
|
|
Ferreira escreveu: | Cleriston
Só agora prestei a devida atenção a este ponto levantado pelo Paulo.
Além de ficar mais harmonioso um conjunto ímpar, o som do número 4 em japonês é parecido com a pronúncia de "morte", daí que o 4 é o número do "azar" deles. Por isso é "regra" não usar esta composição. |
Complexo isso hein...
Muito interessante  _________________
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|