Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ricardo.zacho

|
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Seg Nov 05, 2007 11:41 pm Assunto: |
|
|
Eu não sou expert, mas pelas agulhas parece muito ser um pinheiro negro. _________________ José Carlos |
|
|
 |
ghazal
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 11:06 am Assunto: |
|
|
Pinheiro Negro sem a menor dúvida.
fácil de mantê-lo, dificílimo de trabalhar com ele
boa sorte _________________ Marcelo Ghazal |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 5:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não há mistério na lide com o kuromatsu, ou pinheiro negro, quanto ao cultivo visando formar um bonsai. É preciso lembrar que essa planta prefere locais ensolarados, arejados, e que tenha rega controlada, de forma a não ficar com o solo muito encharcado o tempo inteiro.
Aceita bem a aramagem, que facilita a condução dos galhos para a projeção que fizer para sua planta, visando sua educação em algum estilo específico. Partindo do que a muda mostra, eu optaria por um moyogi, um estilo clássico para essa variedade.
Considerando a época atual, poderia estar reenvasando esse pinus, acondicionando-o em um escorredor, mantendo 30% do substrato que ficar retido nas raízes, substituindo os outros 70% por uma mistura homogenea de caco de telha, casca de pinus (vendida em floriculturas ou apanhada em algum jardim que tenha pinheiros comuns mesmo), carvão vegetal e areia lavada do tipo grossa, sem peneirar.
Após acondicionar sua planta, proceda à aramagem, colocando o arame no caule e nos galhos de maneira firme, porém sem apertar em demasia, pois pela aparencia, sua planta é uma muda nova, e como tal, terá a casca macia, por estar em desenvolvimento, podendo o arame, se ficar muito justo, marcar facil e indelevel.
Visando formar a estruturação, poderá fazer a retirada das aciculas secas, primeiro, depois, ao terminar de montar a estrutura moyogi, retirar as acículas ou agulhas que estiverem acima e abaixo do galho, mantendo as laterais, apenas. Isso permite uma maior incidência de luz e calor solar no galho, estimulando novas brotações.
Em postagens recentes, que fiz aqui no forum, indiquei um site interessante, que mostra como formar lindos bonsai de pinus, a partir de mudas de viveiro, como essa sua, em pouco tempo. Ao adubar, prefira fazê-lo apenas 45 dias após o reenvase, caso o faça. Use adubo organico, do tipo indicado por alguns foristas, como a mistura Torta de Mamona+Farinha de Osso, formando bolotas, que podem ser distribuidas à volta da planta, mais próximas da borda do vaso ou escorredor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Nov 06, 2007 9:00 pm Assunto: |
|
|
nick,
Quantos anos vc diria que tem essa muda? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
|
|
 |
GIULLIANO CARNEIRO 2.o PASSO

Registrado: 06/11/06 Idade: 51 Mensagens: 250 Localização: Porto Velho/RO
|
Enviada: Qua Nov 07, 2007 11:33 pm Assunto: |
|
|
Amigos, tenho um pergunta.
É possível o cultivo, de forma saudável, do Pinheiro Negro em uma região quente e úmida, com temperatura média de 30°C e úmidade média de 75%? _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
ricardo.zacho

|
Enviada: Qui Nov 08, 2007 2:14 pm Assunto: Valeu Nick! |
|
|
Obrigado pelas dicas, achei outros valiosos posts conforme indicou!
Acredito que o site mencionado seja esse: http://www.vlbanting.com/oldbonsaicollection.htm - Ele é espetacular! Vale a pena dar uma olhada quem não encontrou!
Fico com um pouco de dúvida ainda quanto a poda, nunca tive um Bonsai desse tipo.
Uma vez você me explicou uma técnica de ensacamento do Fícus, deu muito certo, até que a planta caiu do local onde estava, quebrando um dos galhos principais... sei lá o que fazer com ela agora
Depois publico ela por aqui também, quem sabe me da uma luz!
Abraço a todos! _________________ Ricardo Zacho
ricardo.zacho@gmail.com
http://www.meupapeldeparede.blogspot.com |
|
|
 |
|