FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sementes
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 7:33 pm    Assunto: Sementes Responder com citação

Olá pessoal!

Recebi sementes da nossa amiga Melanie (da Suiça)... Ela foi muito caprichosa no modo de envio das sementes (vejam as fotos)Very Happy

Estou com dúvida em relação ao qual substrato usar para plantar essas sementes .
Aqui em Bauru o pessoal usa um chamado "Substrato de Eucatex"(deve ser o nome comercial). Você conhecem? Recomendam?
Estava pensando em plantá-las em uma mini-estufa (pet), o que acham?

Desde já fico grato com as colaborações

Segue abaixo as fotos das sementes (depois eu tiro a foto das sementes fora dos saquinhos)

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 9:53 pm    Assunto: Quais espécies? Responder com citação

Cleriston

Como regra geral, para plantas com sementes sem muitas exigências para germinação, seria mais recomendável plantar em areia.

Mas o procedimento de plantio dependerá da espécie. Se for acer ou pinheiro-negro, por exemplo, será necessária a quebra de dormência. Se for sementes de tegumento duro, será necessário escarificar antes de plantar, e assim por diante.

"Recife (PE)"
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal.

A Melanie mandou os nomes, conforme o código no "saquinho" :

73 is taxus baccata
1461 x 2 is euonymus europaeus
1335 x 6 is acer palmatum
1451 x 4 carpinus betulus
1374 x 2 acer campestre

E ela disse :

Citação:

I hope that everything will grow well.
You have to sow the seeds, water, and then put the pot in the fridge for 2 month. After, put the pot in the same conditions than sping and everything will be ok!

Pelo q eu entendi ela disse para colocar as sementes na geladeira.
Eu já tinha visto essa técnica com sementes de maçã.
Eu nunca tinha visto isso antes e ficaria muito grato se você me ajudassem.
Tenho várias duvidas
    Eu coloco no congelador(em cima) ou na parte de baixo?

Realmente preciso cortar a ponta da semente? (Pois tenho medo de cortar errado)

O recipiente fica aberto ou fechado?

Posso colocar várias sementes no mesmo recipiente?

Como é feito a rega neste recipiente?

Fico grato
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 10:13 am    Assunto: Responder com citação

Olá, kra eu não sei quanto o procedimento de estratificação para as outras sementes que você ganhou mas os Acers podem ser estratificados conforme o link abaixo...
url]http://http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=6067&highlight=[url]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 12:59 pm    Assunto: Responder com citação

e as outras sementes, como faço para elas germinarem?

taxus baccata
euonymus europaeus
carpinus betulus

Obs.: Eu tinha postado uma mensagem q ia postar em outro tópico. Postei errado, mas aproveitei o tópico para posta esta duvida.
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

Bom kra estas espécies eu não conheço , mas converse com a pessoa que te arrumo as sementes, as vezes o metódo de estetificação é o mesmo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Cleriston escreveu:
Olá pessoal.

A Melanie mandou os nomes, conforme o código no "saquinho" :

73 is taxus baccata
1461 x 2 is euonymus europaeus
1335 x 6 is acer palmatum
1451 x 4 carpinus betulus
1374 x 2 acer campestre

Pelo q eu entendi ela disse para colocar as sementes na geladeira.

Tenho várias duvidas
    Eu coloco no congelador(em cima) ou na parte de baixo?

Realmente preciso cortar a ponta da semente? (Pois tenho medo de cortar errado)

O recipiente fica aberto ou fechado?

Posso colocar várias sementes no mesmo recipiente?

Como é feito a rega neste recipiente?

Fico grato

Olá Cleriston

Eu as minhas costumo colocar a estratificar no frigorifico, na gaveta onde se colocam as verduras, durante 3 meses aprox.
elas nem todas precisam de estratificação, mas mesmo assim costumo fazê-lo.

Quando começei as experências nesta vertente, este "site" foi-me bastante importante, até porque se trata de experiência de alguém que já o faz à bastante tempo e tem sido bem sucedido...por isso se for de alguma utilidade aqui vai...

http://www.bonsai.aveiro.co.pt/home.php

Clicar em “ARTIGOS” ( icon lado esquedo) e ver:
- Reprodução por Semente -Estratificação de sementes - fase1
- Reprodução por Semente - Sementeira - fase2
- Reprodução por Semente - Transplante (Primeira muda) - fase3

Eu utilizo como recepiente para estratificar, aqueles boiões (vidros/frascos) como estes aqui, e conforme da forma descrita no site acima
http://www.prof2000.pt/users/gracsantos/NetMag/Imag_Exp/ag3.jpg
com uma pelicula/filme para embalar alimento em cima perfurada para oxigenação.
É apenas mais um método.
Quanto às escarificações, nem todas as sementes precisam, algumas espécies de Acer, sei que sim, mas na dúvida é melhor nem o fazer porque se tem o azar de cortar no local errrado, mata o embrião e já era...a escarificação tem a particularidade de facultar a entrada de humidade e isso na maioria das que tenho semeado não tem sido não tem sido necessário
já plantei
Acer Ginala
Acer Ginala flame
Acer Tridente
Acer Campestre
Acer Negundo
Carpinus Coreanos
Carvalho Branco
Carvalho Vermelho
Carvalho ( penso que) Alvarinho
+ outra espécie de Carvalho que desconheço
Sequoias Giganteuns
Sequoias Sempervirens
Jacarandá
Macieiras
Embora em algumas delas tenha feito a respectiva escarificação, nunca foi na totalidades das sementes que dispunha e todas elas sem excepção, já me geminaram sem o fazer.

Uma coisa que me pareceu importante e também uma dica de alguém com experiencia, é que após o periodo de estratificação, antes de as plantar, deviam ser colocas em água morna, não durante 24horas mas sim durante 48h, em algumas espécies as 24 horas não é suficiente para elas afundaram todas, grande percentagem será nas próximas 24 horas que irá afundar, e mesmo depois disso...não costumo deitar fora aquelas que não afundam ( presumiveis estéreis)...coloco-as num vaso à parte e já tive surpresas Wink

Germiná-las não é dificil...dificil é mantê-las após esse periodo por causa do "Damping-off"
http://www.sapecagro.pt/internet/webteca/artigo.asp?id=95&url_txt=&link=

http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/seed1.htm

Espero ter sido de alguma ajuda Wink

Boa sorte

Cptos.

Castro

Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 09, 2007 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Antônio muito obrigado! Sua resposta me ajudou muito!
Bom final semana!
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 14, 2007 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Antônio, no artigo "Reprodução por Semente -Estratificação de sementes - fase1 " que você me recomendou, diz apenas para umedecer no começo da estratificação. Durante o 3 meses é preciso umedecer novamente?
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 14, 2007 10:07 pm    Assunto: Responder com citação

Cleriston escreveu:
Antônio, no artigo "Reprodução por Semente -Estratificação de sementes - fase1 " que você me recomendou, diz apenas para umedecer no começo da estratificação. Durante o 3 meses é preciso umedecer novamente?

Olá Cleriston

Ali no site, o seu autor refere que as humedece regando ligeiramento o substrato antes de colocar no frigorifico e submerge por pouco tempo após concluido o processo de estratificação, para que estas absorvam a humidade necessária...

Eu não costumo fazê-lo, preferia fazer como ele faz no que toca aos passos de camadas entre turfa e areia e no final costumo regar um pouco mais, mas sem encharcar...só mesmo para ficar humido...
No entanto todos os anos vou alterando ligeiramente o processo,...trata-se de afinações e para isso temos que ir fazendo experiências.

Após concluido o processo de estratificação, antes de as plantar devemos meter todas as sementes em água morna ( ele coloca uma hora aprox.)...este processo serve para verificar quais as sementes boas e as que são más (as estéreis) .
A boas serão as que afundam...acontece que por haver diferenças no tegumento de algumas espécies, (por isso em algumas se recomenda a escarificação), nem todas elas afundam em 24horas, que costuma ser o recomendado, em tempos tive uma dica que para as Sequoias o ideal seria não 24, mas sim 48h...e assim fiz da última vez. Efectivamente passa-se de uma % aprox. de 50 para 95% as sementes que afundaram...

Por questões pessoais (teimosia Twisted Evil Very Happy ) não gosto de deitar fora mesmo aquelas que se consideram impróprias...e com isso já tive algumas surpresas...germinaram como as outras, embora bem menos é verdade...e talvez com problemas de foro genético que nós não temos capacidade de analisar, não sei, suposição minha Rolling Eyes.

Segundo consta quem envereda pelo caminho do "Misho", consegue ver quais os rebentos que prometem só pelo crescimento vigoroso e tipo de rebentação, ao ponto de se fazer um tipo de selecção...para mim são todas iguais Confused
É pelo prazer que dá...quando muito, quando sou bem sucedido tento ficar com um exemplar de cada, o resto vou as oferencendo aos meus colegas da Associação na Primavera seguinte Smile Very Happy .

Algumas espécies são mais dificeis que estas ( por exemplo a Cerejeira)Não é à toa que a natureza em alguns casos proporciona frutos atractivos/deliciosos, sendo o único propósito/objectivo é disseminar para perpetuar a espécie, levando os animais ingeri-los para que as respectivas sementes passem por esse processo (Escarificação)...os dentes/os bicos e os sucos/acidos gástricos cumprem esse papel na perfeição, contribido posteriormente para dispersão.

O melhor será apontar tudo o que fizer:
as datas de inicio&términus de estratificação
A data em que semeou, quando nasceram, dos óbitos e por ai em diante...
Se possivel complementando com dados relativos ao meio ambiente, dias de vento forte; chuva;sol; temperaturas anormais/humidade do ar etc...etc.
...este não pode não ser importante, mas se o faz por gosto e pretende fazer por mais anos, podem ser de grande ajuda nos seguintes, para ajustar uma melhor data para o fazer...e se o El Niño assim permitir Wink

Boa sorte.

Cptos.

Castro

BAIORS
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Essa 3º e de leucenia com certeza muito comum em Cuiaba.
Alias tenho algumas mudas da mesma. Fiquei sabendo que mesma nao se enquadra em gidamos uma arvore mas sim um arbusto sera que me enganei???
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
luisrochas

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 2:09 pm    Assunto: Responder com citação

olá, claro amigo, eu utilizo para germinação de minhas sementes o sustrato vermiculita expandida, é otimo, é um substrato esteriu, vc não precisa leva-lo ao forno para livra-lo de micro organismos, absorve bastante agua se mantendo umido, experimente, tenho certeza que irá gostar.

abs

Luis
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: