Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 2:27 pm Assunto: Estacas de Caliandra |
|
|
Na minha região é muito dificil encontrar caliandra , por sorte descobri um vizinho proximo a minha casa que possuia um pe de 1,5 metros.
Com sua autorização coletei alguns galhinhos para ver se consigo algumas mudas , gostaria de saber se a caliandra se prolifera com facilidade por estaca, e se há algum segredo para que ela venha saudavel.
Posto esta foto das estacas plantadas em terra vegetal com 20% de predrisco , cada estaca tem aproximadamente 10cm de altura.
Coloquei elas na sombra e protegido do vento
Abraços
Joel
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 7:46 pm Assunto: |
|
|
Joel, é provável q n perca nenhuma, pulverize com enraizador semanalmente, TUDO!
Se fossem minhas, eu tiraria a folhagem e as flores, principalmente!
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 11:41 pm Assunto: |
|
|
Beleza fabiano , ja vou desbasta-las amanha mesmo
Joel |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Out 28, 2007 7:09 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Desculpem a intromissão
Uma vez perguntei e não obtive resposta
... como são as sementes dela?? em que altura elas as larga/descarta??
É que próximo da zona onde moro existem umas de Flor Vermelha, mas nunca as vi com sementes e, todas as outras árvores já estão nesse estagio ...
Este ano estou atento ao Acer Campestre que saquei umas quantas no ano passado, na altura já estava era quase sem nada.... este ano está carregadinho como se fossem cachos de uvas...também já consegui umas quantas de Liquidâmbar ...é pena é que ainda faz bastante calor e atrasa o processo de largada .
Também é pena as barreiras Alfandegárias entre os nossos Paises, por isso os felizardos acabam por ser apenas os colegas/amigos de cá...
Por vezes arriscando consegue-se algum sucesso, mas não deixam de ser riscos... e eu já tive a minha cota parte de aviso por parte do vosso Ministério da Agricultura com direito a etiqueta da Policia Federal, por um produto sem importância, bem menos que uma possivel espécie que possa de alguma forma estar classificada como "infestante".
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 28, 2007 10:59 pm Assunto: |
|
|
ja desbastei todas as folhas e sementes.
Agora e so aguardar
Joel |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 10:23 am Assunto: |
|
|
Amigo Castro,
as caliandras produzem as sementes em "vagens" parecidas com as de acácia. Um pouco mais curtas e que amadurecem no verão. Elas se abrem espontanemante e soltam as sementes.
Joel, nunca fiz mudas de calliandra por estaca, mas creio que como o amigo Fabiano falou, não deve ter problemas.
Mas tem um caminho "bem" mais curto para usas mudas, desde ue este seu vizinho seja camarada: é o alporque. Em menos de 60 dias poderás ter mudas da grossura de um cabo de vassoura, ou mais. Peça autorização a este vizinho para sacrificar um só galho e neste galho você pode fazer meia dúzia ou mais de alporques. O mais importante é que poderás fazer os alporques logo abaixo de curvas ou bifurcações de galhos que te darão em seguida uma planta com bom movimento. As caliandras enraizam muito facilmente de alporque.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 10:25 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi escreveu: | Amigo Castro,
as caliandras produzem as sementes em "vagens" parecidas com as de acácia. Um pouco mais curtas e que amadurecem no verão. Elas se abrem espontanemante e soltam as sementes.
Joel, nunca fiz mudas de calliandra por estaca, mas creio que como o amigo Fabiano falou, não deve ter problemas.
Mas tem um caminho "bem" mais curto para suas mudas, desde que este seu vizinho seja camarada: é o alporque. Em menos de 60 dias poderás ter mudas da grossura de um cabo de vassoura, ou mais. Peça autorização a este vizinho para sacrificar um só galho e neste galho você pode fazer meia dúzia ou mais de alporques. O mais importante é que poderás fazer os alporques logo abaixo de curvas ou bifurcações de galhos que te darão em seguida uma planta com bom movimento. As caliandras enraizam muito facilmente de alporque.
abraços |
_________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 29, 2007 1:53 pm Assunto: |
|
|
Fala Castro, estou meio atrasado, mas Elio já te deu a resposta, esta que vc está falando, de flor vermelha, tem uma flor maior que a rosa, que tbm tenho aqui e é mais utilizada para bonsai exatamente pelo tamanho reduzido de suas flores, mas as vermelhas são lindas, chama mais a atenção e são muito utilizadas para bonsai, eu tenho várias...
Suas sementes após eclodirem da vagem pode ser semeada sem escarificação, pelo menos não tenho problemas com isso, e é muito difícil de não dar certo!
Boa sorte e abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 7:41 pm Assunto: |
|
|
Semente de caliandra germina muito fácil.
Tenho tido 100% de aproveitamento até agora
amanha vou preparar umas estacas,pq aqui na praça perto de casa tem muita calindra,já pensei em fazer uns
alporques mas no meio da rua assim...  _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 29, 2007 8:30 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos Elio Secchi e Fabiano
Muito obrigado pela ajuda
Ainda não vi nenhuma com essas vagens, pelo que presumo que talvez ainda sejam jovens ou estarei a ver um pouco fora do prazo.
Entramos no Outono e pela lógica elas já deviam ter essas Vagens , mas não, em todos os locais locais onde se encontram, ainda têm flores e nada de sementes....
[ ]s
 |
|
|
 |

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 30, 2007 7:57 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Luiz Fernando obrigado pela ajuda com essa foto fiquei com uma ideia mais precisa daquilo que deverei procurar
Esta é uma imagem das várias existentes do local
Andei a da uma vista de olhos pelo local, de onde também existem outras caliandras, estou em querer pela que li em relação à descrição das vagens que até "Pitecos" lá existem, afinal foram doadas para aquele espaço árvores provenientes de todos os Continentes ...e umas deram-se melhor que outras
Muito obrigado...e Joel, mil desculpas pelo desvirtuar do tema , estou esclarecido.
Abraços,
 |
|
|
 |
Alex Fabiano 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 30, 2008 10:03 am Assunto: msg |
|
|
ola ! as estacas vingaram ? _________________ Estes que ai estão atravancando meu caminho...eles passarão, eu...passarinho ! "Mario Quintana" |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Set 30, 2008 10:31 pm Assunto: |
|
|
Antonio Castro,
quando vc encontrar as vagens das caliandras e estiverem bem inchadas como mostra as fotos postadas pelo amigo nicki ensaque-as com plástico transparente e amarre.As vagens estouram quando ficam secas ocasionando o estravio das sementes.Faço isso com bons resultados.
Um abraço - Ivanil |
|
|
 |
|