|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco
Registrado: 19/07/07 Mensagens: 59 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 10:42 am Assunto: Pré de Caliandra. Gostaria de sugestões |
|
|
Olá pessoal.
Essa muda vai para a faca no feriado, gostria de sugestões para iniciar o trabalho.
Frente 1
Frente 2
Trás
Ápice
Se tiver alguem disposto a fazer um esboço no foto shop agradeço.
Gostaria de ajuda, além da seleção dos galhos, indicação de onde poda-los no comprimento.
Abraço. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 11:24 am Assunto: |
|
|
Eita caliandra bonita voçe tem...
Belo nebari,e conicidade.
A frente vai ser a da primeira foto? _________________
 |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 12:18 pm Assunto: |
|
|
Ola Marco muito saudavel sua caliandra uma planta magnifica.
Tenho somente uma pergunta esse 1º galho foi curvado utilizando a tecnica de curvar galhos grossos sem arame do Geraldo. |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 1:32 pm Assunto: |
|
|
A frente vai ser a foto 1 ou a 2, to na dúvida.
Adquiri a planta final de semana, não sei nada sobre o que foi feito nela.
To pensando em incliná-la para a esquerda, mas to na dúvida.
GOstaria de ajuda para saber onde podar o primeiro e o segundo galho, isto é, em qual ponto do comprimento.
Abraço aos amigos. |
|
|
 |
famizes
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 9:24 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Ao meu ver, a planta está praticamente estilizada. Será um belo Moyogi!
Acredito que vc pode dar uma limpada, removendo os galhos que não serão utilizados.
O primeiro e o segundo galho estão bem definidos, porém os demais ainda estão jovens e precisam engrossar um pouco, por isso, deixe-os crescer livremente.
Também seria interessante aproveitar a época para realizar o transplante, pois a terra em que estes pré-bonsai vêm não é das melhores. _________________ Fernando Amizes
famizes@gmail.com |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Seg Out 29, 2007 10:01 pm Assunto: |
|
|
Parabens pela planta , praticamente ela ja esta prontas num vaso adequado ela ficara linda
Joel |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 9:05 am Assunto: |
|
|
Vlw amigos. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 9:36 pm Assunto: |
|
|
Marco,
a foto 1 tem um nebari muito bom, acho que ela pode ser a frente. O primeiro galho está muito estranho com esta parte reta que sai do tronco. O melhor é fazer a poda drástica para fazer a nova brotação de primeiro galho. Caliandra responde bem e brota fácil na parte baixa do corte. Ficaria mais natural.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Out 31, 2007 1:42 am Assunto: |
|
|
Olá Marco,
Bem amigo, eu to sem Photoshop aqui, entao vai ficar meio dificil te passar a ideia completa que eu estava vendo na sua planta. Bem aqui vai a foto:
Desculpa se os traços estão fracos, é que não sei realmente lidar muito bem com Paint :/ . Mas vamos ao que interessa:
* Realmente o que o Darkaso falou sobre o primeiro galho é verdade, a estética dele está meio fora do conjunto, so que eu sugeriria outra solução, efetuaria uma raspagem da casca e de parte do galho (onde tem um círculo de cor BEGE na foto) bem de leve para eliminar este defeito, so que com isso ele nao seria eliminado por completo. Em seguida vc efetuaria uma aramagem, porém antes teria de passar o cicatrizante, colocando assim o galho em uma posição favorável. Espere o galho se recuperar se ele não estiver do jeito q vc quer faça novamente o processo ate ficar satisfeito.
* Beleza. O galho riscado em vermelho teria de ser o segundo galho, nao sei se a posição dele se encontra inclinada para o fundo, se estiver me diga, e se nao estiver tambem . Mas se ele estiver está na posição certa, mas para que ele seja o segundo você teria de enfraquecer o terceiro que é o galho que está riscado de azul claro, logo ao lado dele e não os de cima. Enfraquecer o galho digo seria você não deixar as brotações dele se desenvolverem de forma normal, indo pinçando e pinçando, com isso a força será direcionada a outras partes da árvore logo o galho de vermelho irá engrossar rapidamente, sendo assim conseguiria um bom resultado, mas como td no Bonsai levaria algum tempo, porém ja realizei este processo em algumas plantas minhas (principalmente Tatarés) e obtive bons resultados.
* Os demais riscos em azul mostram como deverão ir seguindo os galhos, como exemplo o primeiro à esquerda o segundo levemente à direita e ao fundo o terceiro oposto ao primeiro e assim por diante, até chegar proximo ao ápice onde a profundidade vai aumentando cada vez mais.
NOTA: Sobre a sequência de galhos que listei acima é um exemplo, pode modificar seguindo esta regra sua planta.
Os demais galhos aquele brotos ladroes que nascem proximos ao tronco deverão ser eliminados, pois so acarretam dano à árvore. Com certeza os colegas terão mais idéias para lhe dar amigo. No mais lhe dou os parabens pela planta, como disseram já, ela possui uma boa conicidade, um bom tronco e um nebari tambem ;D ...
Abraços:
Illex
P.S.: Se tiver como dê uma limpeza de leve na planta (galhos desnecessarios, secos e etc) e poste mais fotos, assim poderemos ajuda-lo mais. _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Out 31, 2007 1:53 am Assunto: |
|
|
Marco,
Navegando aqui pelo Fórum após responder você encontrei essa citação com alguns desenhos que o amigo "cascao" postou, dê uma olhada, lhe dará uma ideia melhor sobre o que eu lhe disse sobre os galhos:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7709
Porém adequando para a Caliandra os galhos seriam mais cheio e compactos, aqui vão alguns exemplos:
Bem é isso. Espero ter ajudado. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Qua Out 31, 2007 6:38 pm Assunto: |
|
|
Vlw pela ajuda amigos.
Quanto ao primeiro galho, também acho ele meio estranho, vou tentar seguir as sujestões do Illex, se não der certo o jeito é tirá-lo e ficar apenas com um pequenininho que esta iniciando bem na base dele.
O vermelho Illex sai para a esquerda, não para jogar no fundo, mas tem um bom bem atrás dela, da de ver na foto 3, acho que este será o fundo.
Tambem acho que o galho azul esta muito forte, se engrossar mais vai competir com o tronco, o negócio é enfraquece-lo mesmo e durante um bom tempo.
Dai para cima vem minha maior dúvida. Como o tronco era um galho, ele esta bem fino e todos os galhos existentes competem com ele, to pensando em limpar tudo do terceiro para cima e deixar apenas o último crescer livremente para engrossar o tronco e esperar as brotações para trabalhar com galhos finos onde posso controlar suas espessuras.
O que vcs acham, viajei demais?
Abraço e obrigado pelas ajudas. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Out 31, 2007 7:25 pm Assunto: |
|
|
Marco,
não viajou muito não. Mas poderia tentar primeiro a desfolha parcial, apenas nos galhos que pretende enfraquecer, isto a cada seis meses. Depois que estiver com eles da forma como pretende deixe crescer para formar a copa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 8:54 am Assunto: |
|
|
Amigos, olhando bem para o primeiro e o terceiro galho, como eles estão com brotação bem na base, estou pensado e retirá-los e ficar só com a brotação, acho que a planta ficará mais harmoniosa com esses galhos mais novos, o que vcs acham? |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 9:15 am Assunto: |
|
|
Parabéns pela caliandra!!
Eu ficaria com 1ª foto pra frente dela .
Ahh, e aproveitando a oportunidade do assunto:
As caliandras hibernam?
Tenho uma que esta totalmente sem folhas,
mas risquei sua casca com a unha e por dentro esta verde.
Alguém saberia me informar?
Aí esta ela, porém agora ela se encontra sem folhas !!
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?p=73682&highlight=#73682
 _________________ Franciane |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Qui Nov 01, 2007 10:57 am Assunto: |
|
|
Francia, Caliandra não caduca não e mesmo as espécies que caducam essa epoca (primavera) devem estar com brotação vigorosa.
Algo de errado deve estar ocorrenco com a sua planta. Não consigo ver a foto dela, poste as fotos que é possível te dar uma ajuda melhor.
Abraço. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|