Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Maio 26, 2005 7:28 pm Assunto: Castro II |
|
|
Olá a todos
Este é mais um dos meus Bonsai, e o meu preferido,
Acer Deshojo - c/ 14 anos
Ainda não fiz quase nada nele, á parte de retirar um terceiro ramo que se encontrava para trás e podar + aramar uns ramos mais irreverentes.
Este ano vou tentar intensificar a ramificação e para o ano no transplante, provavelmente vou colocá-lo num vaso maior de treinamento para encorpar.
Já que não posso recorrer á técnica de "mamadeira".
Ao ver as fotos é que nos apercebemos da magnificência das cores com que eles nos brindam
foto dele em 02-09-04
foto de 17-03-05 “a começar a rebentar”
foto de 17-04-05 depois de um ano á espera...
Foto de 25-04-05 com tonalidades de transição...
Foto de 12-05-05 agora já com o verde a predominar para se preparar para o verão que ai vem
foto de 17-04-05
Foto de 25-04-05
Foto de 12-05-05
Só tenho pena de não poder mostrar um outro "Palmatum" que adquiri na mesma altura, que muito embora tenha levado o mesmo tratamento e sujeito ao mesmo espaço fisico que este, apanhou um fungo (penso eu) que foi manchando os ramos desde o ápice até quase ao tronco numa velocidade galopante, digo quase porque na perpectiva do que iria acontecer podei-os e pude constactar que o cerne naquela zona se encontrava com mancha negra tambem, apliquei vitaminas e este fim de semana vou aplicar fungicida no solo e nela, já que pelo menos a mancha não avançou mais e ela ainda se encontra viva.
Não dou nada por ela , só mesmo por teimosia não vou baixar os braços.
Espero que gostem.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 26, 2005 11:14 pm Assunto: Acer |
|
|
Muito bonito o seu acer deshojo.  |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 2:12 am Assunto: |
|
|
Oi Castro,
Muito bonita sua planta... coloração linda, acredito que isso seja devido ao inverno rigoroso da sua região.
Por curiosidade, você mora na região central de Lisboa?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 8:10 am Assunto: |
|
|
Olá Fábio e Felipe
Mto. Obrigado
Felipe, ele no ano passado não teve aquelas colorações "douradas", acredito que tenha sido efectivamente ocasionado pelas baixas temperaturas deste inverno.
O Local onde moro, é uma pequena cidade na periferia de "Lisboa", das que se foram desenvolvendo ao longo dos anos como dormitórios, para os trabalhadores de lá.
É mto. próximo, o que para efeitos de clima é exactamente o mesmo.
Muito ameno, em nada tendo a ver que o do nosso colega "Valter" mais ao centro do país.
O que aconteceu foi conforme já comentei anteriormente, fomos assolados por ventos glaciares no inverno passado, e o tempo embora estivesse limpo, com sol lindissimo teve bastantes dias c/ temperaturas nos 0º e algumas vezes - durante o dia
As fotos enviei dos pinheiros, é da outra banda do rio onde trabalho e é uma zona bastante mais calma, ainda "semi-rural" onde ainda predomina a criação de Gado Bravo para touradas , mas como sempre é sol de pouca dura, porque já começou a contrução desenfreada.
[ ]
 |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 11:56 am Assunto: |
|
|
Castro,
Vejo que este seu exemplar além de bonito é jovem. Quantos anos?
Quase que ele "nasceu" um Sokan!
Parabéns pela planta - tem grande potencial.
Um abraço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 12:44 pm Assunto: Acer |
|
|
Oi Castro !!!
"Viajei" vendo as fotos de sua planta. Tenho muita admiração pelo Acer. Não possuo nenhum porque o clima onde resido não deixa a planta viver.
Fico imaginando as cores, principalmente quando ela começa a mudar a coloração.
Magnífico trabalho.
Parabéns
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 1:02 pm Assunto: |
|
|
Caro Antonio Castro, é visível a delicadeza de sua árvore, resultado dos bons tratos a ela dispensados. O ácer é uma planta muito interessante pelo resultado de colorações diversas nas várias estações. Parabéns! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 7:11 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Mto. Obrigado Lando, Angela Fernandes e Mário Leal
Fico contente por terem gostado
De facto como lidamos com eles todos os dias, estes contrastes de tonalidades não são tão nitidos como ao vê-los assim.
Lando, a idade dele é como referi no inicio, não parece, mas tem 14 anos.
A idade minima de venda de Bonsai, permitida por cá é de 5 anos e depois é sempre a crescer assim como o preço.
Ele tinha uma ramificação no ramo maior que saia para trás, que era aproximandamente da mesma espessura, lá ganhei coragem e antes da primavera resolvi cortá-lo.
[ ]s
 |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 10:11 pm Assunto: |
|
|
Castro, você leu meu pensamento...
Fiquei curioso com o local daquelas fotos... realmente não parecia área urbana, e da sua sacada, vemos um local extremamente urbano. Interessante.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Sáb Maio 28, 2005 6:49 am Assunto: |
|
|
Que beleza
Parabéns Castro........belo Acer....o vaso combinou legal...  _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 7:04 pm Assunto: |
|
|
Parabéns por seu acer Castro!!!
Acho que dificilmente conseguiriamos estas colorações aqui em Recife... ficam as suas fotos para admirar !!!
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 5:49 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Rildo e Alexandre Coelho, mto obrigado.
Fico contente que tenham gostado
Para o ano na altura do Transplante vou colocar num vaso de treino.
Depois logo se vê onde vai ficar .
Preciso de lhe dar mais espaço, para o desenvolvimento das raizes e assim melhorar a defenição na parte superior.
Agora estou preocupado demais, é com o outro ( já está condenado) , a tal mancha que me obrigou-me á uns dias a cortá-lo radicalmente, e deixei só um "toco"
Hoje verifiquei que já está a ficar negro , o fungo está bem no interior (Cerne) da arvore.
Estou a aplicar fungicida na rega mas mesmo assim aquilo avança vertiginosamente, amanhã vou separá-lo dos outros, o problema é que só posso tê-lo dentro de casa e não queria derivado aos produtos quimicos que lhe administrei, não vá a minha Esposa ou filhota mexer nele, e não se lembrarem .
[ ]s
 |
|
|
 |
Daniel.Viterbo 1.o PASSO

Registrado: 17/01/05 Idade: 53 Mensagens: 150 Localização: Santa Rosa de Viterbo/SP
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:13 pm Assunto: |
|
|
Ola Castro,
Muito linda sua arvore. Gosto muito de ver fotos de suas plantas, pois percebe-se os cuidados que vc dispensa a elas.
Eu também acho essa uma planta magnifica, pena que ainda não consegui nenhuma ... Mas a cada foto que vejo me interesso ainda mais. Parabéns pelo seu acer.
Abraço,
Daniel |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:39 pm Assunto: |
|
|
Ola Daniel,
Mto Obrigado
Tambem foi a espécie que mais me cativou inicialmente, agora por incrivel que pareça estou a ter um interesse maior nas nossas nativas, e já propaguei por semente
Castanheiro-Castanea Sativa
Sobreiro-Quercus Suber
Carvalho-Quercus Robur
Quanto ao Acer, convem não desmoralizar , é uma espécie que por ai segundo relatos dos nossos colegas é bem dificil de manter.
Mas bem dificil, quer dizer que não é impossivel esses por vezes é que dão o gostinho especial.
É questão de tentar ver junto deles se alguém disponibiliza uma estaca ou uma muda pequena. , senão talvez através do Bonsai Brasil, do Eduardo Mizuno ou do Tomio Tomita.
Boa sorte.
[]s _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
andrefuba
Registrado: 18/05/05 Mensagens: 2 Localização: Senador José Bento-MG
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 4:11 pm Assunto: |
|
|