|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Deco-RJ

|
Enviada: Sex Nov 09, 2007 12:12 pm Assunto: Ficus |
|
|
Olá a todos!
Com tantas árvores lindas, revela-se ato de ousadia expor minhas fotos, né?
Este fícus é uma das minhas primeiras tentativas nesta linda arte. Algumas poucas raízes começaram a sair pela lateral e fundo do escorredor.
Com isso, poderiam, por gentileza, dar a opinião de vocês e, se possível, conselhos a este novato? Dividi as fotos em dois grupos para facilitar a compreensão.
Desculpem pela quantidade de fotos. Desde já grato!
Quando o adquire em setembro de 2005:
Agora a foto mais atual, de novembro de 2007:
 _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Nov 09, 2007 1:58 pm Assunto: Ola amigo |
|
|
Caro amigo, seja bem vindo ao forum, excelente participação a sua.
Nosso objetivo principal é compartilhar conhecimento e fazer novas amizades. Não há competição entre nossas plantas, até porque certamente sua planta tem um grande valor.
Gostei muito mesmo de sua participação, contiue mandando seus trabalhos.
Abraço fraterno |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Sex Nov 09, 2007 2:33 pm Assunto: |
|
|
Edmilson,
Tudo bem?
Muito obrigado pelas boas vindas!!!
De fato, cada planta, independente da estética, tem grande valor.
Agora, se me permite, gostaria de sanar algumas dúvidas. Posso? Quando comecei gostaria de desenvolver este fícus com o tronco ereto e as raízes mais grossas expostas, tal como na foto. A pergunta é: esta idéia se enquadra aos estilos reconhecidos como oficiais? Estou no caminho certo? Mantenho esta formatação ou sugere alguma outra? Uma vez que as raízes estão começando a sair do escorredor, devo podar ou chegou a hora de complementar o sistema da mamadeira? Ehehe Acho que fiz perguntas demais. Enfim, meu amigo, poderia fazer críticas para que eu possa melhorar o trabalho?
Desde já, grato!
Mais uma vez, obrigado pela recepção!
Abraços! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 09, 2007 4:34 pm Assunto: Calme Deco, sou um principiante também rsssssss |
|
|
Caro amigo, pelo que sei se vc fizer um estilo raiz exposta, ele prevalescerá sobre outro estilo, independente de como seja seu tronco ou copa, logo pelo que entendi de sua pergunda, vc pretende fazer um raiz exposta e este é um dos estilos oficiais sim. Apesar de haver estilos de bonsai com tronco reto, uma certa curvatura aumenta muito a harmonia da planta e cria sempre a impressão de uma planta mais velha do que na realidade é.
Quanto a cortar ou completar a mamadeira: o ficus é uma planta de crescimento muito rápido, logo ele so falta correr atras de matéria orgânica que proporcione nitrogênio para este crescimento. Na minha opinião deveria completar o conjunto escorredor/mamadeira e quanto maior a bacia ( ou seja, maior a quantidade de materia orgância) mais rápido será seu crescimento. A casos de bonsaistas que coloca o escorredor no chão para um crescimento mais acelerado, no entanto nunca fiz, e caso faço isto tem de ficar muito atento.
Ufa!!!! Peço que aguarde o comentário de nossos amigos do fórum, certamente eles tem dicas formidáveis. O Nickfury é fera em ficus e uma pessoa excelente, certamente te ajudará com sua planta.
Abraço fraterno |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Sáb Nov 10, 2007 11:12 am Assunto: |
|
|
Edmilson,
Tudo bem? Desculpe pelo interrogatório. Excesso de entusiasmo típico de iniciantes, né? Quero agradecer, ainda, pela boa vontade e atenção dispensadas a mim. Aguardarei, sim! Muito obrigado mesmo!!!!
Abraço!!! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 10, 2007 7:02 pm Assunto: Que bom |
|
|
Caro colega, fico imensamente feliz se alguma de minhas palavras lhe auxiliar.
Quanto ao seu entusiasmo, nunca deixe isto morrer em voce.
Aqui todos somos iniciantes e eternos aprendizes - a mãe natureza é muito complexa. Me lembro claramente de quando comecei, foi perguntas para todos os lados, era tantas dúvidas, agora são inumeras. Se não fosse os finais de semana que vou no viveiro do Sr Mário, minhas plantas ainda estariam nas latinhas de margarina rssssssss
Continue navegando pelo forum que aprenderá muito e fará grandes amizades. E vai se preparando, o Bonsai 2008 vem ai, é uma grande oportunidade de aprender muito e reencontrar grandes amigos.
Abraço fraterno |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|