|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 7:05 am Assunto: substrato: mesa redonda/opiniões |
|
|
Substrato é um assunto muito polêmico.
Portanto gostaria de pedir q cada um colocasse aqui suas opiniôes e experiências pessoais.
Seria importante dizer qual substrato deu certo, e o q não deu, dentro de cada região e clima em q cada um vive e, de um modo geral, quais foram os q melhor se adaptou.
Por exemplo:
- Observei que um substrato somente composto por telha e/ou tijolo perde umidade mais rapidamente (o q bom p coníferas) do que aquele composto por uma parte de tijolo e uma de pedrisco.
Parece q o uso do pedrisco, produz efeito de tamponar o substrato, impermeabilizando parte da umidade abaixo dele, p. ex:
- Tenho um vaso raso, +ou- 3 cm de altura interna, que está somente com pedrisco de brita 4mm, areia grossa 2mm e carvão, ele sempre é o último a secar a superfície (o que foi bom para uma figueira goiana), mesmo na minha região que é quente e seca, próximo a Ribeirão Preto (cidade do Sr. Mário) ele sempre está úmido o que seria ruim p. coniferas.
Somente gostaria q cada um colocasse um pouco de seus conhecimentos , como observações interessantes, ou fatos inéditos, etc.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 1:13 pm Assunto: |
|
|
Jackson,
Esse tema - substrato - é tão polêmico que tem um tópico em forma de matéria exclusivamente sobre o assunto na seção MATÉRIAS, postado pelo amigo Zappala.
É bastante interessante. Dá uma olhadinha só!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 8:59 pm Assunto: Substrato |
|
|
Substrato é algo tão novo pra mim como o assunto adubação. Estou começando a fazer minhas experiências. Antigamente eu pegava a terra do jardim de casa e colocava no vaso. Pra mim estava bom demais.  |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 9:26 pm Assunto: |
|
|
É verdade Lando...
O que postei foi um artigo bem elaborado pelo Olavo Pastore, na tentativa de ajudar aos colegas iniciantes. Bem esclarecedor.
Tijolo triturado entre 2 e 5mm, pedrisco fino (quase areia peneirada grossa), e matéria orgânica em partes iguais... lá pelo ano que vem já vou poder ter uma noção de como funciona, visto que usei a maior parte dessa mistura... entretanto, fiz outras experiências para poder comparar... vamos ver.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:54 am Assunto: |
|
|
Amigos,
Na realidade a minha intenção é que cada um coloque o que costuma utilizar, qual o resultado, o que deu certo e o que não deu, para trocarmos as experiências pessoais.
Sobre o texto é bastante completo, muito interessante, já o havia lido. Assim como vários que já tive oportunidade de ler.
Mas o que sinto é vontade de saber são as experiências pessoais.
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 7:39 am Assunto: |
|
|
Jackson,
Utilizo tijolos triturados + pedriscos de rio + terra vegetal em partes iguais. Penso também em fazer um teste só com o tijolo triturado e tijolo triturado + pedriscos para comparar os resultados.
Sei, entretanto, que nessas duas últimas misturas o controle da adubação deve ser rigoroso, haja vista a falta de matéria orgânica (macro).
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 8:28 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo,
Obrigado pela resposta, utilizo substrato muito parecido c/ o seu, a diferença é q utilizo carvão em vez de terra vegetal, mas acredito q a função é a mesma.
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 10:25 pm Assunto: |
|
|
Sergivaldo escreveu: | Jackson,
Utilizo tijolos triturados + pedriscos de rio + terra vegetal em partes iguais. Penso também em fazer um teste só com o tijolo triturado e tijolo triturado + pedriscos para comparar os resultados.
Sei, entretanto, que nessas duas últimas misturas o controle da adubação deve ser rigoroso, haja vista a falta de matéria orgânica (macro).
Um abração,
Sergivaldo |
Estou usando um substrato bem semelhante ao do Sergivaldo.
Utilizo basicamente,Telha branca triturada,pedrisco e substrato orgânico(Multiplant) em partes iguais.Em algumas especies vario os percentuais desdtes componentes.
Leo _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
Rodrigo-RS 3.o PASSO

Registrado: 09/04/05 Idade: 44 Mensagens: 409 Localização: Vacaria RS
|
Enviada: Dom Jun 05, 2005 9:34 am Assunto: Re: substrato: mesa redonda/opiniões |
|
|
um dos fatores imprecindíveis é a granulação,.. entre 0,5 e 0,2cm....
tanto para terra preta, como para tijolo moido, ou outro material....
Eu uso 4 tipos de granulações,:
o pó serve pra cultivo de estacas,... consegui resultados interesantes com pó de tijolo, e pó de cerragem;
0,2 a 0,5 uso para o bonsai...
acima de 0,5 eu uso no escorredor, cascalho um pouco mais grosso...
sobre os escorredores, para, manter a umidade do solo e impedir que a agua da rega danifique as raizes finas que estão na superficie, eu uso aquele pedrisco maior,... uma camada fina sobre o solo
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5039_24.jpg
Rodrigo _________________ Rodrigo |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Jun 05, 2005 5:26 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, sua foto não apareceu...
Por algumas experiências que já tivemos aqui recentemente, d~e uma olhada no seu perfil se o HTML está habilitado.
Abração
 _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|