Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 05, 2007 9:17 pm Assunto: Palestra Tramujas e Demonstração de Pedras Artificiais |
|
|
Olá pessoal!
Eis algumas fotos da nossa reunião sábado passado na APB-Associação Paranaense de Bonsai.
O Carlos Tramujas nos trouxe uma palestra, com Data Show, sobre avaliação de bonsai em concursos. Muito importante para podermos preparar nossas plantas para exposições, eventos e concursos.
Também tivemos uma demonstração do Renato Hoenig sobre confecção de pedras artificiais, com cimento, areia e pó de ferro oxidado.
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Out 05, 2007 9:54 pm Assunto: |
|
|
Alguem anotou a receita da pedra?? rsrsrs....
abs!! |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 10:03 am Assunto: |
|
|
Muito legal essa pedra!
Também quero a receita! rs
Abraços,
Gustavo. |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 10:28 am Assunto: |
|
|
Belo trabalho!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Out 06, 2007 2:43 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Impressionante estas "pedras" apresentadas nas fotos, o segredo é o pó de ferro? Seria somente isto? Ou há algum segredo na confecção?
Realmente muito bonitas!
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Out 07, 2007 7:54 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio,
Uma aula do Tramujas, é algo sempre oportuno, quando temos a chance de estar melhorando ainda mais a qualidade de nosso bonsai brasileiro. Concordo contigo, quando diz que esse tipo de cobrança justifica, para nós, estarmos dando uma "ajeitada" nas plantas e vasos, com vistas a termos o melhor, quando de uma exposição ou evento.
A confecção dessa "pedra" é algo realmente inusitado, vez que apresenta um resultado extremamente bonito e diferente. Que tal um passo a passo completo, com fotos e explicações mais minuciosas, a ser postado pelo autor na parte do forum, dedicada a Matérias? OU então, se possível, na página do clube de voces, para que todos possamos aprender essa novidade?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 07, 2007 9:14 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
A palestra do Carlos, + ou - 1:30 hora foi muito detalhada por ele e nos deu a todos um norte a seguir. Longe de estarmos à perfeição dos detalhes citados e mostrados por ele mas, temos um objetido concreto, mesmo que a longo prazo.
Pessoal, a receita é simples:
Areia bem fina, cimento e água. Feita a massa em ponto de massa de pão cobri-la com pó de ferro oxidado (vc consegue em serralherias).
A planta já deverá estar em vaso definitivo e com raízes expostas a fim de que você possa estar colocando a massa (mole) por entre elas.
24 horas depois está totalmente seca e pronta a obra.
O grande segredo é dar o acabamento à massa. Aí requer prática, muita prática. Podem pela trabalho que ele faz com facas e estiletes na massa para dar aquela textura.
Nicky irei ver com ele a possibilidade de fazermos um passo a passo. As fotos do Carlos fui eu que tirei pela manhã. À tarde eu não pude estar e pedi para que um amigo tirasse pra mim.
Aguardem.
Abraço e boa semana a todos. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 3:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio,
Agradeço a receita para a massa basica. Conquanto a dificuldade em fazer o trabalho de finalização, com uso de estiletes, creio ser essa a parte que a todos nós realmente interessa aprender.
O colega artesão soube transferir para seu trabalho um realismo impressionante. Claro, o dom artisitico para isso é para poucos, mas que todos nós gostaríamos de dominar tal pericia, isso nem se dúvida.
De qualquer maneira, creio que um passo a passo iria esclarecer e auxiliar muitissimo a todos os neófitos presentes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 08, 2007 5:03 pm Assunto: Impressionante |
|
|
Elio
Concordo com o Nicky, principalmente com relação à habilidade do artista. Já vi muitas pedras artificiais, em livros, revistas e na net, algumas até muito bonitas. Mas no nível de detalhe e textura de acabamento este é de longe o trabalho com melhor efeito. Impressionante. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 08, 2007 6:42 pm Assunto: |
|
|
Ferreira e Nicky!
Contenham,se jovens!!!.......rsrs!
Prometo fazer um passo a passo com ele!!
(Vcs só me arranjam trabalho....................hehehe!!)
Abração _________________ Elio
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 8:36 am Assunto: |
|
|
que bom esse passo a passo vai ajudar muito valeu pela iniciativa quase que meio forçada , rsrsrsr
brincadeira mas vai ser muito boa essa tecnica por que o resultado e muito interessante. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Out 10, 2007 10:15 pm Assunto: |
|
|
Também fiquei impressionado. Jurava se tratar de uma pedra de escarpa. Muito bom e natural o resultado.
Faço também minhas pedrinhas. Sei que não é fácil obter tal naturalidade. Lembro ainda da primeira. Parecia um coco de cachoro duro. kkk
Uma boa dica, que é a fase em que estou atualmente, é primeiro completar as pedras com a massa de cimento, criando bases ou pedaços de união entre determinadas pedras, de determinado tipo. Assim somos obrigados a copiar efeitos de textura e cor e adquirimos mais malícia de como simular a naturalidade da natureza - mestra de mestres.
Mas Elio, este é um trabalho que me parece importante pois a liberdade de composição que se tem confeccionando as pedras é enorme. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 11:18 pm Assunto: |
|
|
Elio,
meu amigo, depois de ver e ler tudo que foi postado, só posso agradecer e esperar mais dicas do que foi ensinado neste encontro
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 23, 2007 6:13 pm Assunto: |
|
|
Caro Elio,
Estou também curioso pelo passo a passo na fabricação desta pedra.
Aguardarei ansiosamente. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
|