FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

desfolha flamboyant
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
phacff

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 2:38 pm    Assunto: desfolha flamboyant Responder com citação

oi gente td bem?
a mto tempo n posto aki hehe
to passando agora pra notificar a evolução do meu flam e tirar uma duvida

no dia 21/10 eu passei ele pra um vazinho agora que acho que ele esta num tamanho bom a questão é que gostaria de saber agora se posso desfolha-lo para que as novas folhas se ajustem ou se é uma questao so pro ano que vem

creio que ele ja esteja adaptado ao novo vaso pois esta soltando novos brotose aparenta estar mais "erguido"

foto do dia da replantagem:
[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 10:36 pm    Assunto: Leucena Responder com citação

Phacff

Seu "flamboyant" me parece ser na realidade uma Leucaena leucocephala.

Mas sendo uma ou outra espécie, eu não recomendo fazer desfolhas nesta fase de crescimento, pelos seguintes motivos:

1) A desfolha atrasa muito o crescimento de plantas que ainda necessitam de grande desenvolvimento do tronco, como esta sua;

2) Por ser uma planta ainda muito jovem, e de espécie que não responde bem à técnica de redução, as próximas folhas provavelmente não serão menores, mas terão o mesmo tamanho destas atuais, devido à força de crescimento associado à juventude;

3) Se houver redução significativa após uma desfolha nesta fase, até a planta atingir o desenvolvimento ideal as folhas terão novamente sido substituídas por folhas de tamanho normal;

4) Se tentar fazer desfolhas mais frequentes para evitar o problema anterior, vai atrasar ainda mais o desenvolvimento desejado;

5) Apesar da fronde ser grande, os folíolos são bem pequenos, de maneira que eu penso que não há justificativa estética para a desfolha nas espécies de folhas compostas.

A redução de folhas por motivos puramente estéticos deve ser aplicada apenas em plantas cuja estrutura já está formada, sendo a última etapa anterior à exposição. O efeito de redução não é permanente, pois dura apenas até o próximo período de crescimento e desfolhas muito frequentes podem enfraquecer e colocar a planta em risco.

O efeito de redução das folhas é duradouro quando a ramificação é farta, de maneira que a quantidade de folhagem compensa o menor tamanho de cada folha individual. Por isso as plantas mais velhas, que normalmente têm grande ramificação, geralmente também têm folhas menores de maneira mais duradoura.

"Recife (PE)"
phacff

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 8:27 pm    Assunto: Responder com citação

cara obrigado mesmo pelo conselho

realmente estava em duvida entre as duas especimes realmente depois doque falou passei a crer que parece ser realmente uma leucaena vou procurar me informar melhor mas de qualquer forma mto obrigado vou seguir seu conselho

abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: