Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edson Junior

Registrado: 06/03/05 Mensagens: 43 Localização: Campinas - São Paulo
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 7:20 pm Assunto: Duvidas com Acer. |
|
|
Olá gente tudo bem ?
Comprei essa semana passada um Acer Palmatum, ele chegou em casa no sabado, mais eu estava na praia e pedi para que minhã mãe o tira-se da caixa e o coloca-se na sombra .
Só que qndo cheguei em casa hoje, fui ver e reparei que estava com as pontas das folhas todas queimadas.
Gostaria de saber o que fazer para resolver esse problema.
Aguardo a ajuda de vocês.
Abraços _________________ Edson Junior.
Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ 
Editado pela última vez por Edson Junior em Dom Maio 29, 2005 9:19 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 8:03 pm Assunto: |
|
|
Fala Edson,
De Sexta até Domingo?? 3 dias? E o tempo do transporte? Quantos dias foram? Mas ele está com folhagem antiga? Não caducou ainda?
O substrato ainda estava molhado, ou sua mãe molhou? Caso afirmativo, nem esquenta. As folhas costumam até enrolar com o calor que passa no transporte... Eu não conheço muito bem essa espécie, mas já reparei que é uma espécie resistente, só o sol e o calor direto é que fazem mal à ele. Como é o clima aí? Comprou de onde? Isso importa muito, pois a planta já teve um trato antes de chegar na sua casa e nesses casos eu acho que é fundamental para a sobrevivencia da mesma após essa viagem que ela tenha vindo de um bom produtor.
Acho que vão sugerir borrifar soro... eu ainda prefiro o BioFert Raiz bem diluído na água. Vamos ver as opiniões.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 8:29 pm Assunto: Acer |
|
|
Apesar do acer não ser adaptável a qualquer região brasileira, acredito que o seu problema seja apenas o transporte. Daqui a pouco ele já vai estar recuperado. O negócio é não descuidar até que se recomponha.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:14 pm Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Fala Edson,
De Sexta até Domingo?? 3 dias? E o tempo do transporte? Quantos dias foram? Mas ele está com folhagem antiga? Não caducou ainda?
O substrato ainda estava molhado, ou sua mãe molhou? Caso afirmativo, nem esquenta. As folhas costumam até enrolar com o calor que passa no transporte... Eu não conheço muito bem essa espécie, mas já reparei que é uma espécie resistente, só o sol e o calor direto é que fazem mal à ele. Como é o clima aí? Comprou de onde? Isso importa muito, pois a planta já teve um trato antes de chegar na sua casa e nesses casos eu acho que é fundamental para a sobrevivencia da mesma após essa viagem que ela tenha vindo de um bom produtor.
Acho que vão sugerir borrifar soro... eu ainda prefiro o BioFert Raiz bem diluído na água. Vamos ver as opiniões.
Abraços. |
Olá, ele foi enviado na Sexta-Feira via Sedex de Curitiba-Pr. Eu o comprei da Bonsaibrasil.com.br
Veio em uma caixa com conchinhas finas isopor e bolas de jornal umidas, quando chegou minha mãe apenas o tirou da caixa e o colocou na sombra dentro de casa, havia um filme plastico envolta e por cima do vaso evitando que o subistrato caise fora do vaso só que ela não o retirou, só o retirei hoje quando cheguei de viagem.
..ele está com folhagem antiga? Não caducou ainda?..
Eu não seu lhe dizer se ele já caducou , mais é um exemplar com 10 anos de idade, e creio que esteja com a folhagem antiga sim. só que pelo que eu vi as folhas menores tambem estão com as pontas secas / queimadas
Como é o clima aí?
Olha aqui o clima não é muito quente, ultimamente esteve chovendo e fazendo muito frio, só foi esquentar um pouco agora nesse feriado . _________________ Edson Junior.
Principiante na arte do BONSAI, só que mesmo assim muito FELIZ  |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:18 pm Assunto: Re: Acer |
|
|
Fábio escreveu: | Apesar do acer não ser adaptável a qualquer região brasileira, acredito que o seu problema seja apenas o transporte. Daqui a pouco ele já vai estar recuperado. O negócio é não descuidar até que se recomponha.
Abraço!
Fábio |
É andei vendo essa caracteristica do acer, de não se adaptar em qualquer região do Brasil.
Só decidi comprar pois vi que varias pessoas aqui do forum, que moram na região de Cámpinas, tem aceres em seus viveiros e conseguem criar-los bem.
Abraços
 _________________ Edson Junior.
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:23 pm Assunto: |
|
|
Edson, nunca comprei planta com eles, mas se tiver a mesma qualidade do material que eles vendem, está ótimo.
Por curiosidade, quando você retirou como estava o substrato? Acho que o que eles vendem é o Bonsai pronto, certo? Então deve ter vindo em um substrato mais aerado... parecia seco quando você regou?
Será que Alguém aí da região cultiva essa espécie para dar umas dicas? É Ácer Palmatum Deshojo?
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:56 pm Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Edson, nunca comprei planta com eles, mas se tiver a mesma qualidade do material que eles vendem, está ótimo.
Por curiosidade, quando você retirou como estava o substrato? Acho que o que eles vendem é o Bonsai pronto, certo? Então deve ter vindo em um substrato mais aerado... parecia seco quando você regou?
Será que Alguém aí da região cultiva essa espécie para dar umas dicas? É Ácer Palmatum Deshojo?
Abraços. |
Quando retirei o filme plastico, o substrato me parecia um pouco umido ainda.
Sim eles vendem, Bonsai , Pre-Bonsai e mudas
Ele é um Acer Palmatum, de folhas de 5 pontas verdes _________________ Edson Junior.
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 1:42 pm Assunto: |
|
|
oi...
o acer se desidrata facilmente( sol, calor, vento), e acaba queimando a ponta das folhas mas isso não é um grande problema até por que daqui a pouco ele vai perde-las. para que isso não aconteça é bom deixa-lo num local onde não receba sol forte e vento, e é bom borrifar agua nas folhas dele para que elas não desidratem.
vc tem foto dele  |
|
|
 |
Edson Junior

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 3:23 pm Assunto: |
|
|
TC escreveu: | oi...
o acer se desidrata facilmente( sol, calor, vento), e acaba queimando a ponta das folhas mas isso não é um grande problema até por que daqui a pouco ele vai perde-las. para que isso não aconteça é bom deixa-lo num local onde não receba sol forte e vento, e é bom borrifar agua nas folhas dele para que elas não desidratem.
vc tem foto dele  |
Olá..
O Acer não suporta vento nenhum?
O meu problema é que não tenho quintal na minha casa e nem janela bem iluminada, o unico lugar que tenho é na frente da minha casa, e o acer até coloquei em um lugar com sombra o dia inteiro, só que bem iluminado.. e agora o que fazer ?
Acabei de tirar as fotos dele, só que não sou um bom fotografo, espero que de para ter uma idéia.
 _________________ Edson Junior.
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 4:34 pm Assunto: Acer |
|
|
Bonito o seu acer.
Acredito que é apenas uma questão de tempo mesmo.
Abraço!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 5:46 pm Assunto: |
|
|
Acho que um pouquinho do sol da manhã não teria problema...
Abaços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 5:55 pm Assunto: |
|
|
apesar de que não da pra ver direito seu acer esta bem ele deve esttar saudavel o ponta seca, não que dize que ele esta mal, só diz que ele em algum momento se desitratou pegando muito sol vento ou calor
as pontas secas estão mortas então até ele perder as folhas( daqui pouco tempo)elas vão ficar assim.mas ele não esta " mal"
tente protege-lo do vento para que ele não desidrate borrife agua nas suas folhas. mentenha ele num local com ser umidade |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:01 pm Assunto: |
|
|
é como o felipe disse um pouco de sol não tem problema o problema é sol demais
vou ver se mando uma foto pra vc da folha dos meus acers pra vc ve que acaba acontecendo isso mas não é nada de mais só ter um pouco de cuidado. |
|
|
 |
|