Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 7:49 am Assunto: Ficus plantado sobre pedra |
|
|
olá novamente galera, outra planta que quero compartilhar é este ficus retusa, usei a técnica do nosso amigo Ebreo, plantado na garrafa pet, e replantei no vaso feito por mim, de gesso cimento.
 _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 12:14 pm Assunto: |
|
|
astolpho esta ficando fera esse ficus , minha sugestão é vc pegar uma camara de ar de bicicleta e amarrar as raizes na pedra e replantala ,num substrato com pedriscos de caco de telha e areia grossa lavada .
essas raizes vão desenvolver bastante e colar na pedra .
e no proximo ano vc tera um belo exemplar .
abraços mano. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 2:00 pm Assunto: |
|
|
Esse ficus tem futuro
E ai flávio que voçe vai vir aqui pra gente organizar um encontro amigo?
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 2:34 pm Assunto: |
|
|
Então velho amigo flávio, boa sua sugestão, creio que sim, tem tudo pra dar uma melhorada... abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
|
|
 |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 3:17 pm Assunto: |
|
|
Belo Ficus Amigo com um ajuste aqui e outro ali vai se transformar num belissinmo bonsai.
Esta técnica do Luciano é realmente Show DE bola, tenho algumas plantas aqui que estão na garrafa pet tambem, quem quiser pode usar esta técnica que da muito certo.
Abraços e parabens pelo ficus. _________________ EduBessa |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 25, 2007 3:47 pm Assunto: re |
|
|
colega Astolpho, sugiro q vc posicione logo os galhos se passar mais tempo deve difiultar o trabalho. ficaria bem legal se trabalhase a copa em estilo hokidashi
abraço e bela planta _________________ "Ninguem torna-se sabio pela sabedoria dos outros, se não tiver em si, a semente da sabedoria" |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 5:54 pm Assunto: |
|
|
Show de bola esse ficus!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Qui Out 25, 2007 6:10 pm Assunto: |
|
|
Amigooo... muitooo showw mesmo seu Ficus!
Parabénsss pelo exemplar!!!!
Quantoo essa técnica de raizes na pedra... vc tem o link da técnica aii???
Obrigado!!! _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |
Aquariosmaster 1.o PASSO

|
|
|
 |
ghazal
|
Enviada: Sex Out 26, 2007 2:44 am Assunto: |
|
|
ao meu ver, a pedra está perfeita.....é muito difícil encontrar essa harmonia......
mas se serve como conselho......tente fazer com que as raízes fiquem mais próximas ou até mesmo grudadas na pedra, eu li aqui que talvés uma camara de pneu de bicicleta apertando-as na pedra deva resolver (eu tentaria, ainda mais pq o ficus aceita tudo, eu tenho feito várias experiências e ainda não perdi nenhum).
abraço
ghazal _________________ Marcelo Ghazal |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 26, 2007 9:31 am Assunto: |
|
|
Galera são tantas sugestões que fica dificil resolver qual tomar, agradeço a todos de coração, e vou resolver logo,,, mas eu ainda tenho mais plantas para postar, tenho um flamboyant de seis centimetros que quero compartilhar, e outros tbm. abraço a todos, obrigado _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 58 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Out 26, 2007 11:53 am Assunto: |
|
|
Astolfo,
a câmara de ar servirá para trazer as raízes mais próximas à rocha, dando a impressão de que elas de fato cresceram sobre ela. Da maneira como está se pode ver um vazio entre as duas . Mais uma sugestão: você poderia plantá-la em um escorredor. O tronco vai engordar e emitir novas raízes adventícias, o que tornará o teu exemplar ainda mais belo...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 11:59 pm Assunto: |
|
|
Será que com câmara de ar a raiz dessa grossura grudará na pedra mesmo?
Pode ser que não dê muito certo...
As raizes não estão muito grossas pro tronco?
E a copa, que estilo é?
Acho que tá faltando dar uma boa aramada e estilizada nela, né? |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Out 28, 2007 7:13 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Bem, para resolver o agarre na rocha deverá ser usado algo que force as raízes de encontro à pedra, a maioria usaria pneumáticos ou câmeras de ar para pneus, eu pessoalmente prefiro fios rígidos encapados com alguma borracha para não ferir o caule. Passo o fio que poderá ser de grosso calibre, dependendo da força que terá de ser feita em torno das raízes e vou tracionando até atingir o objetivo.
Outra forma que uso é deixar a árvore crescer até que as raízes naturalmente abracem a rocha. Neste caso vale a pena observar as proporções entre grossura de raízes e volume da rocha.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 29, 2007 8:58 am Assunto: |
|
|
Olá galera, eu estou de acordo com o Attila Okada, realmete as raises então bastante grossas, esta planta eu retirei uma ano atras, deu um uro de um pingo de ouro, era bem fininhas as raizes, e deixei na garrafa pet por um periodo de um ano, e as araizes tomaram força e emgrossaram, pois bem, ainda não defeni o estilo como o onoravel Okada disse, está faltando, mas isso mais adiante verei o estilo e com as dicas dos amigos tmb será bem vidas, bom, creio que o tempo se encarregará de colar as raizes na devida pedra, soltando vaizes novas, sem ter que usar arteficios para isso, nada melhor, que isso, acoteça naturalmente, né? mas mesmo assim agradeço as dicas, vamos ver o desenvolvimento da planta no longo de um ano, ai vou postar novas fotos da mesma. E em quanto isto vou trabalhando em outas hehehehe, abração a todos... e um ótma semana... _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
|
|
 |
|