|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qua Out 17, 2007 7:44 pm Assunto: Mame! O q é? |
|
|
Olá pessoal, eu vejo aqui no fórum vocês falarem bastante sobre o Mame. Falam como trabalhar com ele, mostram seus Mame's e etc, mas eu não achei na internet algo q falasse o q é um Mame.
Alguém pode me dizer o q caracteriza um Mame?
Obs.: rdseg por favor, nao fique bravo comigo, mas pesquisei aqui no site e no google e nao achei nada... _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Out 17, 2007 8:26 pm Assunto: |
|
|
Cleriston,
existe uma classificação no bonsai quanto ao tamanho definido. Até 15cm seria o mame. Acima de 15 até 30cm seria um bonasi médio, não sei se tem nome específico. Acima de 30 até 60cm seria grande. Existem acima de 60, mas é pouco usado até por acupar muito espaço. Esta classificação varia um pouco. Pode ser mais ou menos em uma deireção.
Outros colegas podem colocar mais classificações para tre ajudar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Out 18, 2007 1:00 am Assunto: |
|
|
bravo ??? eu???? que nada!!!! tenho o Bonsai como lazer, um dia quando me aborrecer arrumarei outro forma de relaxar, rsrsrs
A ideia que eu sempre dou [e revirar a pagina do Atelier, alem do forum tem a pagina, la tem materias muito boas, entre elas uma que fala sobre tamanho de plantas.
Fica tranquilho, se houver algo que eu tenha conhecimento para ter ajudar pode contar
de uma olhada:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Out 18, 2007 8:10 am Assunto: |
|
|
Achei isso aqui...procede?
Menos de 5 cm - Bonsai Shito Polegar
5 a 15 cm - Bonsai Mame Miniatura
15 a 30 cm - Bonsai Shohin Pequeno
30 a 60 cm - Bonsai Médio
60 a 120 cm - Bonsai Grande
Mais de 120 - Bonsai Gigante
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 18, 2007 6:08 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
isto também é uma discussão, considerar o vaso ou não!! A maioria não considera o vaso. Seria apenas da borda para cima, ou o tamanho da planta aparente mesmo. Eu prefiro esta também.
Alberto, tem muita coisa por aí, essa é uma.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 19, 2007 10:03 am Assunto: bonsai |
|
|
Lembrando que essas medidas valem para o bonsai japonês, apenas. A escola chinesa adota, obviamente, outras classificações e definições quanto à tamanho.
MAME, em japonês, é feijão, ou uma espécie de feijão que cultivam naquele país. Extensivamente, passou a ser usado para designar bonsai miniatura. Aliás, nas revistas japonesas que coleciono (Bonsai Sekai, Kindai) não existe essa nomenclatura (mame), exceto por uns poucos cultivadores que não fazem parte do círculo profissional de bonsaistas japoneses (no mesmo nível do Kimura, p.ex., ou do Kawabe).
Eles preferem nominar bonsai miniatura ou mini bonsai. Aliás, eu tambem acho mais interessante e causa menos confusão, principalmente se formos discutir a respeito em um forum de bonsai mantido por outros países, inclusive o japonês.
Quanto ao shohin, segundo especificou o bonsaista Morten Albek, o tamanho máximo, medido a partir da borda do vaso, ou do solo do bonsai, é de até 25cm. Claro, existem exceções, em que pode ser considerado ainda a altura máxima de até 28cm, caso não seja possível, por exemplo, reduzir até a altura ideal (25cm).
Em se tratando de shohin, complementar acrescentando algo como "shohin bonsai pequeno", para mim, é chover no molhado, vez que se for SHOHIN, óbvio que se trata de um bonsai pequeno.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Out 19, 2007 11:18 am Assunto: |
|
|
Nick, sempre pesquisando muito e passando seu conhecimento, parabens e obrigado!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sex Out 19, 2007 12:04 pm Assunto: |
|
|
Valeu Nick
A escola chinesa usa outra denominação...alguem sabe esta denominação?
Como que é? _________________
 |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Out 20, 2007 5:57 pm Assunto: MEDALHAS PARA O NICK... |
|
|
Olá a todos,
Estou aqui somente para registrar as colaborações excelentes do nick.
Sou novo no Fórum e já recebi muita ajuda dele pois tem paciência e sempre traz informações completas.
Não sei como funcionam essas classificações, mas ele merece umas medalinhas aí...não é , pessoal?
Abraços.
Carlos _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 20, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
com certeza o Nicky tem uma grande colcaboração para com todos, muita paciência e ciência do que está colocando. Mas as medalhinhas são classificação de quantidade de postagens. Ele é mais do que isto, ele é um patrocinador do fórum, ou seja, ele auda a manter o fórum ligado. Por isso as medalhinhas que ele merece nem precisam ser estas, até porque ele já passou da fase de recebê-las, ele é participante, tem mais de mil mensagens. Dêmos os parabéns a ele, mas o selo de patrocinador vale mais que elas.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|