Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 6:26 pm Assunto: [Ajuda] - Substrato com terra de cupim |
|
|
Oláá Galeraa...
queriaaa uma ajuda de quem usa como parte do substrato terra de cupim preta.
Fiz uma mistura de substrato com ela (terra de cupim) e plantei uma estaca enraizada de Calliandra, fechei na estufa. Passados 6 dias pra minha surpresa encontro umas coisas brancas somente nos pedaçinhos de terra de cupim*. O que pode ser isso??? Como faço pra eliminar???
*a terra de cupim ficou em pequenos pedaçinhos.
 _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 8:24 pm Assunto: |
|
|
Não dá pra ver nada. Mas sendo terra de cupim pode ser cupim. Eu não recomendo o uso dessa terra para compôr o substrato.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Dom Out 21, 2007 9:04 pm Assunto: |
|
|
Citação: | brancas somente nos pedaçinhos de terra de cupim |
Espero que não sejam fungos, se for dá um jeito de se livrar deste negócio pra não matar as mudas.  _________________ José Carlos |
|
|
 |
Gleison

|
Enviada: Seg Out 22, 2007 3:29 pm Assunto: |
|
|
acho que é validoo lembrar...
levei a terra ao forno... uns 200º aproximadamente por uns 20min!
A probabilidade de ser fungo é grande...
mas a dúvida é... os fungos aguentam essa temperatura??? _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 7:35 pm Assunto: |
|
|
Gleison escreveu: | acho que é validoo lembrar...
mas a dúvida é... os fungos aguentam essa temperatura??? |
Tá ai uma boa pergunta,tb queria saber aguentam  _________________
 |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 45 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Out 22, 2007 7:38 pm Assunto: |
|
|
Gleison escreveu: | acho que é validoo lembrar...
mas a dúvida é... os fungos aguentam essa temperatura??? |
Acho q não mas eu tenho uma dúvida quanto a isto também. Este procedimento pode desnaturar os nutrientes do solo? Ou só os que interessam para os vegetais são os minerais? _________________ José Carlos |
|
|
 |
Gleison

|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 10:34 am Assunto: |
|
|
Fato!!!
Eram fungos! malditos fungos!
Reparei q minha primeira mudinha de estaca estava ficando péssima! tirei na hora e coloquei novo substrato!
Agora é aguardar e ver como ela aceita isso!
Boa sorte pra mim...
Anhhhhhhh... alguém aiii sabee como faço pra matar essas pestes??? se eu torrar a terra dnovo no forno vai???
Abraços... _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 27, 2007 8:18 pm Assunto: |
|
|
Gleison
No laboratório esterilizamos o material a 120oC por 30 min a 2 atmosferas de pressão, em autoclave.
Acredito que 200oC por 30 min de calor seco do forno deveria ser suficiente para matar a maior parte dos microrganismos, mas isso depende de muitas variáveis, entre elas: 1) o volume de material colocado no forno, pois a parte central não alcança esta temperatura por tempo suficiente; 2) o material deveria ficar todo o tempo de 20 min a 200oC, ou seja, em forno pré-aquecido, já que dependendo do forno pode demorar muito para alcançar esta temperatura; 3) aliás, será que realmente o forno atingiu esta temperatura?
Provavelmente foram mortos todas as bactérias e micélios de fungos. Mas existem muitos fungos cujos esporos resistem a esta temperatura por mais de 1 hora. Portanto, provavelmente os esporos germinaram e os fungos reapareceram rapidamente em seu substrato. Como esta partida de terra de cupinzeiro está claramente contaminada por esporos de fungos que você considera nocivos, você deveria descartá-la.
Agora, vamos a outro ponto. Vejo vários colegas afirmando "esterilizar" o substrato e me pergunto "Para que serve um substrato estéril?"
As plantas são incapazes de absorver matéria orgânica, retirando do substrato apenas os minerais. A matéria orgânica precisa antes ser mineralizada para ser útil para as plantas e quem faz isso são os microrganismos, principalmente os FUNGOS. Portanto, colocar no substrato matéria orgânica esterilizada é inútil, quase equivalente a não colocar. Vai demorar bastante tempo até que o substrato seja novamente CONTAMINADO por acaso com os fungos adequados para recomeçar a fazer a mineralização. Até isso acontecer, para as plantas este substrato serve apenas de suporte e fonte de água.
Peço desculpas pelo discurso, mas espero que tenha sido útil. Recomendo utilizar no substrato apenas pedriscos, chamote e compostagem. O chamote é cerâmica triturada e compostagem é material vegetal parcialmente decomposto, muito rico em fungos decompositores benéficos. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 11:20 am Assunto: |
|
|
...Peço desculpas pelo discurso, mas espero que tenha sido útil...
Amigo Ferreira desculpas pelo que?
Pelo menos pra mim todos seus "discursos" são de grande valia
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
vadozam

|
Enviada: Seg Out 29, 2007 2:26 pm Assunto: |
|
|
Realmente foi de grande ascrécimo este "pequeno discurso", se não contar o melhor até agora.
Estava com esta dúvida a dias, pois certa vez me recomendaram colocar um substrato ao forno para garantir o enraizamento de minhas estacas. Confesso que fiquei na dúvida, mas depois desta explicação e de uma boa leitura de um livro de Pedologia que tenho em casa, apenas posso agradecer ainda mais.
Abraços  _________________ "Novas reservas por um futuro consciente" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 29, 2007 4:30 pm Assunto: Substratos de estaquia e de cultivo |
|
|
Vadozam
Para fazer estaquia, em que o aparecimento de raízes pode ser demorado, utilizar um substrato esterilizado pode ser a solução para não ocorrer o apodrecimento ou desenvolvimento exagerado de fungos, antes de ocorrer o enraizamento.
Eu mesmo já recomendei esterilizar o substrato para estaquia em outro tópico. Mas para isso deve-se utilizar um substrato inerte, como areia grossa, vermiculita, etc. Pode-se acrescentar matéria orgânica esterilizada, mas ela vai apenas completar o volume, pois não há microrganismos para mineralizar, nem raízes para absorver nada.
Mas a matéria orgânica esterilizada pode mesmo ser utilizada para estaquia, já que ela também permanece inerte por bastante tempo. Desta maneira, no momento em que aparecerem as raízes da estaca também poderá se iniciar o processo de contaminação por fungos e bactérias que farão a mineralização. Esta poderia ser a grande vantagem: não ter que fazer um transplante logo no início.
Portanto, o substrato para estaquia pode (deve) ser completamente diferente do substrato de cultivo. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|