FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Farinha de osso
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mirian Valadão
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 7:38 am    Assunto: Farinha de osso Responder com citação

Senhores foristas,

Em alguns tópicos notei o uso de farinha de osso e torta de mamona. Minha dúvida, o uso de farinha de osso é para repor calcio e fosforo, visto que a torta de mamona é rica em proteinas? é usada a farinha de osso autoclavada?
Minha pergunta é porque eu sempre usei em minhas plantas, incusive orquídeas a farinha de osso calcinada, ela não tem matéria orgânica mais uma taxa alta de fósforo e calcio.
No bonsai eu estou começando agora mas sempre lidei com plantas.

Mirian
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 12:07 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Mirian,

No cultivo de mudas, pré-bonsai ou bonsai, por vezes lançamos mão de adubação orgânica. Uma das mais difundidas, não só em nosso forum, mas em outros e em revistas especializadas, é a mistura de torta de mamona com farinha de osso. Very Happy

Particularmente, eu costumo preparar uma massa, usando esses dois componentes, e acrescentando, ao invés de agua pura, um pouco de adubo liquido (biofert plus ou ouro verde), diluindo uma tampinha em 20 litros de agua. Isso adiciona macro e micro nutrientes à composição, tornando-a mais completa, embora não use esse adubo orgânico de maneira generica. Very Happy

Após preparar a pasta, que fica levemente umedecida, alguns colegas costumam formar bolotas ou pastilhas, que põem ao sol para secar, ou como se costuma dizer, para que ocorra a fermentação e secagem, colocando a quantidade ideal em cada vaso somente após passado o período da decomposição (curtida), vez que o cheiro forte desprendido dessa mistura costuma atrair moscas e incomodar, caso o viveiro fique muito próximo da casa. Very Happy

Uma boa mistura, acredito, será a que tiver 70% de torta de mamona e 30% de farinha de osso. Após reunir esses dois componentes, secos, procede-se a sua mistura, até deixar bem homogenea. Em seguida, vem a solução contendo o adubo liquido diluido, mexendo sempre até formar a massa pastosa que indiquei acima. Em seguida, se preferir fazer como alguns, faz-se as bolotas ou pastilhas, escolhendo local afastado da residencia para deixá-las secar bem ao sol, embora protegida do ataque de animais domésticos. Very Happy

Algumas floriculturas e lojas especializadas vendem uma pastilha semelhante, mas com baixo poder de adubagem, que não recomendo. Em meu viveiro eu aplico a massa pastosa tão logo esteja pronta, não perdendo tempo em aguardar sua fermentação, que ocorre no próprio vaso mesmo. Very Happy

Para bonsai mais antigo, porém, costumo usar apenas osmocote, que permite um controle melhor e mais eficaz, considerando que a mistura TM+FO costuma acarretar aumento do tamanho das folhas, do espaçamento entre-nós e mesmo dos galhos, o que implica em perda na forma e do estilo do bonsai. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

Que aula Wink
Show de bola!
Nick quanto ao cheiro no qual voçe falou,se eu acabei de fazer a mistura e colocar no vaso,como vai ser uma quantidade pequena o cheiro não vai encomodar muito né?Não precisando deixar secar/curtir no sol...Certo?
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 12:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Alberto,

Se sua planta estiver no interior de sua casa, ou bem próximo disso, o mau cheiro irá incomodar sim, independentemente da quantidade que fizer uso. Principalmente se usar a massa pastosa ou então após regar a planta. Com a rega, aliás, jogada sobre a mistura, é que ocorrerá a lixiviação do produto, que será então agregado ao solo ou substrato, chegando até as esfomeadas raízes da planta. Very Happy

Aqui em Brasilia, o bonsaista David Yamamoto costuma usar a mistura a seco, sem formar a massa pastosa que sugeri, numa tentativa canhestra a meu ver, de diminuir o mau cheiro. Mas após regar, sempre fica esse odor fétido. Sad

Esqueci de mencionar: as moscas são atraidas pelo mau cheiro do adubo, seja ele pastoso, como uso, ou em bolotas e pastilhas secas. Por isso, irão aparecer larvas desse inseto sobre o local onde estiver depositado o adubo. Costumo usar copinhos plasticos furados, que confecciono cortando garrafinhas plasticas dessas de agua mineral, aproveitando o fundo e a parte superior (com tampa tambem furada), acondicionando o adubo pastoso dentro do copinho e depositando-o sobre o solo/substrato, em locais diferentes a cada vez. Very Happy

Para plantas menores (mame ou shohin), pode-se usar copinhos plasticos do tipo usado para servir cafezinho, previamente perfurados nas laterais e no fundo. Very Happy

Bem, voltando às larvas das moscas: para evitar sua proliferação e atacar de vez, eliminando-as, eu adiciono à mistura seca, antes de acrescentar o adubo liquido diluido, um pouco de veneno em pó para formiga. Uso o da marca pica-pau. Aconselho usar mascara de proteção, para evitar a inalação do produto, bem como luvas cirurgicas, que impedirão o contato direto com a fedentina do adubo (o mau cheiro fica impregnado em suas mãos por um bom tempo, lave as mãos quantas vezes for). Very Happy A mascara que uso é do tipo emborrachada, com discos circulares nas laterais. Uso ainda oculos de proteção, para evitar contato com os olhos, pois isso pode causar sérios acidentes. Proteger-se para evitar danos fisicos e à sua saúde nunca é demais. Lembre-se: parecem componentes simples, mas são altamente tóxicos, e todo cuidado é pouco quando de seu manuseio. Evite, igualmente, proximidade de crianças, animais domésticos e grávidas, quando for manusear esses componentes. Wink

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 12:43 pm    Assunto: Responder com citação

Nick agradeço muito pelas dicas... Wink
Quanto a troca de lugar do "copinho" posso faze-la de quanto em quanto tempo...?
O amigo Luciano de Teresopolis usa vasinhos pequenos...mas essa de cortar a garrafinha de água mineral é muito boa,o copinho de café tb é uma exelente ideia Wink
Já abusando Embarassed
Qual seria a proporção do veneno pra formiga?
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 2:12 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto, eu uso o gargalo da garrafa pet cortado e onde se colocaria a tampa da garrafa ponho uma tela do tipo de veu ne noiva, o q impede a passagem das moscas, e por garantia cubro a mistura com areia.

Se não fui claro eh so falar q eu posto uma foto!!

abs
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

salve amigos,

faço a mesma coisa com as garrfas pet, mas não coloco nada de tela, estas moscas não fazem mal ao Bonsai.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 17, 2007 5:40 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Realmente, as moscas não fazem mal. O que incomoda um pouco é quando recebemos visitas em nosso viveiro, principalmente do sexo feminino, e temos nossa atenção despertada pelas larvas de moscas pululando, chafurdando no adubo. É algo extremamente "nojento" e "asqueroso", como dizem. Então, para evitar isso, é que acrescento um pouco de veneno para formigas. Sad

A proporção de veneno, em relação à mistura, depende da quantidade de adubo que irá ser preparada. Eu costumo fazer uma bacia grande de cada vez, até encher meio tonel (um barril plastico cortado ao meio, algo em torno de 125 litros), quando então recomeço a mistura, dessa vez acrescentando o adubo liquido diluido. Very Happy

Acrescento uma colher ou duas (das de sopa) na mistura da bacia grande, espalhando bem, até que a tm e a fo fiquem bem homogeneas. Very Happy

Para adubar todas as plantas do meu viveiro, preparo antes um tonel e meio de TM+FO e veneno. Depois separo, a cada vez, uma bacia plastica grande, onde despejo o adubo liquido diluido, enchendo então os recipientes que serão depositados nos vasos. Nos vasos menores, costumo usar uma vasilha plastica tipo redinha, vendida nos sites, que possui tipo garrinhas para fixação, prendendo-as no solo do vaso, previamente enchidas com o adubo. Very Happy

Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 18, 2007 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Nick Wink
Quando a Mirian ver o tópico vai tomar um susto Very Happy
Mas as informaçoes que foram colocadas aqui certamente serão aproveitadas por ele tb Wink
Grande abraço e obrigado pela paciência Very Happy
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 21, 2007 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente Alberto, tomei um susto, visto que às vezes posto um tópico e não tenho nem uma resposta.
Mas é o seguinte :
a FO é rica em fosforo e calcio, geralmente ela tem 16% de fósforo e 35% de calcio.
A FO calcinada, não tem cheiro nem matéria orgânica e nem produz larvas. Uso normalmente em minhas plantas que ficam na varanda. Por isso estou querendo saber se a FO que vocês usam é a autoclavada que tem materia orgânica e fermenta. Praticamente as mesmas matérias orgânicas que tem na torta de mamona.
Agora estou usando em algumas plantas que tem mais necessidade de nitrogênio a farinha de carne e osso calcinada que tem 16% de nitrogênio

Abraços
Mirian
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 23, 2007 9:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Um pitaco...........

A Miriam se refere à FO calcinada ou autoclavada.

Na calcinagem a FO deixa de ter matéria orgânica pois pela alta temperatura(600°C) teremos então só sais minerais. Daí não haver mau cheiro.

Na autoclavagem, pressão e temperatura não tão alta(110°C), isso não acontece, por isso a materia organica permanece na FO, ocasionando o mau cheiro na fermentação.

Porém, acredito que a calcinada seja mais cara.

Abraço

Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: