Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
young flu
Registrado: 19/10/07 Mensagens: 6 Localização: NOVA IGUAÇU - R.J
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 12:48 pm Assunto: PONTA DA FOLHAS SECANDO! (JABUTICABA} |
|
|
Caros amigos. sou novo no forum, mas ja venho acompanhando a tempos o ótimo tratatamento dado aos novatos na arte.
minha duvida é: Transplantei minha jabuticaba para o escorredor a 3 semanas, mas apos algumas brotacoes as folhas mais antigas estao secando nas pontas... usei biofert foliar 04-14-08 ,o que mais pode ser feito para q as folhas voltem ao normal ou parem de secar?
desde de ja agradeco a atencao e obrigado _________________ MARCOS LUCIANO DA SILVA ALVES |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 2:46 pm Assunto: |
|
|
Young,
É normal na jabuticabeira secarem as pontas quando estão em solo carente de minerais ou quando ficam expostas ao vento constante principalmente quando se faz uma poda recente de raízes, pois a tendência é haver uma pequena desidratação em função da diminuição das raízes de alimentação, sinceramente acredito que vc se preciptou em adubar seu bonsai já que efetuou transplante à apenas 03 semanas, deve esperar a recuperação total do sistema radicular(no mínimo 40 dias) afinal ela está em pós-operatório, deixe-a em local abrigado de sol direto e vento forte e pulverize suas folhas com água 02 ou 03 vêzes ao dia que com certeza irá parar de queimar as pontas.
Abraços e lembre-se: paciência, paciência, paciência... _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 8:27 pm Assunto: |
|
|
young,
como colocou o Glauco, não ajudou ao adubar a planta, pode ter ajudado a secar mais as folhas. Uma desfolha nas queimadas seria bom. Siga as dicas do Glauco, sombra e água fresca.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 11:07 am Assunto: |
|
|
Amigo eu estava com um problema semelhante ao seu.
Eu aumentei a rega e diminui a esposição ao sol e resolveu.As jabuticabas gostam muito de agua.
Abraços _________________ EduBessa |
|
|
 |
young flu
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 11:58 am Assunto: |
|
|
caros...É me precipitei na adubaçao realmente. e agora sigo a risca as recomendaçoes feitas aqui.
o fato é que realmente a planta nao apresenta a copa intensa e a vitalidade de antes, as folhas parecem pesadas para os galhos.
será que já posso fazer a desfolha das queimadas ?(já que não são muitas)
ou devo aguardar sua total recuperaçao?
A outra duvida é: Como troco o nome do usuário, já que no perfil só consegui modificar a senha.
Aproveito para me desculpar por algum inconiente por mim criado já que sou novo e leigo na arte. quero tambem agradeçer ao glauco e a todos amigos pela atenção, compreenção e paciência...
Fico feliz em saber que posso contar com voces.
obrigado... _________________ MARCOS LUCIANO DA SILVA ALVES |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 5:59 pm Assunto: |
|
|
Young,
Como bem disse o felipe estamos aqui para ajudarmo-nos mútuamente.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Ter Out 23, 2007 9:33 pm Assunto: aproveitando a deixa... |
|
|
Alguém poderia saber me dizer...
Coloquei minha jabuticabeira no escorredor a mais de 1 mês já... semana passada eu fiz a 1º adubação!
A planta tá vigorasa...
Algumas folhas antigas ficaram e novas nasceram... as novas estão bem grandes, de 4 a 5x maior dq as "velhas"(proporcional ao bonsai).
Devo já fazer uma desfolha???
Aproveitando tb...
Quanto aos novos galhinhos... faço a poda de manutenção ou deixo crescer???
Abraços... _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |
young flu
|
Enviada: Qua Out 24, 2007 3:16 pm Assunto: |
|
|
No meu caso fiz a desfolha só das queimadas que eram poucas. e regas estão mais intensas e borrifo as folhas 3 vezes ao dia.
e ja vi mehoras por incrível que pareça. agora é so aguardar...
o ruim é que parece que algumas brotações pararam de desenvolver ou estao mais lentas, ja que boa parte da copa ja apresenta folhas novas.
mas acho q é normal (espero)
aproveitando: alguem sabe como troco o nome usuario?
porque no perfiu só modifico a senha.
obrigado... _________________ MARCOS LUCIANO DA SILVA ALVES |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Out 24, 2007 5:36 pm Assunto: Desfolha de username |
|
|
Gleison
A desfolha como método para diminuir o tamanho das folhas só deve ser aplicado em bonsai com a estrutura pronta, pois a diminição das folhas não é permanente. Fazer a desfolha durante o crescimento da planta resulta em atraso de desenvolvimento, sem nenhum resultado prático no final. Quando a planta vai ficando mais velha as folhas vão diminuindo naturalmente, o mesmo acontecendo quando aumentar a densidade de ramos pelas podas de formação.
A desfolha (parcial) também pode ser parcimoniosamente aplicada como método de limpeza, como fez young flu.
young flu
Para mudar seu nome de usuário, por favor, mande uma MP para o Mário Leal que ele deve lhe auxiliar. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|