Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 9:59 am Assunto: Resedas. |
|
|
Salve amigos,
Ganhei uns tocos de Resedas de um amigo e colaborador deste forum, o Fabiano. Hj eles estão com intensas brotações, mas estou com probleminha, nas novas botações está ocorrendo um pó branco, mas é pó mesmo. Não é nenhum tipo de cochonilha ou algo parecido. Alguém já teve este tipo de problema? Qual o procedimento para acabar com esta infetação. Já retirei os brotos com este pó, mas eles nascem em outros. Será algum tipo de fungo ou mofo? _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 10:57 am Assunto: |
|
|
Felipe,
Isso é oidio, muito comum no resedá. Use óleo mineral (10ml por litro de água) juntamente com um inseticida, pode ser o decis (2,0 ml p/litro) ou se preferir usar o Dimy (5,0 ml p/litro), ou ainda outro inseticida de sua preferência na dose recomendada pelo fabricante. |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 12:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Sobre o OÍDIO:
Doença/Problema: Oídio
Agente: Microsphaera diffusa Cooke & Peck (Erysiphe diffusa (Cooke & Peck) U. Braun & S. Takam.)
Oidio anacardii Noack:
CONTROLE:
Sintomas: presença de um revestimento pulverulento, branco-acinzentado, nas folhas. A ocorrência é centralizada nas folhas adultas, ocasião em que não é tão prejudicial como quando ataca as inflorescências. No Brasil é considerada de importância secundária, não necessitando medidas de controle. Entretanto, pulverizações com produtos à base de enxofre e benomil podem controlar o fungo.
EMBRAPA:
O oídio, cujo agente causal é o fungo Erysiphe polygoni DC, é considerado uma doença de importância secundária. As perdas no rendimento podem atingir até 70%. Ocorre com maior freqüência durante e após o florescimento da cultura. A doença normalmente é observada em toda a parte aérea da planta, sendo mais severa nas cultivares de hábito determinado. A baixa temperatura e a falta de umidade no solo favorecem o desenvolvimento da doença. Os primeiros sintomas aparecem na parte superior das folhas como manchas verde-escuras que se desenvolvem em pequenas massas branco acinzentadas, de aspecto pulverulento, que podem cobrir todas a superficie foliar. Em infecções severas, as folhas podem ficar amareladas e retorcidas e as plantas apresentam desfolhamento precoce. Das folhas, a doença dissemina-se para os caules, ramos e vagens, as quais podem atrofiar-se e cair antes de atingir a maturação.
O controle desta doença inclui o emprego de cultivares resistentes e a aplicação de produtos químicos. Embora, as práticas culturais, para o controle da doença, não sejam muito eficientes, a sua utilização pode contribuir para a diminuição do inóculo inicial. O controle químico pode ser realizado tanto com fungicidas protetores como sistêmicos aplicados pelo método convencional ou através da água de irrigação, via pivô central. O controle desta doença pelo uso de cultivares resistentes, ainda que recomendado, não tem sido satisfatório devido ao grande variabilidade genética que o patógeno apresenta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Out 30, 2007 8:00 pm Assunto: |
|
|
Felipe eu usei sulfato de cobre CALPIK e depois de duas aplicações ele sumiu, mas pela literatura, na net, recomenda-se mais produto à base de enxofre, creio que a diluição de calda sulfocáustica como havíamos conversado é, quem sabe, o melhor caminho.
Nos meus deram não só nas folhas adultas retorcendo-as, mas em todos os brotos...
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 02, 2007 8:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Felipe!
Realmente o Enxofre funciona.
Tenhos 2 Resedá e por 2 vezes tive ataque de Oídio.
Resolvido com Calda sulfocálcica (Enxofre)
Como aplico regularmente essa calda em todas as minhas plantas, nunca mais tive esse problema, há mais de 2 anos.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Nov 04, 2007 6:57 pm Assunto: |
|
|
Mudando de assunto . Muito bom saber que da para fazer bonsai de resedá.
Tem muito aqui em minha região
joel |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 9:27 am Assunto: |
|
|
Joel,
Resedas são maravilosos...pode usasr e abusar deles...são muito resistentes.
O Fabiano, retirou alguns Resedas de uns canteiros e me deu. Eles estavam só no toco...sem nenhuma raíz....coloquei na areia pura e já estão todos brotando.....só é chato esse fungo proibido o têrmo. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Out 30, 2009 1:27 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo ... poderia nos mostrar como estão hoje os resedás.... tenho varios yamadoris com 60 dias de coleta , cheios de brotos com até 30cm de comprimento e não sei o que fazer... poderia me ajudar..? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 10:43 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Completando algumas informações, já tive alguns Resedá. Hoje só tenho um. Os demais fiz doação.
Pretendo conseguir ainda um bom material.
Pela minha experiência posso dizer:
1. Cuidado com Oidio. Usar enxofre durante 3 semanas, quando aparecer.
2. Tem intensa brotação
3. Aceita poda radical
4. Necessita podas de refinamento constantemente
5. Tem forte enraizamento
6. Como floresce nas pontas dos ramos, os quais se alongam demais, vc deve optar, ou pela floração ou pela estrutura da planta. Os dois não dá! Talvez, num bunjingi!
7. No sul apresenta belas cores outonais.
abraço
Esse é o que restou. Hoje, o galho baixo da esquerda já dançou! Achei que não ficava bem!
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 7:26 pm Assunto: |
|
|
Opa!!!!!
Vou tirar umas fotos deles hj....mas dei uma zerada em todos. Estou buscando uma conicidade de galhos, então eles estão bem feinhos no momento, mas neste verão eles vão bombar daí eu mostro..hehehehe _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
|
|
 |
|