Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 11:19 pm Assunto: Casa Bonsai - Curso com Carlos Tramujas... |
|
|
Caros amigos do Fórum,
Encaminho-lhes o seguinte e-mail que me foi enviado pela Casa Bonsai, desculpe-me se outro colega ja postou-o mais se nao ai vai:
Caros amigos.
Teremos a honra de poder aprender e trabalhar em primeira mão, com o nosso amigo recém-chegado da Europa, Professor Carlos Tramujas.
Lembramos a todos, que esse é o primeiro, e inédito curso a ser ministrado no Brasil, depois de seu retorno da Europa. Após um longo período de estudo, trabalho, e dedicação ao bonsai.
Algumas das muitas atividades realizadas nesse período:
Editor Chefe da conceituada revista de bonsai: Bonsai Pasion.
Organizador do "Congresso internacional Mistral Bonsai.
Ministrou conferências, palestras e demonstrações de níveis Internacionais.
Participações em eventos, nos diversos países como: Estados Unidos, Suiça, França, San Marino, etc.
Além das diversas outras atividades que complementam seu curriculum impecavél.
--------------------------------------------------------------------------------
Data do curso: Dias 04 e 05 de Junho.
Certificado de participação.
Sorteio de Brindes.
Valor do Investimento: R$ 150,00 à vista ou em 2x R$ 80,00.
Atenção: Vagas limitadas!!!
--------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVOS
Ampliar o nível de conhecimento dos participantes, através de exposições teóricas sobre aspectos básicos e imprescindíveis para o cultivo do bonsai, tais como; rega, adubação, etc...
Demonstrar de forma teórica e prática, noções básicas de estética e formação, através de uma análise objetiva dos estilos clássicos de bonsai.
Conhecer os princípios básicos e elementares de estética, composição e cultivo, para uma correta avaliação de um bonsai dentro num aspecto geral.
Aperfeiçoar técnicas, através de exposições individuais de trabalhos realizados em classe, possibilitando ampliar o processo criativo através de debates, críticas e sugestões dos trabalhos, e solucionar dúvidas relacionadas com a formação da árvore. Este processo se realiza durante o workshop prático.
Acompanhar uma demonstração completa de formação de um bonsai, a partir de um material virgem, com explicações detalhadas de todo o processo, desde a escolha do material, seleção da frente da árvore e finalização do trabalho.
Programação do curso
Sábado
Ø 09:00 as 11:00: Cultivar bem, também é fazer bonsai.
ü Rega, a importância de saber o ponto ideal.
ü Adubação, imprescindível para se obter bons resultados.
ü Substratos, a base do cultivo.
ü Produtos fitossanitários um mal necessário.
Ø 11:00 as 11:15: Coffee brake.
Ø 11:15 as 12:30: Estilos básicos.
ü A natureza, e a inspiração.
ü Princípios básicos.
ü Estilos básicos.
Ø 12:30 as 14:00: Almoço.
Ø 14:00 as 16:30: Workshop.
ü Introdução.
ü Análise das árvores propostas.
ü Orientação dos trabalhos.
ü Acompanhamento individual.
ü Finalização do workshop.
ü Comentários gerais.
Domingo
Ø 9:30 as 10:00: Introducão.
Ø 10:00 as 12:00: Princípios para avaliação de um bonsai.
ü Avaliação segundo a saúde, vigor e densidade.
ü Avaliação segundo a estética.
o Aspectos morfológicos.
o Aspectos artísticos.
ü Avaliação segundo sua apresentação.
Ø 12:00 as 14:00: Almoço.
Ø 14:00 as 17:30: Demonstração interativa.
ü Introdução.
ü Análise e comentários do material a ser trabalhado.
ü Desenvolvimento do trabalho proposto.
ü Finalização do processo de formação.
ü Comentários gerais.
Ø 17:30 as 18:00: Entrega de certificados.
ü Lanche.
ü Sorteio de brindes.
Participantes do curso
Recomendamos a participarem do workshop durante o curso.
Solicitamos a todos que tragam seus bonsai (para o curso).
Tragam suas ferramentas.
Contato
Entre em contato conosco para reservar sua vaga:
Maiores informações
Celular: (61)96 55-5356 (Jacqueline).
Chácara: (61) 461 4772.
Email: contato@casabonsai.com
Espero que vocês apreciem esta noticia tanto quanto eu, t+ galera do Bonsai.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 11:22 pm Assunto: |
|
|
Caramba...
Só assunte de alto interesse... deve ser muito bom.
Você pretende frequentar Illex?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 11:28 pm Assunto: |
|
|
Grande Felipe,
Queria muito mais acredito que somente postei esse topico para informações para interessados no forum, nao que nao esteja, mais é que estou fazendo o possivel para ir em Mandaguari e nem sei ainda se dará certo, por isso veremos. E você?
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 12:11 am Assunto: |
|
|
Illex, então desejo que você consiga ir até Mandaguari encontrar com todo esse pessoal bacana que vai estar lá...
Quem sou eu... fazem 6 meses que não saio do município.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Editado pela última vez por Felipe Frango Zappala em Seg Maio 30, 2005 12:31 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 12:16 am Assunto: |
|
|
Opa,
Veremos né... ueaueaeauhaeuhea.... eu nem quero fazer as contas de quanto tempo ja tem q nao saio de Uberaba.... tenho até medo.... mais vamo ver se isso muda. T+... |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 1:28 am Assunto: Casa bonsai |
|
|
Casa Bonsai fica em Brasília? |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 7:22 pm Assunto: |
|
|
NÃO TENHO INVEJA DE QUEM VAI ESTAR COM TRAMUJAS NOS DIAS 4 E 5 !!!!!!
SABEM POR QUÊ ?????????????????????
PORQUE NOS DIAS 11 E 12 ESTAREI COM TRAMUJAS NO RIO !!!!!!!!!
AHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!
Aliás... só uma coisinha.... TRAMUJAS FOI MEU SEGUNDO PROFESSOR DE BONSAI E CONSIDERO UM AMIGO. Quando estava em Curitiba a gente se falava por telefone toda semana HIHIHIHI Eu tinha aulas via telefone.
Sucesso para quem vai estar com ele nos dias 4 e 5.
ABRAÇOS
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 8:09 pm Assunto: |
|
|
Abraços e boa sorte.
Illex |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 8:31 pm Assunto: |
|
|
Parabéns a todos que possam participar deste curso, Carlos Tramujas é uma pessoa com um conhecimento fantástico que não se furta a ensinar.
[]s
Bergson |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 16, 2005 9:53 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Alguém do fórum participou desse evento e pode nos dizer como foi o curso com o Tramujas?
Seria também muito interessante se pudéssemos ver algumas fotos.
Ângela?? como foi seu estágio supervisionado com o mestre, nos dias 11 e 12??? Tem outro CD registrando esse acontecimento??
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 16, 2005 11:19 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo infelizmente nao participei... mas estou curioso tbm para saber se alguem do forum foi. Aguardarei ansioso. T+
Abraços:
Illex |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jun 16, 2005 11:22 am Assunto: |
|
|
Oi Sergivaldo - miguinho !!!!
Bem, com relação aoencontro com Tramujas, acabei participando desde o dia 10 (quando ele escolheu as plantas que iria trabalhar e outras que foram feitas para leilão). Fiquei do dia 10 das 14:00 até o dia 12 às 20:30. Foi fantástico !!!
Vai ser feito um cd pela Sociedade Brasileira de Bonsai que distribuirá entre os participantes e colocarão à venda também. Vou ver com a Presidente quando estarão prontos e encomendo um para você.
Beijjos
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jun 17, 2005 7:10 pm Assunto: |
|
|
Gentem !!!!!!!!!
Alguém tem as fotos do Encontro com Tramujas no dia 4 ???
Eu tinha interesse em vê-las ou adquirir o CD.
Abraços
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jun 18, 2005 4:41 pm Assunto: Curso Tramujas em Brasilia |
|
|
Em curso patrocinado pelo amigo David Yamamoto, da Casa Bonsai, ao qual tive a grata honra de participar, Carlos Tramujas apresentou-nos o que há de melhor em termos de conhecimento em matéria atual sobre bonsai.
Ministrou aulas com seriedade e competencia, contando segredos, dividindo conosco sua experiencia de vida, inclusive do tempo em que esteve ligado a Mistral Bonsai. Cativou a todos com sua amabilissima cordialidade e simpatia, ouvindo atentamente e esclarecendo minuciosamente todas as duvidas surgidas durante o evento.
Aulas concorridas, mas muito gratificantes. Um excelente workshop, com explicações detalhadas sobre estilos, nebari, estruturação, adubação, rega e outros assuntos igualmente interessantes.
Fica-se, após o termino do curso, com a impressão de que dois dias é muito pouco para assimilar tanto, mas o que fazer? aproveitei ao máximo, inclusive atraindo a atençao do Carlos para uma planta que tenho, uma celtis, a qual ele tratou com especial cuidado, orientando quanto ao melhor trabalho a ser visualizado, mostrando técnica apurada na elaboração de um bom nebari, bem como possiveis continuações para a estrutura aerea dessa planta.
Oportunamente, postarei fotos do curso para o regalo dos amigos. um abraço.
celtis:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337321&size=3
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337322&size=3
ligustro:
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337323&size=3
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337324&size=3
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337325&size=3
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337326&size=3
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=1337319&size=3
PS: o curso contou com a participação do colega Fernando, do site Bonsai Morro Velho, de BH, que muito engrandeceu o encontro com sua experiencia e excelentes trabalhos. No final, ainda presenteou Tramujas com uma planta de sua coleção, como forma de incentivar o mestre a iniciar uma nova coleção de bonsai, vez que com sua saída do Brasil, desfez-se de suas plantas. Um gesto simples, mas que realçou ainda mais o curso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jun 19, 2005 1:16 am Assunto: Re: Curso Tramujas em Brasilia |
|
|
Amigo Nickyfury,
Fico feliz de vc ter participado deste encontro que como disse foi maravilhoso...... um dia ainda terei o prezer de participar de algo assim t+ amigao.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
|