|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ricardoceramica
|
Enviada: Dom Out 07, 2007 10:19 pm Assunto: Novo Ceramista de Bonsai Na Área |
|
|
Olá, participantes do forum. Em primeiro lugar, quero agradecer a você, Marcelo, pelas palavras a meu respeito e sobre meu trabalho. A minha admiração por sua pessoa e criatividade é recíproca.
Em segundo lugar, você já respondeu por mim as questões colocadas pelos demais bonsaistas. Realmente a minha intenção é a de, na medida do possível e da minha capacidade, atender as encomendas que porventura me forem solicitadas por e-mail ou telefone. Quero criar vasos para bonsai paralelamente a minha produção natural de cerâmica, sendo que, no primeiro caso, será necessário que seja atingido um número de peças mínimo ou que possuam volume suficiente para encher meu forno. Isso é necessário porque a temperatura de queima dos vasos de bonsai é superior a dos meus outros tipos de vasos e por isso têm que ser queimados separadamente.
Gostaria agora de fazer algumas considerações sobre esta minha nova experiência em cerâmica. Tudo o que pude aprender até o momento sobre vasos para bonsai me foi passado pelo Marcelo através de fotos e textos que ele me cedeu ou por conversas que nós temos mantido a respeito deste tema. Pelo que pude perceber olhando as fotos de bonsai, em sua maioria eles são cultivados em recipientes cerâmicos, geralmente torneados ou extraídos de formas (tanto os de cimento quanto os de cerâmica). Do ponto de vista estético (falo em relação aos vasos) percebo em vários deles uma alta qualidade em termos de acabamento, em sua maioria esmaltados em alta temperatura (entre 1200 e 1300° C).
Os ceramistas orientais, e os que aqui no Brasil seguem esta tradição, são exímios nestas técnicas de torneamento e esmaltação.
A minha proposta, contudo, não é produzir vasos neste contexto, pois os ceramistas que já os fazem têm extrema competência. A minha idéia, como tão bem foi colocado pelo Marcelo, é trazer para o vaso de bonsai as características naturais do meu trabalho, que estão mais próximas do que se chama de "orgânico". Sendo assim, a semelhança maior que existirá entre as minhas peças e as do tipo descritas acima ficará por conta da queima, que será de alta temperatura (1.200° C). Não usarei esmaltes, pois não costumo utiliza-los em meu trabalho e não farei peças em torno, pois este não é o método que gosto de utilizar para modelar minhas peças.
Portanto, dando uma descrição técnica da minha cerâmica para bonsai, como as que estão postadas acima pelo Marcelo, posso afirmar o seguinte:
Têmperatura de queima: 1.200° C.
Técnica de modelagem: Livre (repuxada, escavada, a partir de placas ou de sobreposição de tiras de argila).
Técnica de acabamento: engobes (tipo de tinta para cerâmica feita de argila colorida com pigementos minerais e fixada durante a queima) patinados à frio com pasta de cera pigmentada (principalmente).
Conversei um pouco com o Marcelo sobre esta questão da têmperatura de queima. Ele me disse, inicialmente, que a têmperatura entre 800° e 1.000°C poderia ser a mais adequada, pois deixaria os vasos permeáveis a umidade, o que seria positivo para as raízes das árvores, no que fui levado a concordar por me parecer o mais natural. Todavia, lendo sobre os vasos para bonsai e vendo suas fotos, ficou claro para mim que a alta têmperatura seria mais adequada, principalmente por aumentar muito a resistência mecânica dos vasos. Por este motivo me decidi por queima-los desta maneira.
Quanto as formas dos vasos, não tive dificuldade em modela-los porque este tipo "orgânico" já está dentro do meu processo de trabalhar a cerâmica. A única coisa de que precisava era uma orientação sobre medidas, quantidade de furos para drenagem e os tipos mais usuais dentro deste gênero, informações estas que obtive através do Marcelo.
Sobre o acabamento, busquei cores e texturas que tivessem relação direta com à idéia de natureza, rochas, madeiras, e organismos vivos. Todo este procedimento está em acordo com meu estilo e, como vejo, com o vaso para bonsai do tipo "orgânico". Além disso, eles possuem grande resistência à umidade e à ação da luz.
Portanto, para aqueles que se interessarem pelo tipo de cerâmica que descrevi (para bonsai ou não), que é o tipo que tem relação comigo, poderei criar peças com as medidas que forem interssantes.
Para terminar postarei algumas imagens do meu trabalho não feito para bonsai, visando dar uma idéia mais clara do meu estilo de cerâmica.
Marcelo, obrigado mais uma vez.
Abraços a todos.
Ricardo A. B. Pereira
obs.: estou criando um blog só para postar imagens dos meus trabalhos voltados para bonsai. Em relação ao preços prefiro conversar diretamente com as pessoas que tiverem interesse, mas posso garantir que serão acessíveis.
 _________________ Ricardo A. B. Pereira |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 9:47 am Assunto: |
|
|
Parabens Ricardo pelo trabalho e informações! Ficamos aguardando agora imagem de vasos especificos para Bonsai, o blog é sem duvida uma ótima vitrine para isso.
E devido ao fato do forum ter pessoas de vários lugares do pais vc pensa na possibilidade de fazer vendas por fone, e despachar via correio? _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
ricardoceramica
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 1:51 pm Assunto: Novo Ceramista de Bonsai na Área |
|
|
Olá Patrick. Sim, realmente eu posso aceitar encomendas por telefone e despachar as peças via correio. Será necessário apenas que me passem as medidas principais e façam uma descrição do que se está querendo em termos de forma e cor (levando sempre em consideração meu estilo próprio de trabalho). A partir daí poderei criar um vaso para bonsai exclusivo e assinado.
Todavia, o prazo de entrega vai depender sempre de fatores como número de pças para encher o meu forno (que tem tamanho médio; na fornada de onde sairam as peças que o Marcelo postou aqui, queimei 16 peças) e do fato de que também trabalho em outras atividades ligadas à arte.
De qualquer forma, acredito que, em média, posso aprontar umas 10 a 15 encomendas, por exemplo, em 15 ou 20 dias, contando o tempo entre modelar as peças, esperar sua total secagem, fazer a queima e dar o acabamento final (acrescente aí o tempo que o correio levará para entregar as peças).
Estou ultimando os detalhes finais para por o blog no ar, no qual colocarei estas peças para bonsai que vocês já viram e outras mais que pretendo produzir, todas trazendo informações sobre medidas e especificações técnicas. Até 6ª f eu passo o endereço do blog para vocês.
Obrigado e um abraço.
Ricardo A. B. Pereira _________________ Ricardo A. B. Pereira |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 3:38 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo,
Como grande admirador do trabalho artistico do amigo Duprat, gostaria de estar dando as boas vindas a voce, ao nosso forum. Certamente, todos nós iremos ganhar muitissimo com sua participação, vez que ela será, inicialmente, voltada para uma área que a todos interessa: vasos para bonsai.
Sendo sua arte uma forma de criação livre, que não irá se prender a um formato padrão, como estamos acostumados, certamente teremos a oportunidade de estarmos adquirindo peças exclusivas, o que irá abrilhantar ainda mais nossa arte bonsaistica brasileira.
Deixo registrado minha admiração e respeito pelo seu trabalho, particularmente pelas primeiras peças mostradas aqui no forum. Como essas peças foram confeccionadas aleatoriamente, isto é, não houve encomenda de nenhum forista, certamente vc deve ter para elas um preço. Gostaria, s.m.j., que fizesse a gentileza de, se não quiser postar o valor de cada uma, seja aqui no forum, seja no seu futuro blog, que enviasse para mim, via MP, os valores de cada uma das peças, para que eu possa estar escolhendo o que mais me agrada, de acordo, com meu bolso, e efetuar um pedido diretamente a voce.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ricardoceramica
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 7:44 pm Assunto: Novo ceramista de bonsai na área |
|
|
Obrigado, Nicki. Realmente tenho uma idéia de preços para estas peças para bonsai, mas como praticamente acabei de faze-las, ainda estou organizando esta questão. No momento preciso medi-las para começar a pô-las no blog com uma descrição um pouco mais detalhada e devo fazer isto ainda esta semana. Mas, por favor, não pense que estou fazendo suspense; o problema é que também estou envolvido em outras atividades ligadas à arte que me tomam bastante tempo.
Contudo, logo lhe enviarei os preços e as medidas das peças,ok?
Fico-lhe muito grato e aos demais membros deste forum pelo grande interesse demonstrado em minhas peças. Farei o meu melhor para corresponder às expectativas.
Um abraço. _________________ Ricardo A. B. Pereira |
|
|
 |
ricardoceramica
|
Enviada: Seg Out 08, 2007 10:50 pm Assunto: Novo Ceramista de Bonsai na Área |
|
|
Olá, pessoal. Quero convida-los a visitar o blog que acabei de montar para divulgar meus vasos de bonsai. Lá estarão expostas as 16 primeiras peças que fiz, com suas medidas e técnicas. Caso queiram adquiri-los, basta deixar um recado no link "comentários", abaixo de cada postagem, ou me enviar uma mensagem privada.
Para poderem visualizar todas as postagens é só seleciona-las no link "arquivo do blog".
O endereço é o seguinte: http://rpceramica-bonsai.blogspot.com
Obrigado e um abraço. _________________ Ricardo A. B. Pereira |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 10, 2007 8:28 am Assunto: |
|
|
ta muito bom pra quem ta começando com os vasos de bonsai com o tempo vc vai se adaptar mais com os modelos e tenho certeza que vai ficar cada vez melhores.
acho que se vc colocasse os preços vc teria pedidos muito mais rápido.
inclusive se os preços forem bem acessiveis.
um abraço e parábens pelos trabalhos. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Out 11, 2007 12:03 am Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!!!
Alô Ricardo !!!
Vou visitar agora o blog para conhecer melhor seus vasoa para bonsai......
e _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
SAMI KHOZAM 2.o PASSO

Registrado: 16/06/05 Idade: 72 Mensagens: 306 Localização: Niteroi - RJ
|
Enviada: Qua Out 24, 2007 5:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Ricardo
Conheço seu trabalho de longa data. Tivemos clientes em comum. Muito legal as imagens q colocaste.
Abração
Sami
A proposito, o Duprat é meu vizinho, apareçam. |
|
|
 |
ricardoceramica
|
Enviada: Qua Out 24, 2007 8:59 pm Assunto: Novo Ceramista de Bonsai na Área |
|
|
Olá, Sami. Realmente, também conheço seu trabalho de longa data, desde a época do "Desenho Novo", da Gávea e do Fashion Mall. Faz muito tempo!
Obrigado pelas palavras elogiosas as minhas peças.
Quando for visitar o Marcelo (ainda não fui a casa dele) dou uma esticada até a sua (mas aviso antes).
Um abraço.
Ricardo A. B. Pereira
obs.: a propósito, seu nome (e a foto de sua assinatura) consta na obra "Vasijas o Macetas La Gran Desconecida" de J. Carlos de La Concha, publicada em Madri (2005). Marcelo me enviou por e-mail este trabalho sobre vasos para bonsai, fartamente ilustrado com fotos de peças e das marcas e assinaturas de ceramistas e fábricas do mundo todo que se dedicam a este tipo de produção. Você aparece como um dos dois únicos ceramistas da América do Sul que criam vasos para bonsai. _________________ Ricardo A. B. Pereira |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 10:23 am Assunto: |
|
|
Ricardo, o Sami é referência nacional em vasos de bonsai, um excelente ceramista de qualidade intocável, e uma figura muito simples e competente, o único problema dele é que ronca demais!
Abraços amigos,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|