FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Transformação de Ulmeiro
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
newtonhissanaga

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa....estou espantado...
nos hipermercados ai de SP tem materiais bons assim a baixo custo ??
e eu aqui indo de viveiro em viveiro atrás de um ulmus e não acho ...
beleza de arvore em uma beleza de vaso...é Izumi ?

Abraços e Bom 2006 pra todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2006 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a Todos

Lúcio , Illex e Newtonhissanaga, mto. obrigado pelo incentivo Wink

Newtonhissanaga...eu não sou de "SP" Very Happy Smile Very Happy por cá existem Ulmus/Serissas e Lingustruns em grandes quantidades no hipers, ( + ou - a R$ 15,00 ).
Quanto ao vaso este é de importação...pelo que tenho visto, bem inferior aos do "mestre" Izumi Wink

Bom Ano....

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 02, 2006 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro

Valeu amigo pela partilha da evolução que esta sua árvorezinha está passando, parabéns Exclamation Exclamation Exclamation

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal
Não sei o que se passou...mas fazendo uma pesquisano forum esta msg não aparecia, tive que recorrer meu nick e ver todas as minhas msg, para poder recuperá-la, ainda assim perdeu-se parte dela (ultimas actualizações Confused )

Peço desculpa pelas novas colocações,...

Mais uma foto 30-12-05

É curioso como ao lado, está um outro ulmeiro, coabita o mesmo espaço e disfruta dos mesmos cuidados e não tem o mesmo aspecto Rolling Eyes, como se pode ver

[ ]s

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Continuando...21-08-06

"Resolvi dar-lhe mais um retoque para favorecer algum afunilamento e ver se deixa de vez aquela parecença de ter saida da revolução Francesa.

Agora resta ir tratando da "ferida", é extensa por isso vamos lá a ver como se comporta...de seguida é começar a trabalhar a copa, que como se pode ver levou mais um bom desbaste Wink "

[ ]s

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

Continuação 09-02-07

"Olá a todos

Respondeu bem ao corte e, colocou outro ramo ligeiramente ao lado, mais para onde pretendia.

Foto de 27-01-07

Hoje para meu azar, estava tombado Shocked e com o ramo do lado esquerdo totalmente quebrado Sad

Tenho deixado crescer o ápice, para estimular o engrossar do tronco e assim proporcionar uma maior conicidade, tal como o desenvolvimento dos ramos...dessa forma ajudam tambem no processo de cicatrização...e a duplicação dos secundários e terciários ficará para mais mais tarde...mais agora por causa da quebra de um ramo importante.

...só para me chatear, agora aumentou-me o desafio...mas tempo não nos falta Twisted Evil ."

[]s

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 7:31 pm    Assunto: Responder com citação

Actualizando

Estado dele a 21-09-07

Encontrava-se despenteado para evitar dispendios de energia, para uma tarefa que tinha em mente para ele, esta época Wink Very Happy Very Happy
Já está feita,...agora está em convalescença, logo que estiver em condições coloco mais umas quantas Wink

Como se pode ver e de acordo com a msg anterior, por acidente partiu-se um ramo que era bastante importante, assim tratei do local e deixei-o à vontade...desse mesmo sitio rebrotaram 2 ramos que deixei crescer como "ramos de sacrificio"...ainda hoje existem, facto pela qual, o novo ramo já tem aproximadamente a mesma grossura do outro mais velho...agora retirei-lhe as pontas para ele retroceder para mais junto do tronco e começar a criar os secundários, não é visivel na foto, mas ele ainda tinha mais uns 15/20cm do que se vê ali...foi mesmo deixar crescer à vontade.

Posso considerar que aquele ponto está 100% recuperado.

[ ]s

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Em Inicios de Novembro resolvi meter mãos à obra...
Na tentativa de de evitar a falta de conicidade, falta grave em Bonsai seja ele em que estilo for, com regras ou não...resolvi mais uma vez meter mãos à obra

Foto de 11-11-07

O segundo ramo ( 1.º da Esquerda) foi o ramo que se partiu totalmente quando o Bonsai tombou.
Aguardei que rebrotasse daquela zona e quando o fez, deixei-o desenvolver-se livremente, como se pode ver numa foto acima, o "ramo de sacrificio"....actualmente está na mesma espessura que o outro (1.º da direita).

Cptos.

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Confused Maldita impaciência Embarassed Embarassed

Ainda à dias lhe mexi e hoje olhei para ele e não resisti Confused Sad

Havia qualquer coisa que não me agradava no "Shari"...estava estático de mais para o meu gosto...

mais um desbaste...aproveitando o movimento do tronco.

e uma limpeza e o afunilamento melhor resolvido Wink
Contrariamento ao que se vê na foto da msg anterior, na base a madeira exposta, vai para o lado contornando um pouco o Tachiagari.

mesmo por muito maturada que seja a ideia depois de trabalho feito, fica sempre a ideia/ ou algo que nos diz que deviamos ter feito de outra forma
Olhando hoje para ele, ainda que não esteja descontente com o trabalho efetuado, efectivamente teria feito de outra forma, explorando ainda mais o movimento...mas enfim é impaciência dos meus "genes Ocidentais" que fala mais alto Embarassed .

E com isto já está quase a fazer dois anos desde que lhe mexi pela primeria vez... como o tempo passa Shocked

Cptos.

Castro

Cláudio José Teixeira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Castro,

Como é bom ver um tópico se renovando com a evolução do trabalho, a utilização do Shari para aumentar a conicidade também é uma grande sacada.

O que você quis dizer com o shari estar estático demais para o seu gosto?

Abraços,

Cláudio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Smile Olá Cláudio, tudo bem?

Cláudio José Teixeira escreveu:
...O que você quis dizer com o shari estar estático demais para o seu gosto?...

O que quis dizer é que embora não seja perceptivel nas fotos, o Shari da msg de cima que foi feito na primeria vez...foi feito quase a direito ao longo do tronco...acabando embaixo com uma forma curva, como se pode ver na foto.
Em cima contornava junto do 1.º ramo que sai para a direita...mas de forma timida
Agora aumentei-lhe as sinuosidades, desbastei um pouco no local onde começa esse ramo, dando uma aparência de afastamento em ralção ao tronco e em baixo, deixei em vez da forma de "U" contornei para ambos os lados, mas com maior incidência para o lado esquerdo da árvore.
No fundo, terá sido criar algum movimento no trabalho anterior...que me pareceu estar de certa forma desinteressante/"menos interessante", digamos Wink

A próxima etapa vai ser o transplante...já o devia ter sido este ano, mas por estar num vaso de treino preferi aguardar.
Ainda este ano (lá mais para a frente) vai/irá sofrer uma poda estrutural, com o intuito de redução dos ramos secundários, precisamente para começar criar o afunilamento e estimulação da rebentação terciária e por ai fora...agora com maior algum controle.

Obrigado pelo incentivo:wink:

[ ]s

Castro

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 9:26 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

Só para colocar a actualização do meu Ulmeiro

Foto dele em 02-02-08

Actualmente encontra-se em periodo pós-transplante.
Este ano vai começar a ser adubado em força...poque estiquei a corda...desbaste e transplante durante um único inverno.
Para o ano estou a pensar em refazer alguns ramos secundários porque não me satisfaz o movimento e "expor" um pouco mais o Tachiagari, com todos os riscos que isso acarreta...vou soltá-lo e depois tratar do Nebari.

É um shohin e de Hipermercado, mas tem me dado tanto prazer como qualquer outro adquirido em Centro de Bonsai Wink

Não sendo nada de especial, espero que seja do vosso agrado Wink

[ ]s

Castro

edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 12:40 am    Assunto: Responder com citação

Castro,
está ficando muito bonito este teu Ulmus. Muito instrutivas as fotos da evolução e aquele shari foi uma ótima saída para a falta de conicidade...
Parabéns...
Um abraço.
Edson.
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 12:43 am    Assunto: Responder com citação

Antonio,parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar. ótima evolução. se puder, continue mostrando o desenvolvimento de seu Ulmus.
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 3:05 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom trabalho Castro,
Tá ficando bom isso hein... e olha que estava a um tempo achando meio esquisito mas agora deu um bom salto de qualidade estética.

Eu sugiro ainda diminuir um pouco o comprimento dos ramos mais altos. Está quase lá. Mais um pouquinho e ficará muito bom.

Outra sugestão que talvez lhe interesse.... Tenho duas árvores com cortes radicais como o seu. Numa delas ao invés de colocar a pasta cicatrizante que sempre fica um tanto quanto alienígena, apliquei cera de carnauba. É uma cera dura que resiste ao calor do sol e esteticamente se integra muito bem, parecendo inclusive a própria madeira, não permite o ataque da humidade, ou de fungos. Derreti com uma colher de metal e vela e apliquei grossa camada com pincel, tipó pintura encáustica. Depois com um estilete retirei o excesso. já tem um ano com a primeira aplicação de modo que me parece já ser possível recomendar os bons resultados. Em breve posto umas fotos para se ter uma idéia.

Parabens.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: