|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 30, 2007 12:07 am Assunto: Como diferenciar zelkova de ulmus parvifolia? |
|
|
Como diferenciar zelkova de ulmus parvifolia?
Cá estão algumas fotos de folhas buscando diferencialos:
Seguindo o livro do Harry Tomlinson
Zelkova Serrata
Ulmus parvifolia:
Já no livro A arte de dar forma a Zelkova bonsai (Mistral Bonsai)
As fotos de zelkova são:
Já a revista Bonsai Autocto traz as fotos:
Qual são realmente as catacterística da zelkova[img][/img] |
|
|
 |
RedOak 2.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Mensagens: 245 Localização: Santo Andre, SP
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 12:43 am Assunto: |
|
|
Mesmo se tratando da comparacao da Zelkova serrata com um Ulmus americana (Olmo Americano ao invez do Olmo Chines/Oriental), essa foto talvez ajude um pouco.
Eu nao tenho experiencia com Olmo (Ulmus sp.), mas pelo que eu sinto, as folhas de Zelkova serrata sao bem asperas, dependendo do lado que se esfrega o dedo nelas, enquanto as de Olmo sao mais lisas e mais "carnudas". Como sou fa de Zelkova, acredito que eu a identifique facilmente se a vir de perto. Ha diferenca nos troncos tambem, quando as especies tem mais idade.
Vamos aguardar os comentarios dos nossos amigos para ajudar no topico.
Abracos a todos!
 _________________ Go Green Growing |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 7:27 am Assunto: |
|
|
Fabioso,
O problema é que a Zelkova mostrada no livro do Harry Tomlison é uma Zelkova Serrata, já a mostrada no livro da Bonsai Mistral é uma Zelkova Carpinifolia, que de fato é muito parecida com o Ulmus. Porém o tronco da Zelkova Carpinifolia é diferente do Ulmus. Assim pode-se diferenciar um do outro facilmente. Mas realmente as folhas são bastente parecidas, diferecinando-se basicamente somente no tamanho. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|