Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
josecarlosbarros 2.o PASSO


Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 6:49 pm Assunto: Ajuda com ficus |
|
|
Pessoal peguei este ficus ontem na rua, retirei as folhas ruins e plantei neste escorredor como podem ver abaixo. Estou em dúvida quanto a uma futura forma e poda que poderia realizar. Gostaria da opinião de vocês para uma projeção.
Abs
 _________________ José Carlos |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO


Registrado: 07/09/06 Mensagens: 118 Localização: Natal - RN
|
Enviada: Dom Out 28, 2007 2:55 pm Assunto: Ficus benjamina variegata |
|
|
Amigo, Zé Carlos, saudações cordiais! Esse seu ficus já está muito comprido e reto comprido para tentar aproveitá-lo assim por inteiro, a não ser que vc tente um fukinagashi (varrido pelo vento)ou um bonsai tipo jangada(ikadabuki). Você também pode optar pela técnica dos "dez"! O que é isso? Quando uma árvore tem vícios de formação que não permitem uma definição satisfatória de estilo, mede-se uma altura de dez cms a partir da base e corta-se a esta altura para poder, a partir do toco restante, moldá-lo em um novo estilo. Poderá fazer alporquias e estaquias com o restante do tronco. Depende também da altura pretendia para o bonsai que você deseja. Espero tê-lo esclarecido, de alguma forma, sobre o que eu faria se essa árvorezinha fosse minha. Um abraço! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 2:03 pm Assunto: |
|
|
Jose minha opinão e a seguinte se faz pouco tempo que a plantou no escorredor espere uma pouco para ela se recuperar antes de qualquer passo a ser tomado.
Apos sua recuperação apos o estilo ja escolhido faça a poda para que se tenha a altura preferida e arrame.
Nosso amigo Edmar tambem te sugeriu otimas dicas observe-as! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO


Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 10:21 pm Assunto: |
|
|
Eu posso realizar esta poda radical em um ficus deste tipo? Acho q é um goldstar. _________________ José Carlos |
|
Voltar ao topo |
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO


Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 1:12 pm Assunto: |
|
|
Meu ficus está começando a ter algumas folhas secando e caindo... isto é normal após um transplante?  _________________ José Carlos |
|
Voltar ao topo |
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 1:21 pm Assunto: |
|
|
Jose qual substrato você usou? |
|
Voltar ao topo |
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO


Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 1:28 pm Assunto: |
|
|
Fabio Dougla S. Bezerra escreveu: | Jose qual substrato você usou? |
Caco de tijolo (ou telha), argila espandida, pedriscos de rio(daqueles usado em aquario) e terra vegetal. Não adubei nem nada disso.
Ainda estou precisando de ajuda aqui... Alguém poderia me dizer onde faço a poda? _________________ José Carlos |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO


Registrado: 07/09/06 Mensagens: 118 Localização: Natal - RN
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 8:42 pm Assunto: Ficus benjamina |
|
|
Amigo, José Carlos! Eu falei em podar nos dez cms, mas deixaria aquele primeiro ramo à direita. Trabalharia para um estilo próximo do moyogi inclinando o tronco original um pouco para a esquerda. Colocaria num vaso maior e com mais substrato para que acelerasse o seu desenvolvimento.
Veja este ficus da foto abaixo. O tronco original foi de uma poda de uma árvore maior. Era só um "toco" de uns 15 cms de comprimento por dez de diâmetro. Ficou encostado num canto de parede no quintal, completamente esquecido. Uns meses depois foi resgatado, já com raízes fortes e vários ramos no topo. Podei todos e só deixei um para fazer a primeira curva à esquerda. O Uro que você vê é justamente a ponta do "toco" que no futuro vai se fechar.
Espero ter te ajudado. Um abraço do amigo no Bonsai, Edmar! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO


Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
|