FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

pq Escorredor / Mamadeira acelera o desenvolvimento ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 9:25 am    Assunto: pq Escorredor / Mamadeira acelera o desenvolvimento ? Responder com citação

Olá pessoal....

Tanto no fórum quanto no site existem várias informações sobre como fazer Escorredor/Mamadeira e o que acontece com árvore submetida a este processo.
Mas eu queria saber pq uma árvore submetida a este processo tem um desenvolvimento mais rápido?
Alguém já comparou um árvore que estava no escorredor/mamadeira com outra que não estava?

Desde já agradeço as colaborações
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Aquariosmaster
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 10:26 am    Assunto: Escorredor e mamadeira Responder com citação

Olá amigo, a finalidade dos dois é permitir que a árvore tome aspecto de uma planta adulta em um menor espaço de tempo, pois acelerando seu desenvolvimento aumenta o diâmetro do tronco e dos galhos. Eu particularmente já fiz, poucas vezes, mas já. Ontem mesmo comprei mais cinco escorredores, pois pretendo acelerar o crescimento de algumas plantas aqui, um jasmin, um buxinho, uma serissa, um flamboyant e uma acerola sendo duas destas pretendo trabalhar raiz sobre rocha.

Veja: http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html e escolha o tópico escorredor e mamadeira.

http://powerofacupuncture.blogspot.com/

http://harzmaster.blogspot.com/

http://beingsurvivors.blogspot.com/

Feche os olhos, sinta a respiração, sinta o pulso forte, é a manifestação da Vida.
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Luciano Acupunturista escreveu:
Olá amigo, a finalidade dos dois é permitir que a árvore tome aspecto de uma planta adulta em um menor espaço de tempo, pois acelerando seu desenvolvimento aumenta o diâmetro do tronco e dos galhos.

Disso eu sei...
Acho que você não entedeu minha pergunta.
Eu quero saber o porquê que este metodo acelera o desenvolvimento.

Só para você entender melhor, vou fazer um comparativo com estufa. A estufa propicia maior desenvolvimento da muda por ter maior umidade/temperatura.

Entendeu ?
Diogo Matos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 2:26 pm    Assunto: Responder com citação

Porque dentro do escorredor há substrato com boa aeração e baixa compactação, o que acelera o desenvolvimento das raízes, e porque dentro da bacia há substrato com muito material orgânico, ou seja, nutrientes.

Até mais
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2007 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Cleriston,

como o Diogo colocou essas condições ajudam a planta a crescer mais rápido. O que deve ser colocado é que o escorredor não "acelera" o crescimento, mas dá condições para a planta desenvolver seu potencial máximo de crescimento. O espaço da mamadeira e a boa matéria orgânica irá deixar ela à vontade. A areia ou caco cerãmico colocado no escorredor é a melhor opção para dar boa ramificação às raízes e economizar um bom tempo para transplante para o vaso definitivo. Vale a pena.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: